::
Bahia: Missa em homenagem a centenário de Eujácio Simões acontecerá nesta sexta
Uma missa em memória do ex-deputado Eujácio Simões, que completaria 100 anos nesta sexta-feira (31), será realizada na Paróquia da Vitória, no Largo da Vitória, no município de Salvador, nesta sexta, às 18h.
Na oportunidade, será lançada a semente do Instituto Eujácio e Iraci Simões. O instituto, uma associação sem fins lucrativos, tem como objetivo a assistência e valorização às pessoas menos favorecidas, através do desenvolvimento da educação, profissionalização e incentivo ao empreendedorismo, dentre outros, com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.
Nascido em Itabaianinha, em Sergipe, em 1923, Eujácio teve como objetivo de vida tornar Itororó uma cidade livre do domínio administrativo de Ibicaraí. Em 1959 tomou posse como primeiro prefeito de Itororó.
Ao final do seu mandato, foi convidado a se candidatar a deputado estadual, tendo sido eleito em 1963. Mudou-se então para Salvador, onde exerceu legislatura estadual ao longo de 24 anos. Em 1987, espontaneamente, desistiu da carreira política, passando a se dedicar exclusivamente ao cuidado de suas fazendas e de sua família. Eujácio Simões faleceu no ano de 2007.
Estudantes da Universidade Federal da Bahia conquistam 2º lugar em campeonato mundial
Foi com um avião de 5,5 metros e a bandeira do Brasil nas mãos, que os alunos de engenharia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) comemoraram o segundo lugar em uma competição estudantil mundial de aviação.
O evento aconteceu no dia 17 de março, nos Estados Unidos, onde o grupo disputou o pódio com outras 23 equipes, de sete países.
Com nome “Axé Fly”, os estudantes se classificaram para a disputa deste ano no Flórida, após vencerem, no final de 2022, o campeonato SAE Brasil Aerodesign, em São Paulo.
Fonte: Verdinho
Secretaria de Segurança Pública da Bahia aprova plano para enfrentar violência contra povos tradicionais
O Plano de Atuação Integrada de Enfrentamento à Violência contra Povos e Comunidades Tradicionais foi aprovado pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia. A informação foi divulgada no Diário Oficial do Estado, na terça-feira (28).
O objetivo do plano é desenvolver ações preventivas e repressivas para manter a integridade de pessoas e do patrimônio em áreas de conflitos decorrentes de disputas de terra. Entre as áreas identificadas como sensíveis, estão os municípios de Eunápolis, Itabela, Itamaraju, Porto Seguro, Prado e Santa Cruz Cabrália.
O documento tem vigência até o ano de 2026 e foi criado em união com as Secretarias de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), Justiça e Direitos Humanos, de Desenvolvimento Rural, além das Polícia Militar, Civil , Técnica e do Corpo de Bombeiros Militar.
O plano ainda prevê a atuação com órgãos que possam contribuir na solução de conflitos em comunidades tradicionais, como a Polícia Federal e o Ministério da Justiça, por exemplo.
Fonte: Verdinho
Carro ‘decola’ em rodovia após ser atingido por roda de outro veículo
Um carro “decolou” e chegou a uma altura de 3 metros em rodovia na região de Chatsworth, Los Angeles (Califórnia, EUA), após ser atingido por uma roda que se soltara de outro veículo.
A filmagem da câmera de um Tesla que vinha logo atrás capturou o momento em que um Kia foi lançado ao ar na última quinta-feira (23/3).
O vídeo do acidente mostra o Kia Soul preto acelerando na rodovia antes de se preparar para ultrapassar um caminhão à sua direita.
Assim que o Kia para ao lado de uma picape branca, a sua roda dianteira esquerda se solta e rola diretamente sob as rodas dianteiras do Kia. O motorista do Kia não teve tempo de reagir antes que ele fosse lançado no ar.
O carro capotou e caiu de frente. O impacto o arrastou pela pista e deixou destroços espalhados por todo o chão.
Depois que o Kia derrapou até parar, a picape pode ser vista dirigindo lentamente na lateral da rodovia de Los Angeles – torto com apenas três rodas.
Após o acidente bizarro, um porta-voz da Patrulha Rodoviária da Califórnia confirmou que o condutor do Kia sofreu apenas ferimentos leves, segundo o “Sun”.
WATCH: Moment loose tire shoots off the truck, sending the car flying into the air on the Ronald Reagan Freeway in Chatsworth, Los Angeles on Thursday pic.twitter.com/fQHlrh1L7M
— Insider Paper (@TheInsiderPaper) March 27, 2023
PCC gastou R$ 1,2 milhão em plano para assassinar Sergio Moro
O Correio
Primeiro Comando da Capital (PCC), maior facção criminosa do Brasil, gastou mais de R$ 1,2 milhão no plano para sequestrar e matar o ex-juiz e atual senador Sergio Moro (União Brasil), além de outras autoridades. A informação foi encontrada nos registros contábeis da quadrilha, apreendidos pela Polícia Federal durante as investigações da Operação Sequaz, que desarticulou os ataques.
Os documentos revelam que o grupo criminoso deixava tudo organizado em planilhas, com tudo o que foi desembolsado no plano para matar as autoridades. A PF encontrou nos arquivos inúmeros pontos como, por exemplo, alimentação, combustível, aluguel de imóveis e até mesmo o valor a ser pago para os pedreiros responsáveis por construir o cofre onde seriam guardadas as armas.
Elaborado pelo Grupo Especial de Investigações Sensíveis (Gise), o relatório conta com a assinatura do delegado Martin Bottaro Purper e foi obtido pelo jornal O Globo. Uma testemunha revelou informações sobre os dados, encontrados em celulares e e-mails trocados pelo PCC.
De acordo com a polícia, essa testemunha seria um ex-integrante da facção, que após ser jurado de morte, decidiu delatar os antigos companheiros de plano.
Ainda segundo a investigação, a quadrilha usava códigos para planejar a ação e identificar o alvo. Nas mensagens trocadas entre os criminosos, Moro era “Tóquio”; sequestro, “Flamengo”; e ação, “Fluminense”.
Os integrantes da organização monitoraram os passos de Moro, levantando uma série de dados pessoais do ex-juiz e sua rotina. Considerando a possibilidade do atentado ainda no segundo turno da eleição, eles chegaram a fazer um detalhamento do local de votação do senador eleito.





























