::
Governo antecipa para maio o pagamento do 13º de beneficiários do INSS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira (5) um decreto que antecipa o pagamento do décimo terceiro dos beneficiários da Previdência Social. Ao todo, 30 milhões de pessoas receberão o repasse em duas parcelas, em maio e junho, de acordo com o calendário habitual de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O investimento total será de R$ 62,6 bilhões. Recebem o abono os segurados e dependentes da Previdência Social que, durante o ano de 2023, tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.
O abono é usualmente pago no segundo semestre de cada ano, em agosto e novembro. Na avaliação do governo, a medida “representa uma injeção significativa de recursos nos mercados locais”.
São Paulo é o estado que receberá o maior repasse para pagamento do abono anual considerando os dois meses de pagamento. Serão R$ 17,7 bilhões em recursos. Na sequência aparece Minas Gerais, com R$ 6,9 bilhões em repasses, seguido pelo Rio de Janeiro (R$ 6 bilhões), Rio Grande do Sul (R$ 5 bilhões), Paraná (R$ 3,67 bilhões) e Bahia (R$ 3,6 bilhões).
Conquista: Polícia divulga novas informações sobre assassinato de irmãos
Por determinação do CICOM, a Companhia de Policiamento Rural deslocou até o povoado do Periperi para averiguar uma situação em que duas pessoas teriam sido alvejadas por disparos de arma de fogo. No local, a guarnição foi informada por uma equipe do SAMU 192 que as vítimas já estavam em óbito. Segundo a testemunha, as vítimas teriam acusado um homem, suposto homicída, de este ter furtado um vasilhame contendo gasolina que pertenciam as vítimas, e que após discussão e entrarem em vias de fato contra as vítimas, ouviu-se disparos de arma de fogo e ambas a vítimas caídas ao solo. A testemunha alega que após o fato o possível suspeito do crime evadiu do local com um amigo, seguindo sentido ignorado. As vítimas foram conduzidas ao IML por uma equipe do Departamento de Polícia técnica.
O duplo homicídio chocou a população da comunidade
Três pessoas da mesma família morrem em batida entre carro e caminhão no Extremo Oeste baiano
Um acidente deixou três pessoas da mesma família mortas na tarde desta quarta-feira (3) em um trecho da BR-020 de São Desidério, no Extremo Oeste baiano. As vítimas estavam em um Fiat Palio que colidiu de frente com um caminhão.
Segundo o Blog do Braga, parceiro do Bahia Notícias, o fato ocorreu perto do distrito de Roda Velha, zona rural de São Desidério. A suspeita é que o carro de passeio, que trafegava no sentido Brasília, teria passado à pista contrária após uma tentativa de ultrapassagem, mas não evitou a batida com o caminhão, que seguia no sentido Barreiras.
O motorista do veículo maior relatou que tentou desviar, mas não conseguiu. No impacto, o Palio rodou na pista. As vítimas foram identificadas como Jucelino Gomes Mascarenhas, de 61 anos, que dirigia o veículo; Jéssica Borges Mascarenhas, de 32 anos; e Jusandra Borges Mascarenhas, de 37.
A última ainda foi socorrida e levada para a Unidade de Pronto Atendimento de Luís Eduardo Magalhães, mas não resistiu aos ferimentos.
Itapetinga: Funcionário de fábrica Azaléia é encontrado sem vida
É com pesar que comunicamos o falecimento do trabalhador Charles de Jesus, 38 anos, que foi encontrado sem vida em sua residência ontem, quarta-feira, 03.
Natural da vizinha cidade de Itapetinga, o fato gerou grande comoção entre colegas de trabalho. Ele era funcionário da fábrica Azaleia.
A causa da morte será investigada. O corpo foi levado ao Departamento de Polícia Técnica da capital da pecuária.
Itororó: Gestão de Paulo Rios inaugura Creche Antônia Pereira em Itati
A gestão do prefeito Paulo Rios esteve no distrito de Itati na manhã desta segunda-feira, 01 de maio, feriado nacional do Dia do Trabalhador, para junto com a população inaugurar a Creche Municipal Antônia Pereira no distrito citado.
A construção da Creche Municipal Antônia Pereira teve início na gestão do ex-prefeito Dr. Adauto Almeida e foi entregue pelo prefeito Paulo Rios à população do distrito de Itati com bastante modernidade, totalmente equipada com materiais que conectam alunos ao conhecimento maior.
Além do prefeito Paulo Rios, estiveram presentes também no evento: a vice prefeita Marcília Costa, vereadores, a secretária de educação do município Aldair, secretários municipais e a população em geral. Durante a solenidade ocorreu também a apresentação da equipe do Teatro e CIA.
Em seu discurso, o prefeito Paulo Rios, enfatizou a importância em se manter no município um trabalho de relevância com a busca de novos recursos e emendas que auxiliem na concretização das obras que são necessárias para Itororó.
Informações do Blog Itororó Já
- .
- .
- .
- .
- .
- .
- .
Itororó: Grupo do Amor.Aí promove I Encontro de Neurodiversidade de Itororó. Acolhendo famílias atípicas
Ainda em comemoração ao Abril Azul, mês de conscientização do Autismo, o Grupo do Amor.Aí, formado por mães, pais e colaboradores de famílias atípicas, realizou na Câmara de Vereadores de Itororó o “I Encontro de Neurodiversidade de Itororó, família: o berço do desenvolvimento” nesta quarta-feira, 26 de abril.
Durante o Encontro ocorreram as palestras da professora Clicia Mônica, graduada em psicopedagogia e com especialização em TEA (Transtorno do Espectro Autista) que abordou o tema, relacionando várias questões relevantes sobre o transtorno e palestras também da fonoaudióloga Luci Souza e do educador musical Weldon Ribeiro, todos falaram da importância da família no desenvolvimento das crianças com autismo e outros transtornos, incluindo os de déficit de atenção.
Ocorreu ainda durante o evento a apresentação musical da Orquestra Fonomusical de Itapetinga, ao qual duas crianças com autismo fazem parte, tocando instrumento musical de sopro.
O Encontro viralizou na internet com o apoio de toda a comunidade itororoense.
Informações do Blog Itororó Já
- .
- .
- .
- .
Itororoense morre vítima de câncer em Salvador
É com extremo pesar que o Blog Itororó Já comunica o falecimento de Leliana Vieira de 35 anos, ocorrido em uma unidade hospitalar em Salvador na tarde deste sábado, 29.
Leliana lutava contra um agressivo câncer à cerca de 2 anos e estava fazendo tratamento de quimioterapia em Salvador.
Atualmente, a itororoense residia na cidade de Porto Seguro. Ela deixa 2 filhos. Ate o momento a família não divulgou local do velório e enterro.
“Com o coração pesado, oramos para que o nosso Senhor dê o merecido descanso para esta alma que partiu. Nosso mais sinceros pêsames.”
Informações do Blog Itororó Já
Firmino Alves: Homicidas são presos em operação da Policia Civil e Polícia Militar
Nesta quarta-feira (26/04) foi montada uma operação conjunta entre a Polícia Militar e a Polícia Civil para prender envolvidos nos homicídios e tentativas de homicídio ocorridos na cidade de Iguaí. Por volta das 15h as forças policiais prenderam dois homens de 18 anos no Bairro Novo, em Itaiá, distrito de Firmino Alves/BA. Um deles confessou para os policiais que participou de pelo menos dois homicídios ocorridos em Iguaí. Com eles foi apreendido 03 (três) cartuchos calibre .12 e 03 (três) cartuchos calibre 9 mm.
Em ação contínua na operação, a Polícia Militar e a Polícia Civil apreenderam na saída para o povoado de Ipiranga, ainda no distrito de Itaiá, 01 (uma) Pistola calibre .380 com um carregador, 27 (vinte e sete) munições do mesmo calibre e 24 (vinte e quatro) buchas maconha.
Os autores, juntamente com todo material apreendido, foram apresentados na Delegacia Territorial de Itapetinga para a adoção de procedimento cabível.
➡️ Material Apreendido:
✅ 01 (uma) Pistola calibre .380;
✅ 01 (um) carregador com 27 (vinte e sete) munições calibre .380;
✅ 03 (três) cartuchos calibre .12;
✅ 03 (três) cartuchos calibre 9 mm;
✅ 24 (vinte e quatro) buchas maconha.












































































