.Agroglifo foi registrado na manhã de segunda-feira, dia 14 (Foto: Tiago Kosinski/Divulgação)

Uma figura geométrica apareceu sobre a plantação de trigo de uma propriedade particular em Ipuaçu, no Oeste de Santa Catarina, na segunda-feira (14). O desenho com retas e círculo também é chamado de agroglifo. As imagens foram divulgadas na NSC TV, nesta terça-feira (15) (imagem acima).

Conhecida como a “capital nacional dos agroglifos, segundo a prefeitura”, a cidade de 4 mil moradores tem registros dos desenhos na vegetação desde 2008, ao menos. Astrônomo e ufologista procurados pelo g1 discordam da origem das marcas (entenda abaixo).

Para o professor Adolfo Stotz Neto, presidente do Grupo de Estudos de Astronomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), trata-se de ação humana: “Com cordas e tábuas em culturas macias como trigo e similares, planejadas e caprichadas formam belíssimas figuras”. O desenho deste ano tem um círculo maior, seguido de um hexágono e outro círculo menor, no centro da figura. Os detalhes são precisos, segundo o ufólogo Ivo Dohl, que mora em Xanxerê, a cerca de 30 quilômetros de Ipuaçu. Ele visitou a área nesta segunda-feira e disse que “as imagens retratam uma formação não feita por nada mecânico ou por mãos humanas”.

Já na ufologia, as imagens costumam estar vinculadas a entidades extraterrestres. Luiz Prestes, ufólogo que foi até o local, afirmou que a figura tem cerca de 20 metros de diâmetro e foi possível perceber que as plantas estavam deitadas e sem caule quebrado.

Participante do Grupo de Pesquisas Ufológicas do estado, ele afirmou que se trata de um agroglifo verdadeiro, mas com origem desconhecida. Informações do G1.