Adilson Santos – BLOG DO ANDERSON

Um dos quadros que decorou a casa do cantor Freddie Mercury, lenda do rock e líder da banda britânica Queen, foi pintado pelo artista plástico baiano Adilson Santos, natural da cidade de Poções. A obra foi leiloada em Londres na última semana por R$ 300 mil.

Intitulado “O espaço ocupado por um pensamento vago”, o quadro foi pintado em 1980 e comprado por Freddie Mercury quando o Queen se apresentou no Brasil pela 1ª vez, em 1981, em São Paulo – quatro anos antes da edição histórica do Rock in Rio, com público de mais de 250 mil pessoas.

O espaço ocupado por um pensamento vago – Adilson Santos

Apesar do quadro ter sido leiloado, o artista plástico não recebeu nada pela venda. Este fator, no entanto, não o impediu de ficar orgulhoso da própria obra.

“Realmente a emoção é gigante ao me deparar com a imensidão de alegria que a arte me proporciona! Ter uma peça minha leiloada na maior casa de leilões é de uma realização profissional (e pessoal) gigante!”, escreveu Adilson.

A obra foi feita por Adilson em óleo sobre tela, e ficava no bar da casa do cantor. A Sotheby’s, empresa conhecida por vendas por leilão, com sede na cidade de Londres, também disponibilizou fotos pessoais nunca vistas do cantor. Em duas delas, o quadro aparece ao fundo de Freddie Mercury.

“Ele tinha como hábito frequentar galerias de arte, ele era um apaixonado por arte. Não é brincadeira um quadro meu dar R$ 300 mil em moeda brasileira. É um resultado da minha vida, do meu trabalho de quase 60 anos”, comemorou ele ao falar com o Fantástico.

As telas do artista plástico têm uma pegada modernista e enfatiza as formas. Nas pinturas de Adilson, predominam as cores quentes e o verde. Apesar de retratar em suas quadros muitos rostos, especialmente de garotas, Adilson também tem uma série de florais.

G1-Ba