PREFEITURA DE ITORORO COMEÇA A DINAMIZAR AS AÇÕES DA USINA DE BENEFICIAMENTO DE LEITE
A Usina de Beneficiamento de Leite, localizada no Distrito do Rio do Meio, construída com recursos do Ministério das Minas e Energia através do Programa Luz para Todos, com um convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Itororó, numa gestão compartilhada com a Associação de Moradores da Região da Serra Torta de Dentro e Altamira começa a dinamizar suas atividades.
O Convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e o Centro Territorial de Educação Profissional de Itapetinga – CETEP propiciou alavancar a produção local, numa parceria que está levando a transferência de tecnologia para a equipe produtora da usina, além de viabilizar campo de estágio para os alunos do Curso de Agroindústria. Este trabalho é Coordenado pela professora Taline Novais, equipe da prefeitura e membros da associação.
Atualmente, a usina encontra-se no estágio de estruturação para obtenção das licenças necessárias ao pleno funcionamento em escala comercial, no entanto tomou-se a iniciativa de produzir, nesta fase, iogurte e outros subprodutos do leite, voltados para fortalecer as ações de segurança alimentar e nutricional, desenvolvidas pela prefeitura, já que toda a produção semanal será doada para famílias em situação de vulnerabilidade social.
Na segunda feira, dia 27 de agosto, foram distribuídos para o moradores do Bairro Marcolino Nepomuceno, distrito do Rio do Meio, local onde está localizada a usina, 130 litros de iogurte de morango e ameixa, resultado desta parceria com o CETEP. Este trabalho continuará, semanalmente, pois os produtos somente serão comercializadas após a legalização da usina.
Segundo Gileaide Costa – Secretária Municipal de Desenvolvimento Social – a iniciativa da prefeitura municipal ao implantar esta usina é dinamizar a cadeia produtiva do leite no município, além de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico das famílias de agricultores familiares ligados a referida associação, visando o aumento da renda familiar e melhoria da qualidade de vida, já que esta organização, no futuro, será a entidade responsável pela gestão da usina.