Para aproximar ainda mais a saúde da população, a prefeitura de Macarani deu inicio a construção do novo PSF do Bairro Sobral Bentes, num local mais centralizado, amplo e de fácil acesso à comunidade, que hoje é atendida no Posto de Saúde anexo ao Centro de Fisioterapia, no Bairro Guarujá.

A obra está sendo alicerçada e terá o mesmo padrão do PSF do Centro. Segundo o Arquiteto da prefeitura, Jorge Jourdam, o novo Posto de Saúde da Família terá uma área construída de aproximadamente 200 m² e contará com dois ambulatórios médicos e um odontológico; dois banheiros adaptados para deficientes físicos; sala de recepção; centro de observação e setor de imunização (vacinas).

Para trabalho interno, o Centro contará também com sala de esterilização, farmácia básica, recepção administrativa e copa/cozinha. A climatização do ambiente foi outra preocupação do projetista que incluiu em seu interior dois corredores de ventilação, para proporcionar melhor conforto para os profissionais e pacientes.

O prefeito Carlinhos espera pela conclusão da obra em 120 dias e revelou ser esse o cumprimento de mais um compromisso da sua administração, o que o deixa feliz, pois estar contemplando a população de um importante bairro, cuja população merece todos os esforços do governo municipal no sentido de lhe proporcionar uma melhor qualidade de vida, com dignidade e respeito.

Existe um diferencial importante a ser considerado em relação aos PSFs construídos na atual gestão de Macarani em comparação com os já existentes, construídos na administração passada: os centros Eremita Pessoa, do Bairro Marjorie Parque e Dom Bosco, localizado no Jardim Guarujá. Estes são uns verdadeiros cubículos com condições restritas de trabalho com falta de acomodação e conforto, tanto para os profissionais, quanto os pacientes que buscam atendimento.

Embora os recursos tenham sido alocados em sua integralidade, não se sabe a razão de os mesmos não terem sido aplicados no melhor da sua forma, sendo que esses PSFs poderiam ter sido construídos obedecendo aos critérios exigidos pelo Fundo Nacional de Saúde, e não pequenos biombos, com material de qualidade questionável e em áreas de 100 m², a metade dos novos PSFs edificados na atual administração.

A boa notícia é que a prefeitura já estar projetando a reforma e ampliação dessas Unidades de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde, que criou um Programa com esta finalidade para os municípios adimplentes com a União e que cumpram com responsabilidade as metas preconizadas pelo ministério.

Falando sobre a construção do PSF do Sobral Bentes, o prefeito Carlinhos afirmou que a marca do seu Governo é o trabalho e a população tem sentido isso, frente ao volume de obras que tem realizado desde que assumiu a prefeitura. “Nenhum outro prefeito fez tanto em tão pouco tempo. Inauguramos uma nova forma de fazer política em Macarani que vem dando certo. A população reconhece o empenho da administração e é testemunha do que ela tem feito. Tiramos o município do marasmo administrativo e o direcionamos para o progresso, a liberdade, respeito e dignidade ao cidadão com investimentos na educação, saúde, assistência social, obras e infraestrutura, somatória de ações que não permitirá o retrocesso no município”. Ascom Prefeitura de Macaraní.