WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
escola de jiu jitsu

andressa fashion hair

rilker rodrigues

clube de campo gameleira

pro corpo academia

genilson reis fotografia

softsky informatica

carne de sol gomes


ITORORÓ: VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA ESCLARECE CASOS DE DENGUE NA CIDADE

Maria Rejane e Bárbara Oliveira - Foto: Keile Araújo

Maria Rejane e Bárbara Oliveira – Foto: Keile Araújo

Como é de costume nas épocas de verão, o Aedes aegypti, mosquito da dengue, voltou a figurar como vilão da saúde pública em Itororó. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Maria Rejane, 65 casos da doença já foram notificados e 2 casos foram confirmados nesse início de ano.

Em 2009, o município teve 1007 casos notificados, dos quais 15 hemorrágicas com dois óbitos. Em 2010, esse número foi reduzido para 03 (três) ocorrências, dos quais apenas dois casos confirmados, nenhum hemorrágico e zero óbito.

Itororó ano passado não registrou nenhum caso da doença confirmado e ainda segundo Bárbara Oliveira e Maria Rejane é possível que o último Ciclo do Combate a Dengue em novembro do ano passado não tenha sido feito de maneira adequada e por isso desde o mês de janeiro o Hospital e Maternidade de Itororó tem recebido cerca de 10 pessoas por dia com sintomas da doença.

As pessoas que procuram o Hospital reclamam de dor de cabeça, dor do corpo, dor atrás dos olhos, febre, manchas avermelhadas pelo corpo, vômitos, náuseas. Os sintomas são característicos da dengue, mas, a maioria dos infectados tomam remédios por conta própria e sem se darem conta da gravidade do problema não realizam a coleta de sangue para averiguar a autenticidade da doença.

Maria Regina alerta a população para a prática da coleta caso tenha os sintomas, pois, só assim serão confirmados e averiguados os locais de contaminação e tratada com total segurança e rapidez a desinfecção.

Estou preocupada com a nossa cidade”.

“Acabo de receber a visita do Agente de Endemias em minha residência e vejo que embora eles estejam realizando seu trabalho com o máximo de esforço OS CASOS DE DENGUE TÊM AUMENTADO em nosso munícipio. Precisamos fazer alguma coisa. DENGUE MATA! Eu SOU MÃE e como mãe temo pela vida de meu filho. Estamos dando brecha a um SURTO e com isso virão as MORTES. Eu não quero que a situação chegue a isso, nem esperar que isso aconteça”.

“Conscientize o seu vizinho pelos cuidados corretos com o seu lixo, e como ele administra locais e objetos que podem tornar-se moradias dessas pragas”.

Numa rede social a moradora Clícia Mônica fez esse apelo à população itororoense.

De acordo com Bárbara algumas ações já foram feitas pela secretaria de saúde do município, como: desenvolvimento de campanha de combate a dengue nas unidades de saúde da família, palestras e mutirões de combate a dengue, bloqueio costal – eliminando criadouros em imóveis e casas abandonadas e ações de combate ao vetor no campo.


Cuide dos objetos que tem em sua casa que podem proliferar a Dengue, pois, só assim ficaremos livres desse mal. A população tem que ter consciência e atitude e nos ajudar a combater o problema” pediu a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Itororó Maria Rejane.

Informações do Blog Itororó Já

14 respostas para “ITORORÓ: VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA ESCLARECE CASOS DE DENGUE NA CIDADE”

  • caros amigos do itororó já, espero que o prefeito marco brito em vez de assinar um contrato de bifê com a organização comercial irmãos Menezes ele e os vereadores deveriam estar fazendo um projeto para rever as caixas e os tanques das casas da população,projeto esse de ajuda de custo para a população,tampar as caixas e os tanques de suas casas e assim diminuir os casos de dengue na cidade,se não quiser dar uma ajuda de custo a população que faça tampas e entregue a população assim vai diminuir 90% dos casos de dengue da cidade.

  • Anônimo says:

    Vamos ver né Barbara se você vai conseguir fazer direito o seu papel. Vamos ver. A dengue está ai assustando todo mundo em Itororó.

  • says:

    AGORA ENTENDI BEM PORQUE OS AGENTES ESTAVAM DESESTILUMADOS PARA TRABALHAR. O SITE DEVERIA FALAR TAMBÉM QUE ELES ESTAVAM COM SALÁRIOS ATRASADOS QUE ADROALDO DEIXOU E POR ISSO NÃO TINHAM ESTÍMULO PRA TRABALHAREM. POR ISSO A CIDADE ESTÁ LOTADA DE LUGARES COM FOCOS DE DENGUE. MARCO PAGA O PESSOAL DIREITINHO COMO VOCÊ SEMPRE FEIZ E AI ELES VÃO TRABALHAR COM VONTADE E VÃO EVITAR QUE NOVOS CASOS DE DENGUE APAREÇAM.

    BOA SORTE PREFEITO

  • ana says:

    O trabalho da secretaria de saúde esta muito bom uma vez que a saúde nesses ultimos meses estava decadente.Agora é só Rejane tentar concientizar a população o que muito difícil.Boa sorte pra nova equipe,que por sinal são bons profissionais.

  • DENGUE says:

    MINHA GENTE, A DENGUE ESTA ACABANDO COM AS PESSOAS AQUI EM ITORORO,SEM FALAR NA FALTA DE ATENDIMENTO NOS HOSPITAIS E POSTOS.
    O NEGOCIO TA FEIO

  • agente de saude (dengue) says:

    claro né? estamos sem receber o mes de dezembro e o décimo terceiro..
    ai fica dificil trabalhar.. estao querendo abafar o caso mas quem é que vai ficar dois meses atrasados ? infelizmente vou acionar o ministerio publico. quero uma solução rapida..
    se adroaldo nao pagou ,, como ele saiu a divida ficou com a prefeitura nao tem esse negócio quem tem q pagar é aroaldo.. lamentavel isso,,
    só nao passei fome pq peguei dinheiro emprestado.

  • carlos says:

    Acabar com a dengue em nosso município não depende apenas de Rejane ou de Bárbara ,mas de cada um que mora aqui,cada um tem que fazer sua parte,tem que olhar sua casa,mobilizar sua rua ,todos nós somos responsáveis.Chega de jogar responsabilidade pros outros porque essa é de todos nós!!!!!!!!

    • Anônimo says:

      concordo com vc carlos, a culpa da situação é toda nossa msmo. se cada pessoa observar a forma que seu vizinha faz a coleta de lixo e a forma que ele cuida das suas coisas talvez os casos diminuam. não adianta nada a secretaria cuidar de tudo

  • AGENTE DE ITORORÓ says:

    Olha pessoal de Itororó, nós agentes de endemias desta cidade estamos sofrendo com os salários atrasados sabiam? agora nao adianta culpas nehum de nos não. o senhor ex-prefeito deixou meu salario atrasado e meu decimo tambme. como vamos trabalhar sem salario. foi feita uma reuniao com todos e foi acertada parte do debito mais a dengue ja esta se alastrando pela cidade de itororo e muita gente vai sentir. muitos de nos teve que fazer debitos. e nos temos nossos direitos.

    • risca faca says:

      fica mentindo falando q fez multirao
      multirao de merda.. eos salarios atrasados??
      quem vai pagar? os agentes deve reunir e paralisarem as atividades só assim pagam a gente..

  • FLÁVIA says:

    ACREDITO QUE ESSA TAL DA REJANE MESMO É SEM SORTE, SÓ FOI ENTRAR NA COORDENAÇÃO QUE LOGO VEIO OS CASOS DE DENGUE E ESSA NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE ELA SOFRE COM ISSO. TB COM ESSE NARIZ EMPINADO DELA, SEM HUMILDADE NENHUMA , JÁ OUVI VÁRIAS PESSOAS FALANDO DA SUA FALTA DE EDUCAÇÃO NO LOCAL ONDE ELA TRABALHA, NEM SEQUER DAR UM BOM DIA PARA AS PESSOAS. PARA SE TRABALHAR NUM LOCAL ONDE RECEBEM TODO TIPO DE PESSOAS É NECESSÁRIO TER PELO MENOS UMA CAPACITAÇÃO DE SABER COMO TRATAR O PÚBLICO E NA ÁREA DE SAÚDE, TEM QUE PELO MENOS TER EDUCAÇÃO, CARISMA E SIMPATIA, QUALIDADES QUE A MESMA NÃO TEM. ESPERO QUE COM ESSE COMENTÁRIO ELA REFLITA E MUDE SUAS CARACTERISTICAS POR SINAL PÉSSIMAS. E QUE MUTIRÕES FORAM ESSES, PELO QUE EU SAIBA NADA FOI FEITO COMO DIZEM. É ATÉ UMA PIADA!! KKKKKKKKK

    • JOSÉ says:

      Se Rejane não tivesse competência ela não estaria no cargo no qual está. Então pare de inveja e deixa a mulher trabalhar. Toda vez que você chegar na secreatia ela tem que ficar abrindo os dentes pra você é? vê se te enxerga. Deixa ela trabalhar.

  • Rose Eloy says:

    Como eu já tinha dito com uma amiga no Face, que isso não depende de mutirões, nem de mobilizaçóes e sim de conscientização por parte da população, cada um tem que fazer a sua parte, fiscalizar a sua casa,o seu quintal, são várias coisas onde pode conter focos. O agente faz o seu trabalho técnico e educativo avisando o morador como evitar locais de foco, só é seguir as instruções que com certeza irá evitar e diminuir, que por sinal tem muitos casos no município, aliás sintomas, só é confirmado DENGUE mesmo se for notificado do contrário, não se pode saber se é dengue, ou não ,se o mesmo não fazer o teste.

Deixe seu comentário

saae
paulinho casa construcao

clinica bem estar

atacadao farma

pet love

mix core training


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia