ITORORÓ: PREFEITO ENVIA PROJETO DE LEI PROIBINDO CONTRATAÇÃO DE FICHAS SUJAS
A Lei Complementar nº 135 (Lei da Ficha Limpa), de 4 de junho de 2010, começou a moralizar o país, iniciando uma verdadeira revolução ética. Seguindo o que manda a nova Lei, o prefeito de Itororó, Adroaldo Almeida (PT), mandou, neste ultimo dia 2, para ser votado na Câmara de Vereadores o projeto de lei nº 007/2012, que impede de exercer cargos comissionados de livre nomeação, na administração direta e indireta do município, os que tiverem contra si alguma hipótese elencada na Lei Complementar nº 135, ou seja, os chamados “ficha sujas” não poderão nem prestar serviços ao município.
A terra da carne do sol é a primeira cidade do Brasil a tomar essa iniciativa, que visa tornar o governo municipal ainda mais sério e segundo o secretario de planejamento, gestão e finanças, Silvino Ferraz, essa nova medida de cunho iniciativa municipal “vai fazer com que o povo confie cada vez mês na gestão de Adroaldo, que desde que assumiu o cargo de prefeito, vem tentando limpar o nome da cidade, que era sujo”.
A população achou plausível a iniciativa do executivo municipal e diz que os governos federal e estadual deveriam seguir o exemplo do alcaide itororoense. “Excelente essa ideia do Adroaldo. Todas a cidades do Brasil deviam seguir o exemplo dele e barrar esses fichas sujas até de passar perto das portas dos prédios públicos”, disse Volnei Aliança dos Santos, morador a 14 anos do distrito de Itati, em Itororó.
Oposição Ficha Suja
Com a aprovação da chamada “Lei da Ficha limpa”, o caos tomou conta dos partidos que fazem oposição ao governo do petista Adroaldo Almeida. A nova Lei barra as candidaturas dos ex-prefeitos Marco Brito (PMDB), que tem 3 contas rejeitadas (2008, 2006 e 2004) no TCM (Tribunal de Contas do Município) e de Edineu Oliveira que teve condenações nos anos 2000, 2005, 2007 e 2008 no TCU (Tribunal de Contas da União), esse ultimo ainda responde processo por estelionato, por conta da falsificação de cardenetas escolares que ocorreu entre os anos de 1997 e 1998 e está sendo investigado pela Policia Federal. A “Lei da Ficha” foi criada por meio de iniciativa popular e foi aprovada pelo Congresso Nacional em 2010, porem sua validade só foi votada no ultimo dia 17 de fevereiro pelo Supremo Tribunal federal (STF) e visa acabar de vez com a chamada “mamata” dos políticos corruptos. Tramita agora no Congresso Nacional uma PEC (Proposta de Emenda a Constituição) que pretende impedir os ditos “fichas sujas” de assumirem cargos de chefia, ministérios e secretarias nos governos executivos federal, estadual e municipal. O Brasil sempre foi conhecido mundo a fora, não só pelas suas belezas naturais, mas também pela impunidade que os corruptos tem em nosso país. O “Ficha Limpa” nada mais que um grito de “chega” dado por uma nação cansada de ver os seus recursos irem parar nas mãos de gente sem escrúpulos e responsabilidade. Os barrados pela nova Lei terão agora que procurarem uma nova maneira de manter seus luxos e glamour, pois não terão mais acesso as contas públicas. “Desde que assumir o comando de Itororó, que eu sei de uma coisa: o dinheiro do povo é pra ser gasto com o povo e na comigo, amigos ou familiares. E é isso que tenho feito, estou usando o dinheiro público para melhorar a vida dos que mais precisam e é por isso que todas as minhas contas estão dias e estou ficha limpa, preparado, sem medo, pra concorrer qualquer eleição, disse Adroaldo.”