ITORORÓ: FESTSOL 2012 É CONSIDERADO O MAIOR DE TODOS, EM 3 DE DIAS DE REVERENCIA AO REI DO BAIÃO
Em 2012, Luiz Gonzaga completaria 100 anos de vida, por isso, a o maior São João do interior da Bahia não poderia deixar a data passar em branco. Foram 3 dias (22,23 e 24 de junho) de muita festa, onde artistas como: Luiz Caldas, Bell Marques (Chiclete com banana), Netinho do forró, Simone & Simaria, Arriba Saia, Oito7Nove4, Top Love, Ítalo & Renno e mais 12 fizeram a alegria de moradores e turistas de todo o Brasil. A festa que ocorreu na tradicional praça Coronel João Borges foi considerada, por moradores e por toda imprensa que cobriu o evento, como a melhor de toda a região e melhor de todas já realizadas na cidade.
A eleição como melhor festa de todas já não é mais surpresa para a organização do evento. De acordo com o secretario de cultura, Sérgio Ramos, “o empenho da equipe é sempre voltado para se fazer o melhor, sempre”. O secretario conta que a organização de um Festsol começa quando o outro termina e todos os setores da prefeitura contribuem para a realização dessa festa tradicional que está na 24ª edição.
“É um trabalho sincronizado, acompanhado de perto pela primeira dama do município, Dona Cristina Almeida, com quem tenho um enorme prazer de trabalhar, pois além de minha amiga, ela é competente e pensa em tudo, todos os detalhes”, disse Sérgio.
O show mais e esperado e emocionante por parte do público foi o da banda Oito7Nove4, formada por Pipo e Rafa Marques, filhos do cantor Bell Marques da banda Chiclete com banana. A expectativa em torno desse show foi por que o pai dos garotos havia prometido que participaria da apresentação dos filhos e assim aconteceu. Bell Marques entrou no palco meia hora depois dos filhos e levou o público ao delírio e ás lágrimas.
“Há 30 anos acompanho o Bell, é muito emocionante ver ele aqui, na praça da minha cidade, fazendo um show pra meus amigos e pra mim. Gostaria de dizer para o prefeito conservar sempre a paz a alegria nessa festa maravilhosa, como vem fazendo há alguns anos” disse, enxugando as lágrimas, o fã de Bell, Tadeu Ribeiro.
A segurança, ponto citado por Tadeu, foi um outro “show” a parte. Mais de 30 policiais militares, mais de 20 guardas municipais e seguranças particulares (contratos pela prefeitura) garantiram a paz dos festeiros que foram a praça. Com ações estratégicas de revista aos suspeitos, homens em locais estratégicos e giros de observação durante a apresentação das bandas foram suficientes para inibir a ação daqueles, que vão para a festa, “mal-intencionados”.
“Sempre agimos em conjunto com a PM e com o auxilio do pessoal de apoio. Somos instruídos a inibir qualquer sinal de desordem, sempre respeitando a população, agindo com rigor quando necessário e com educação quando os ânimos estão calmos. Somos treinados para agir nas mais diversas situações, para dar ao civil, a maior tranquilidade possível, disse Alcimar Teles, comandante da Guarda Municipal de Itororó.
Agora resta, para quem não perde um só ano da festa, aguardar o ano de 2013, que promete ser ainda melhor que 2012, segundo Sérgio Ramos, que está preparando uma surpresa! Ascom PMI