DIANTE DE PROVAS ‘CIRCUNSTANCIAIS’, JUIZ CONCEDE PEDIDO DE FIANÇA DE PISTORIUS
Oscar Pistorius chorou bastante e se emocionou diversas vezes durante os quatro dias da audiência, no Tribunal de Pretória, na África do Sul, que julgou um pedido de fiança pela morte da modelo e namorada dele, Reeva Steenkamp. Ela foi alvejada no banheiro da casa do atleta, no dia 14 de fevereiro. Mas, na manhã desta sexta-feira, ele pôde respirar – um pouco – mais aliviado. Depois de quase duas horas de discurso, o juiz Desmond Nair garantiu a fiança ao medalhista paralímpico e anunciou que Pistorius responderá pela morte de Reeva em liberdade.
Em seu longo anúncio, o juiz recapitulou as versões da defesa e da acusação. Enquanto aguardava a decisão, Oscar Pistorius chorava incontrolavelmente, sendo amparado pela presença de seus familiares, que também não escondiam o nervosismo. O magistrado também descreveu como funciona o processo de fiança na África do Sul. Em seu discurso, Desmond Nair afirmou que a acusação tem apenas evidências circunstanciais de que o crime, de fato, foi premeditado.
– A única pessoa que sabe o que aconteceu é o acusado. Estamos lidando com provas circunstanciais – disse o juiz.
A fiança foi estipulada em 1 milhão de rands, cerca de R$222,2 mil. Desse valor, R$100 mil devem ser entregues em dinheiro vivo como seguro. O próximo julgamento será no dia 4 de junho, às 8h30m do horário local. Pistorius deve entregar todos os passaportes, não pode entrar em nenhum aeroporto, precisa entregar todas as armas e não deve falar com testemunhas.
O atleta também deverá informar aos policiais sobre onde vai e precisa pedir permissão para viajar para fora de Pretória. Ele não pode ser acusado de violência contra mulher, deve fornecer um número de telefone e estar contactável o tempo todo. O consumo de álcool ou drogas está proibido.
Nos últimos dias, a promotoria do caso acusou o biamputado por assassinato premeditado de sua namorada, Reeva Steenkamp, em sua casa. A defesa, por sua vez, afirma que Pistorius confundiu a namorada, que foi alvejada dentro do banheiro, com um ladrão que teria invadido sua casa.
Informações G1
Keily, acesso teu blog todo dia , até mesmo mais de uma vez, vejo que está bem editado e com um visual bonito. Só que eu quero te dar uma orientação, caso você não se ofenda. Vamos lá: Concentre mais nas informações da nossa cidade. As nossas informações e notícias, sem desprezar as regionais… estaduais, nacionais e internacionais são mais interessantes, pois retrata o nosso dia a dia. Articulista e comentarista de qualquer assunto, esporte, política, natureza, arte… também, acredito tornaria teu blog, talvez, muito mais acessado. No mais, desejo-lhe sucesso!