.

O norte da Bahia está na lista das localidades brasileiras que passaram a registrar clima árido semelhante ao de desertos. O levantamento é resultado de um estudo que reúne dados dos últimos 30 anos e aponta as consequências das mudanças climáticas.

A informação foi divulgada pelo colunista do Uol Carlos Madeiro, que teve acesso à nota técnica produzida por cientistas do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O documento alerta que o índice de aridez no país caiu a patamares inéditos, aumentando áreas em desertificação. Quanto maior o índice, menor a disponibilidade de água nos locais. A nota aponta ainda que o processo de aridez do clima avança por todo o país, com exceção da região Sul.

“Nosso levantamento utilizou dados até 2020, e no novo mapa aparecem essas áreas áridas, mais precisamente na região norte da Bahia. A gente nunca tinha visto isso antes, essa é a primeira vez”, disse Javier Tomasella, pesquisador do Inpe e coordenador do estudo, ao Uol. O Correio.