::
COMANDO DA PM NEGA QUE TENHA PROPOSTO ANISTIA A GREVISTAS
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, classificou como boato a informação de que teria feito uma proposta de anistia ao líder da ASPRA, Marcos Prisco. “Eles radicalizaram e impediram qualquer diálogo quando, sem cumprir os trâmites de uma negociação justa e legítima deflagraram greve de parte de policiais militares. As negociações estão sempre abertas com aquelas associações que já sentamos pra conversar e que mantém o diálogo conosco”, destacou Castro. No final do domingo (5), circularam especulações de que o comandante-geral da PM teria feito uma contraproposta aos grevistas na qual concordaria com a anistia de 11 das 12 pessoas contra as quais há mandados de prisão expedidos. “Não houve proposta de minha parte”, resumiu o coronel. Bahia Notícias.
TROCA DE SISTEMA ATRASA PAGAMENTO DE PARCELAS DO SEGURO-DESEMPREGO
Trabalhadores demitidos sem justa causa em 2011 estão com dificuldades para receber o seguro-desemprego. Ao tentar sacar o benefício, o desempregado é informado que a parcela não existe ou não foi liberada ainda. Como justificativa, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) alega que a migração do banco de dados para um novo sistema operacional provocou problemas pontuais que podem atrasar o pagamento. De acordo com o MTE, o problema foi detectado na segunda quinzena de dezembro, quando foi encerrada a transferência do último banco de dados. Os atrasos na liberação afetam cerca de 3 mil beneficiários em todo o país, de um total de 2 milhões, segundo nota divulgada pelo ministério. “O MTE e a empresa responsável pelo desenvolvimento e manutenção do sistema têm monitorado o sistema e tomado todas as providências com a máxima urgência possível, diante de cada ocorrência”, diz o comunicado. Para acelerar o processo, o ministério orienta aos beneficiários que enfrentaram dificuldades a procurar o posto de atendimento mais próximo. O valor das parcelas cujo pagamento for reprogramado será reajustado com base na nova tabela do seguro-desemprego (mínimo de R$ 622 e máximo de R$ 1.163,76), vigente desde 1º de janeiro. Informações do Estadão.
VEJA AS MANCHETES INTERNACIONAIS SOBRE A GREVE NA BAHIA
O argentino Clarín e o espanhol El País deram destaque à greve de parte da polícia militar na Bahia desde a terça-feira (31). Na primeira página de um dos jornais de grande circulação na Espanha, Salvador está mergulhada no caos à beira de uma das maiores festas do mundo, o Carnaval. Já a publicação digital do país vizinho também dá grande destaque, na sua página principal, ao número de homicídios que cresce com a continuidade da paralisação. Bahia Notícias.
‘NÃO PODEMOS CONVIVER COM UM MOVIMENTO DECRETADO ILEGAL’, DIZ WAGNER
Em pronunciamento em cadeia nacional de Rádio (20h) e TV (20h15), o governador Jaques Wagner tranquilizou a população e fez duras críticas a ações irregulares cometidas pelo grupo da Polícia Militar que se mantém em greve desde terça-feira (31). “Agimos imediatamente, e com todo rigor, para conter as ações de um grupo de policiais que, usando métodos condenáveis e difundindo o medo na população, chegou a causar desordem em alguns pontos do nosso estado”, declarou o gestor. “Não podemos conviver com um movimento decretado ilegal pela justiça baiana. Além disso, 12 mandatos de prisão já foram emitidos”, completou. Wagner também lembrou o pedido de reforço da Força Nacional e do Exército para a presidente Dilma Rousseff, que foi atendido imediatamente. “Hoje estão presentes, reforçando o policiamento, 2350 militares do exército, marinha e aeronáutica. Amanhã se somarão a este contingente mais 600 homens”, disse. “Apesar de todos esses esforços sei que ainda não estamos numa situação ideal e vamos seguir trabalhando firmemente para melhorar”, finalizou. Bahia Notícias.
POLÍCIA CIVIL REALIZA ASSEMBLEIA E NÃO ENTRA EM GREVE
Em assembleia realizada nesta sexta-feira (3), os policiais civis da Bahia decidiram não entrar em greve, pelo menos até março. “Até lá, estaremos dando todo o respaldo ao governo. Apenas consideraremos a possibilidade de greve se esgotados todos os canais de negociação”, disse o secretário-geral do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc), Bernardino Gayoso. Segundo ele, a decisão foi aceita unanimemente. Entre as reivindicações do grupo, estão o pagamento de adicional de insalubridade, a implantação da GAP 5 (Gratificação de Atividade Policial) e a adoção de aposentadoria especial de 30 anos. O Sindpoc aprovou também uma moção de apoio aos policiais militares grevistas.
ITAPETINGA: POLICIA MILITAR ENTRA EM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO NA CIDADE
Os Policiais Militares de Itapetinga se reuniram na manhã dessa quinta feira (02) no ITC – Itapetinga Tênis Clube, e após uma rápida Assembléia que contou com cerca de 150 Policiais, eles votaram e aprovaram por unanimidade entrar em greve por tempo indeterminado.
Após definirem a imediata greve geral os Policiais saíram em carreata pelas ruas de Itapetinga, realizando uma parada na Praça Augusto de Carvalho e na Praça Dairy Walley. O sindicato de Verdade achou justo o movimento realizado pelos Militares e apoiaram a manifestação, participando da mesma na Praça Dairy Walley.
As viaturas da Polícia Militar permanecerão a partir das 19:00 h. dessa quinta feira paradas no Quartel da PM de Itapetinga. As rondas realizadas cotidianamente no centro da cidade e em vários bairros estão suspensas pelo comando de greve. Itapetinga Agora.
ITABUNA: COMÉRCIO FECHA AS PORTAS MAIS CEDO
As lojas do centro de Itabuna fecharam as portas por volta das 15h30min desta quinta (2) com o início da greve dos policiais militares do 15º Batalhão da PM, de acordo com informações do blog Pimenta. Quatro suspeitos foram detidos na avenida Firmino Alves (Beira-Rio), em frente ao edifício Módulo Center. Eles seguiam em um táxi. Na abordagem feita por policiais civis, foram encontradas diversas cédulas de R$ 100 nos bolsos dos suspeitos, que acabaram encaminhados ao Complexo Policial de Itabuna. O delegado regional Moisés Damasceno disse que, nesse momento, há “uma onda de boatos” que provocaram pânico na cidade. A Polícia Civil não realizará o trabalho ostensivo da polícia militar, segundo a autoridade policial. “Não vamos realizar o trabalho de polícia preventiva, ostensiva. Mas havendo crime, cabe à polícia e a qualquer cidadão realizar procedimentos para prender estes elementos”, afirmou o delegado. Bahia Notícias.
ILHÉUS: COMÉRCIO FECHA AS PORTAS POR CONTA DA GREVE DA PM
Diversos estabelecimentos comerciais de Ilhéus fecharam mais cedo nesta quinta-feira (2) por conta de pequenos arrastões realizados por criminosos, após o anúnico da paralisação da Polícia Militar do município do sul baiano. De acordo com o site Pimenta na Muqueca, os saques em lojas e supermercados do Centro da cidade e de alguns bairros causaram muita correria e deixaram os ilheenses assustados. Ainda segundo o portal, muitos clientes permanecem dentro dos estabelecimentos com receio de caminharem e serem abordados por ladrões. Ainda segundo o Pimenta, até os recrutas do batalhão-escola da PM, no bairro do Malhado, estão retidos e teriam recebido instruções dos grevistas para ligar para os parentes e avisá-los para não saírem de casa. Bahia Notícias.
NEGROMONTE COMUNICA SAÍDA DO MINISTÉRIO A ALIADOS DO PP
O ministro das Cidades, Mário Negromonte, comunicou nesta quarta-feira (1º) ao seu grupo político no PP que pedirá demissão do cargo nesta quinta-feira (1º), de acordo com informações da Folha. A carta de desligamento, segundo Negromonte, será entregue à presidente Dilma Rousseff em uma audiência no Palácio do Planalto. A parlamentares, ele reconheceu não ter mais condições “políticas e pessoais” de permanecer na pasta. A decisão teria sido informada em uma conversa com os deputados Roberto Brito (PP-BA), Waldir Maranhão (PP-MA) e Vilson Covatti (PP-RS). A situação do ministro agravou-se na semana passada após a imprensa revelar a participação dele e do secretário-executivo, Roberto Muniz, em reuniões privadas com um empresário e um lobista interessados em um projeto das Cidades. O episódio resultou na demissão do chefe de gabinete do ministro, Cássio Peixoto. Ainda conforme a Folha, o líder do partido na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PB), é o favorito para assumir o cargo. Bahia Notícias.
NAMORADO DA EX-BBB 12 JAKELINE MORRE EM ACIDENTE NA BR-324
Os “bons frutos” que os ex-BBBs costumam colher logo que saem da casa apodreceram para a ex-BBB Jakeline. Há duas semanas fora do BBB12, a baiana parece estar vivendo seu inferno astral. Primeiro encontrou um alto nível de rejeição do público, depois ficou doente e, agora, acaba de perder o namorado em um acidente de carro.
De acordo com o Ibahia, o namorado da feirense morreu na madrugada desta quinta-feira (2), na BR-324, três quilômetros depois do pedágio, sentido Salvador-Feira de Santana. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, Otto Elísio Louzado Flick, de 34 anos, estava sozinho em um Gol quando um outro carro colidiu na traseira do veículo onde ele estava.
O motorista do outro veículo fugiu do local e a PRF acredita que o carro que atingiu o Gol tenha sido de grande porte, como um caminhão, já que a batida foi fatal e arrastou o veículo para fora da pista, matando Otto na hora.
O pai da ex-BBB, Danilo Lucena, confirmou a morte do genro. ” Foi um acidente muito trágico, peço que as pessoas entendam este momento difícil. Estamos todos muito abalados, ele era uma pessoa muito querida” explicou Lucena ao veículo




















