::
ITAPETINGA: 19 PRESOS FOGEM DE COMPLEXO POLICIAL
Dezenove presos fugiram na madrugada desta segunda-feira (13) do Complexo Policial de Itapetinga, no sudoeste baiano, após serrarem as grades das celas e fugirem pela lateral do prédio. Três agentes estavam na unidade, mas não perceberam a fuga. Já as câmeras do circuito interno de segurança não conseguiram registrar a ação. A maioria dos fugitivos responde por homicídio, tráfico de drogas e roubo. Um deles, José Lucas de Souza, de 26 anos, foi recapturado à tarde por policiais. Segundo o titular da delegacia de Itapetinga, Roberto Júnior, diligências são realizadas na tentativa de prender os demais criminosos. De acordo com o site Itapetinga News, policiais civis, em entrevista ao portal, reclamam da superlotação na unidade e de terem que realizar a guarda dos detentos, função que, segundo eles, é desviada. Itapetinga News.
ABSURDO: DELEGADO SUSPEITA QUE POLICIAIS MATARAM 30 DURANTE GREVE
O delegado Arthur Gallas, diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), informou que 45 dos 187 homicídios registrados durante o período de greve da Polícia Militar têm características de extermínio. Ele ainda estima a participação de militares em cerca de 2/3 desse tipo de crime, entre “25 e 30”. O perfil dos episódios aponta para casos nos quais as vítimas foram algemadas ou amarradas, e baleadas na cabeça por pessoas encapuzadas que chegaram ao local do homicídio em carros com placas clonadas. De acordo com o delegado, as ações são típicas de seguranças clandestinos bancados por comerciantes de bairros da periferia. “São suposições, já que se eu tivesse o número preciso das ocorrências os casos já estariam elucidados. É uma conjectura com base na análise dos fatos e do modus operandi dos crimes”, afirmou. Até o momento, somente cinco das mortes ocorridas durante a paralisação foram solucionadas. Informações do jornal A Tarde.
ITORORÓ: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE SE REÚNEM PARA DIALOGAR SOBRE O ENSINO PÚBLICO
Preocupada com a evasão escolar e com a intenção de garantir o direito que todos os brasileiros de ter uma educação de qualidade, a SEC (Secretaria de Educação de Itororó) aderiu ao chamado do MEC (Ministério da Educação) e a agora faz parte do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE). O evento de lançamento do plano foi realizado no ultimo dia 8, na Câmara de Vereadores e contou com a participação de funcionários da SEC e dos lideres religiosos de todo o município.
O PMSE tem como fundamentos os direitos humanos, a cidadania, a ética, a solidariedade, a inclusão e a tolerância. Tais fundamentos são sintetizados na educação como direito e dever das famílias. Este projeto procura trazer uma orientação e um incentivo às lideranças sociais para a realização de ações pautadas pelo diálogo sobre a importância da educação. Senize Oliveira, responsável pelo projeto em Itororó, acredita que a parceria entre a escola e a comunidade é “essencial para a evolução dos alunos” e com isso só a “população tem mais a ganhar.
Além de trazer a comunidade para dentro da escola, na terra da carne de sol, o Plano de Mobilização quer incentivar aqueles pais ou responsáveis por alunos que não tiveram oportunidade no passado, voltar a estudar agora.
“Nosso objetivo é fazer a sociedade participar ainda mais das atividades educativas escolares e também incentivar os adultos a voltarem a estudar, pois nunca é tarde para aprender e a secretaria (de educação) está disposta a ajudar no que for preciso”, disse Senize.
Do outro lado…
Enquanto os lideres religiosos e os servidores da SEC estavam reunidos a Câmara de Vereadores, o prefeito do PT de Itororó, Adroaldo Almeida, a vice-prefeita Delmara de Santana e secretaria de educação, Sirlene Pereira, encontravam-se reunidos com todos os diretores, vice-diretores e coordenadores escolares na Fundação Cultural Cabana da Ponte. O encontro serviu para marcar o inicio do ano letivo na cidade e pra reiterar a esses docentes, o apoio do governo local.
Segundo Sirlene Pereira, esse tipo de reunião serve “para mostrar aos educadores que a educação é prioridade desse governo e que eles (os comandantes das escolas) não estão nessa luta sozinhos”.
“Por ter uma formação política de esquerda e até mesmo por fazer parte do PT há muito tempo, é que eu acredito no poder do diálogo, da democracia. Eu sei que conversando é que a gente se entende e é por isso que gosto de fazer reuniões. Dessa maneira mostro para os meus comandados que estou presente, pronto para ouvi-los e ajudá-los no que for preciso, pois eu sei que ajudando eles, estarei me ajudando a fazer um bom governo e com isso a minha cidade cresce e nós avançamos”, disse Adroaldo. Ascom PMI.
CENTRAL DO SAMU DE CONQUISTA DIFICULTA TRABALHO DO SAMU DE ITORORÓ E PÕE VIDAS EM RISCO
O dia foi muito cheio para o Hospital e Maternidade de Itororó neste domingo dia 12. Dois acidentes congestionaram o Hospital na tarde de hoje e o Blog Itororó Já recebeu informações e reclamações de que o SAMU não estava operando e atendendo como deveria segundo populares, fomos em busca e recebemos maiores informações sobre os ocorridos.
No primeiro caso uma senhora sofreu uma fratura de fêmur foi encaminhada ao Hospital de Itororó pelo SAMU que logo sabendo da necessidade de que a paciente deveria ser transferida para uma cidade com mais suporte, solicitou a locomoção da mesma pela Central de Atendimento do SAMU de Vitória da Conquista. A Central do SAMU informou que a solicitação não poderia ser atendida, pois a ambulância do SAMU de Itororó não poderia fazer esse tipo de locomoção para fora do município e que a locomoção era de competência de uma ambulância da prórpia cidade. A paciente foi levada para a cidade de Itabuna em uma ambulância do município posteriormente.
Já no segundo caso considerado mais grave, dois homens foram atropelados próximo ao Clube de Campo de Gameleira em Itororó e um deles necessitava de transporte urgente para a cidade de Vitória da Conquista já que o Pastor Gilmar Almeida de 32 anos (acidente em matéria citada acima http://itororoja.com.br/itororo-homem-estaciona-para-trocar-pneu-e-2-sao-atropelados-entre-eles-um-pastor-itapetinguense/ ) havia sofrido diversas fraturas, sendo uma delas exposta com muito sangramento e uma possível fratura de bacia. O SAMU de Itororó foi chamado, fez o pronto atendimento e solicitou transferência imediata do paciente, após ser examinado pelo plantonista Dr. Jaime Baltazar que chegou até mesmo a ter um aumento de pressão arterial de tanto pedir a Central do SAMU de Vitória da Conquista a transferência do paciente pela gravidade do caso e não ter conseguido.
Em conversa com Alan, motorista de plantão do SAMU de Itororó, todas as medidas possíveis foram tomadas nos dois casos citados, “a liberação para que a ambulância de pronto-atendimento faça a locomoção do paciente vem da central de Vitória da Conquista e isso não ocorrendo agente fica de mãos e pés atados”. As duas ambulâncias de Itororó estavam em trajeto com outros pacientes e o paciente Pastor Gilmar Almeida teve que ser removido para a cidade de Itapetinga em um carro particular da cidade.
Segundo informações, nos dois casos citados o SAMU de Itororó prestou atendimento às vítimas prontamente, ficando a cargo da Central do SAMU de Vitória da Conquista as responsabilidades de autorizar ou não a locomoção dos pacientes em ambulâncias do SAMU.
Informações do Blog Itororó Já
ITORORÓ: HOMEM ESTACIONA PARA TROCAR PNEU E 2 SÃO ATROPELADOS, ENTRE ELES UM PASTOR ITAPETINGUENSE
Na tarde deste domingo, 12, por volta das 17:30 hs, próximo ao Clube de Campo do Gameleira em Itororó, Maurício Ribeiro de 24 anos estacionou no acostamento o veículo que conduzia para fazer uma troca de pneu e acabou sendo atropelado por outro veículo que vinha no mesmo sentido. Maurício e outras 4 pessoas vinham da cidade de Itabuna sentido a cidade de Itapetinga.
No momento em que o carro furou o pneu Maurício desceu do veículo juntamente com Gilmar Almeida de 32 anos, Pastor da Igreja Nova Betel de Itapetinga para fazerem a sinalização do local pra que a troca de pneu fosse realizada com segurança, porém ao dar as costas para a pista o Pastor Gilmar foi atropelado por um carro Fiat Uno na cor azul com placa JMD 7279 de Itororó e teve o corpo arremeçado contra Maurício. Gilmar e Maurício foram prontamente atendidos pela equipe do SAMU de Itororó e foram conduzidos ao Hospital e Maternidade de Itororó onde receberam os primeiros atendimentos. Gilmar sofreu fratura exposta na perna direita e houve uma suspeita de fratura de bacia.
O medico plantonista do hospital Dr. Jaime Baltazar informou que havia a necessidade de transferência de Gilmar já que o mesmo reclamava de muitas dores e não conseguia exercer movimentos com a perna direita. Maurício sofreu um corte do rosto e alguns arranhões. Outros 3 ocupantes do veículo nada sofreram. Devido a uma deficiência do serviço de atendimento da Central do SAMU de Vitória da Conquista o Pastor Gilmar precisou ser transferido horas mais tarde para a cidade de Itapetinga em um carro particular.
O motorista que atropelou as vítimas, identificado apenas como Dilson, prestou socorro aos mesmos.
Informações do Blog Itororó Já
Confira mais fotos clicando abaixo:
CANTORA E ETERNA DIVA WHITNEY HOUSTON MORRE AOS 48 ANOS
Na semana em que os brasileiros choraram a morte do cantor Wando o mundo inteiro lamentará também a morte da cantora e eterna diva Whitney Houston. Whitney morreu neste sábado, 11, aos 48 anos. A artista estava hospedada no quarto andar do Beverly Hilton, hotel de Los Angeles onde iria se apresentar em uma premiação deste sábado em homenagem a Clive Davis, empresário que a descobriu quando tinha apenas 11 anos de idade.
A causa da morte ainda não foi divulgada, apenas se sabe que ela foi encontrada morta por um integrante de sua equipe na banheira da suíte do hotel em que estava. O tenente da polícia Mark Rosen disse em pronunciamento que “não havia sinais evidentes de intenção criminal” no local da morte. O hotel continua funcionando normalmente, apesar do ocorrido.
ITAPETINGA: FILHO DO ADVOGADO JACKSON GOMES MORRE EM ACIDENTE DE AUTOMÓVEL
Por volta das 7h deste sábado (11), no Km 02 da rodovia Itapetinga – Macarani, o jovem Pedro Henric, filho do casal de advogados Jackson Pereira Gomes e Jorgeane de Oliveira Moreira, perdeu o controle do veículo que dirigia e capotou por diversas vezes em uma ribanceira, sendo arremessado a uma distância de cerca de 150 metros.
O jovem ‘Peu’, que foi socorrido pelo Samu 192 e foi levado imediatamente para o Hospital Samur em Vitória da Conquista, não resistiu aos ferimentos e veio a falecer. Pedro Henric era estudante e completaria 20 anos no próximo dia 28 de fevereiro. O corpo está sendo necropsiado em Vitória da Conquista e deverá ser conduzido para Itapetinga, para sepultamento. O corpo será velado na 1ª Igreja Batista de Itapetinga, na praça Augusto de Carvalho. Informações Sudoeste Hoje.
ITORORÓ: MICROLINS FAZ ANIVERSÁRIO DE SEU 1º ANO NA CIDADE
A Microlins – Educação e Profissão – de Itororó, completa hoje o seu primeiro ano de instalada na cidade. O empresário Ericsson Laurindo apostou que trazendo a Microlins para Itororó iria oferecer para a população da cidade, novas oportunidades de cursos de educação e profissão.
“É muito gratificante ver o resultado de um projeto que deu certo, a Microlins de Itororó hoje oferece cursos em várias áreas como: Rotinas Administrativas, Informática e Inglês e atende não só a população de Itororó como também pessoas de Itati, Rio do Meio, zona rural e de outras localidades próximas. Esperamos em breve conseguir trazer cursos novos para atender as necessidades de todos“, afirmou Marcos, gerente administrativo da Microlins de Itororó.
Informações do Blog Itororó Já
Clicando abaixo confira mais fotos:
‘O FIM DA GREVE ESTÁ DECRETADO’, DIZ COMANDANTE-GERAL DA PM E PMs VOLTAM AS RUAS INSATISFEITOS
O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro, afirmou, em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (10), no auditório do Quartel do Comando-Geral, Largo dos Aflitos, que a paralisação da PM já foi encerrada. “Na minha ótica, o fim da greve está decretado. Apenas uma pequena minoria resiste à convocação para voltar ao trabalho. Tudo tem começo, meio e fim. E o final da greve está decretado”, atestou. O coronel também avisou que quem não retornar às atividades imediatamente terá o ponto cortado, estará sujeito a abertura de processo administrativo e punição, que pode chegar até mesmo à expulsão. “A partir de hoje, a falta não será tomada como adesão a paralisações”, alertou. Segundo ele, a falta de policiamento agora é “apenas pontual”.
Castro declarou que, até as 9h de sexta, 85% do efetivo da polícia na capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS) tinha retornado ao trabalho. “A maioria das cidades do Oeste já voltou e, no Norte, todos os municípios retornaram”, disse. Castro admitiu, entretanto, que algumas intervenções para “desmobilizar” o movimento grevista ainda ocorrem na região Sul. O coronel informou que os bairros soteropolitanos identificados com pouco policiamento, como Cajazeiras e alguns pontos do Subúrbio Ferroviário, recebem tropas da reserva, como a Choque e a Caatinga. Nesta sexta, o movimento grevista iniciado pela Associação dos Policiais, Bombeiros e dos seus Familiares da Bahia (Aspra) completou 11 dias.
PMs VOLTAM AS ATIVIDADES INSATISFEITOS
Samuel Celestino: “A greve da Polícia Militar da Bahia chega pouco a pouco ao fim, segundo informações da corporação. Não há mais condições de tentar qualquer movimento. A tropa considera que não teve êxito, mas entende também que pior será o afterday. Toda a Polícia Militar demonstra total insatisfação com os resultados negativos. E, pelo que demonstraram ao BN, eles voltam ao trabalho absolutamente insatisfeitos e, consequentemente, sem maiores esforços por entenderem perfeitamente o resultado negativo do movimento. Isso significa um aviso aos navegantes, consequentemente, um aviso ao governo do Estado”.




























