::
BRASILEIRO NA FILA DE EXECUÇÃO NA INDONÉSIA FAZ ÚLTIMO PEDIDO A TIA
Marco Archer Cardoso Moreira soube ontem à noite – de manhã no Brasil – que poderia ser executado no próximo sábado (16). Os policiais começaram o movimento de preparação para transferi-lo para outra unidade prisional, conhecida como o “corredor da morte” da Indonésia, onde os presos são isolados e preparados para a execução por fuzilamento. Logo em seguida, o temor se concretizou e ele deixou a prisão de Pasir Putih.
Preso há 11 anos por ter entrado no país com 13,4 kg de cocaína escondidos numa asa-delta, o brasileiro ainda tinha esperanças de que o presidente recém-eleito, Joko Widodo, cuja principal promessa de início de mandato seria a tolerância zero com os traficantes, ajudasse. Em 31 de dezembro, Widodo negou a clemência ao brasileiro.
A última chance de adiar a execução de Marco é a presidente Dilma Rousseff tentar intervir diretamente junto a Widodo. A família de Marco diz que tanto o Itamaraty quanto o Planalto estão empenhados em ajudar o brasileiro, que tem 53 anos, mas são mínimas as chances de o presidente linha-dura sequer atender os contatos do governo brasileiro.
Assim que soube da possibilidade da execução iminente, uma tia de Marco pegou um voo para Jacarta, aonde, por causa das três conexões, deve chegar nesta sexta-feira (15). Ela leva uma mala com presentes, cartas e lembranças de amigos e, a pedido do sobrinho, bacalhau da escala em Lisboa. “Espero poder me despedir do meu sobrinho e peço que rezem por ele”, diz ela, irmã da mãe de Marco, morta em 2011 de um câncer de pulmão que acreditava ser fruto do desespero pela libertação do filho.
MEC DIVULGA NOTAS DO ENEM 2014
O Ministério da Educação liberou na noite desta terça-feira (13) a consulta individual das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. O candidato deve acessar sua nota no site sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem. Para ver sua nota, o candidato deverá inserir seu número de inscrição do Enem e a senha de acesso ou CPF e senha. Qualquer dúvida o candidato pode ligar para o telefone de auxílio do Enem: 0800 61 61 61. O Enem foi realizado nos dias 8 e 9 de novembro de 2014. Cada um dos mais de 6,3 milhões de candidatos que fizeram as provas, poderá ver a nota que tirou nas provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática), além da prova de redação. Segundo o Ministério da Educação, as médias em matemática e redação dos alunos concluintes do ensino médio caíram 7,3% e 9,7% respectivamente em relação ao Enem do ano anterior.
AGORA É OFICIAL! O LAGOA INDOOR TRAZ A DUPLA SERTANEJA HENRIQUE E JULIANO DIA 1º DE FEVEREIRO
Agora é Oficial: O Lagoa Indoor 2015, dia 1º de fevereiro em Itapetinga com a dupla que arrasta multidões, Henrique e Juliano! Um super evento com ingressos de: Arena (Casadinha – R$ 80), Área Vip (Open Bar de Cerveja, Refrigerante e Água – R$ 80) e Backstage (Open Bar de Whisky Chivas Regal 12 anos, VodkaAbsolut, Cerveja, Refrigerante e Água – R$ 160). Inicio das vendas nos próximos dias.
ESTADO CORTA MAIS DE 800 CARGOS COMISSIONADOS NA ADMINISTRAÇÃO
O governador Rui Costa (PT) começou a fazer a “limpa” nos cargos comissionados da administração estadual. Conforme apontado pela coluna Satélite, 867 postos foram cortados segundo a edição de sábado (10) do Diário Oficial do Poder Executivo. A medida determinou extinções em 22 pastas, além dos gabinetes do governador e vice-governador, Casa Militar, Instituto Anísio Teixeira (IAT), Centro Industrial do Subaé (CIS) e Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic), além de outros dois órgãos da cúpula do Palácio de Ondina: o gabinete do governador Rui Costa (PT) e a Secretaria de Educação (SEC). A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), com 246 cortes, seguida por Saúde, com 191, e Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), com 104, foram as pastas com mais cortes.
O PODER POLÍTICO DOS EVANGÉLICOS
Desde a sua emancipação, que a cidade de Itororó tem sido governada por prefeitos oriundos do catolicismo. Seria importante que os evangélicos ocupassem as esferas de poder com objetivos de assumirem o poder central, (a prefeitura) e não se limitassem a servirem de escadas para os “nativos” da matriz apostólica da Santa Sé de Roma. Até porque, ficaria caracterizada em Itororó a alternância de poder de que todos falam, mas que não abrem mãos, de nele, se perpetuarem, numa espécie de quase dogma ou num intransponível auto de fé que seus atores sociais não queiram pensar em mudanças.
O único evangélico, que se tem registro de candidatura a prefeito de Itororó, foi em 1970 quando o então pastor oriundo da Primeira Igreja Batista, e dirigente da Assembleia de Deus, Orlando Borges, e que perdeu as eleições para Abel Moreira. Orlando Gomes foi candidato de Agostinho Costa Santos, este, que era adepto do Kardecismo; talvez, já fosse um visionário da necessidade da tal alternância de poder. De lá para cá, nenhum outro líder evangélico se submeteu a uma apreciação popular com a missão de governar Itororó.
Longe de querer fazer apologia a uma “guerra santa” em nossa cidade. Seria de bom grado, que a visão cristã dos reformistas protestantes europeus (Lutero e Calvino) insurgisse em Itororó para uma composição de um modo de governar sob as rédeas de um evangelho mais solidário com declarada e praticada opção preferencial pelos pobres; bem distante dos modelos que perduram à quase sessenta anos.
Resta-me acreditar numa inversão de visão da sociedade, que uma reviravolta, nesse sentido, faria dos evangélicos (com a prefeitura nas mãos), figuras públicas capazes de melhorar a vida da maioria. Seriam eles, até para o povo católico, dirigentes mais generosos e leais de que os eleitos seus, os que historicamente professam a fé romana.
Não puxo sardinha para a brasa de religião nenhuma. Até porque o meu partido entende que a chamada bancada evangélica que ocupa as esferas de poder é constituída de figuras de pensamentos retrógados, que não avançam como sociedade moderna, porém, avançam ocupando espaços na política e, para mim, Deus é um só. A religião é o instrumento que nos liga a Ele. À medida que o universo se expande, a ciência e a tecnologia nos revelam os seus mistérios, Deus se torna maior, e maior será se as sociedades alternassem seus poderes sem as guerras deflagradas pela religião, na paz e na fé que nos liga ao Pai.
NOTAS DO ENEM ESTARÃO DISPONÍVEIS A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA
O Ministério da Educação divulgará a partir desta terça-feira (13) as notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, que serão divulgados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O candidato poderá disputar uma vaga no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) com a nota, desde que não tenha tirado zero em redação. O Sisu ofertará 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de ensino superior. As inscrições para o sistema seguem até o dia 22 de janeiro. A nota do Enem também pode ser utilizada para o Prouni, cujas inscrições se iniciam no dia 26 de janeiro e vão até o dia 29.
PREFEITURA ATENDE FAMÍLIAS PELO PROGRAMA “NOSSA SOPA”
Atenção a todos os interessados em receber a sopa do Programa Nossa Sopa da Secretaria de Desenvolvimento Social. Procure o CRAS e faça já o seu cadastro, estaremos distribuindo em seu bairro. Não esqueça de levar seus documentos e os documentos de todas as pessoas de sua casa.
Apoio: Prefeitura Municipal de Itororó, Secretaria de Desenvolvimento Social e Governo do Bem III.
ITAPETINGA: GRAVE ACIDENTE FAZ VÍTIMA FATAL PRÓXIMO A BRASILGÁS
Um acidente com vítima fatal foi registrado na noite deste sábado (10) na BA-263, próximo a Brasilgás, o trágico acidente envolveu três veículos, deixou um morto e outro ferido. A vítima fatal é Fábio Cavalcante, vigilante e um assíduo desportista. Fábio estava com a outra vítima ainda não identificada estavam em uma motocicleta que colidiu frontalmente com um veículo Gol, de cor prata.
De acordo com testemunhas o condutor do Gol abandonou o carro e fugiu sem prestar socorro. O impacto foi tão forte que a motocicleta ficou aproximadamente 30 metros longe do corpo da vítima.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), esteve no local, socorreu o ferido e encaminhou ao HCR. Fábio na foto, ao lado, morreu antes de receber atendimento, o outro ocupante da moto pode ter sofrido fratura na perna esquerda. Itapetinga 24 Horas.
Fotos fortes clicando abaixo:




























