:: 24/abr/2026 . 13:38
Itororoense Dra. Mariana Cedro participa de cirurgia inédita que devolve voz a paciente oncológico
Itororoense Dra Mariana Cedro participa de cirurgia inédita que devolve voz a paciente oncológico
Nesta última semana a Santa Casa de Feira de Santana (BA) realizou a primeira cirurgia de reabilitação da voz com implante de prótese fonatória coberta pelo SUS no interior do estado. O procedimento, conduzido pela equipe de cirurgia de cabeça e pescoço, marca um avanço importante no acesso à saúde de qualidade para pacientes oncológicos. Entre os profissionais que atuaram na cirurgia, está a itororoense Dra. Mariana Cedro, filha da médica Dra. Paula e do engenheiro Rider Cedro.
A técnica permite que pessoas que perderam a fala em decorrência do câncer de laringe voltem a se comunicar, resgatando autonomia, dignidade e qualidade de vida.
Um dos casos que emocionam é o do aposentado João da Silva, de 80 anos. Após o tratamento contra o câncer, ele já começou a reaprender a falar com o auxílio da prótese, levando alegria a toda a família.
O câncer de laringe está entre os mais comuns na região de cabeça e pescoço, o que reforça a importância de iniciativas como essa, que vão além do tratamento da doença e devolvem voz e pertencimento aos pacientes.
Informações do Blog Itororó Já
Itororó: Cartório Eleitoral funciona em regime especial até fechamento do cadastro
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) publicou a Portaria ZE-137 nº 2, de 09 de abril de 2026, que estabelece alterações no funcionamento do Cartório Eleitoral da 137ª Zona Eleitoral, em Itororó/BA. A medida foi assinada pelo juiz eleitoral Dr. Rojas Sanches Junqueira e leva em consideração a proximidade do fechamento do cadastro eleitoral.
De acordo com a portaria, o Cartório Eleitoral funcionará em regime especial de atendimento ao público a partir do dia 25 de abril de 2026. Nesse período, incluindo os dias 1º de maio (feriado) e 2 de maio, o atendimento será realizado em regime de plantão, das 08h às 12h.
Além disso, nos dias 04, 05 e 06 de maio de 2026, o funcionamento será ampliado, com atendimento ao público das 08h às 15h. A medida tem como objetivo garantir que os eleitores consigam regularizar sua situação dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral.
A portaria entrou em vigor na data de sua publicação e reforça a importância de que os cidadãos procurem o Cartório Eleitoral o quanto antes para evitar contratempos, especialmente diante do encerramento do cadastro eleitoral.
A iniciativa busca assegurar maior acesso aos serviços eleitorais e atender à demanda crescente neste período que antecede o fechamento do cadastro.
Informações do Blog Itororó Já
- 1




















