itororo

A cidade de Itororó, no sul da Bahia, ficou na 344º colocação na mais recente apuração do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que tem 2013 como ano base. Foram apuradas 415 cidades em todo o Estado. Na colocação nacional Itororó ficou na 5314º colocação. No ano de 2012 o IFDM de Itororó era de 0.4175.

Na avaliação Itororó pontuou 0.4433 no IFDM e ocupa a posição de cidade regular. A nota média nacional: 0,7441.

A cidade de Guanambi, no oeste da Bahia, assumiu o posto de Luís Eduardo Magalhães, na mesma região, e é o município baiano que mais vem se desenvolvendo atualmente. O dado é constatado na mais recente apuração do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que tem 2013 como ano base.

Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM)

O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde. Criado em 2008, ele é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

METODOLOGIA

Sua metodologia possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.

Desde 2014, a metodologia do IFDM foi aprimorada para captar os novos desafios do desenvolvimento brasileiro para esta nova década. O principal incremento foi situar o Brasil no mundo. A nova metodologia buscou padrões de desenvolvimento encontrados em países mais avançados, utilizando-os como referência para os indicadores municipais. Outro ponto importante foi a atualização de metas e parâmetros nacionais. Neste caso, o ano de referência deixou de ser 2000 e passou a ser 2010.

LEITURA DO IFDM

De leitura simples, o índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: baixo (de 0 a 0,4), regular (0,4 a 0,6), moderado (de 0,6 a 0,8) e alto (0,8 a 1) desenvolvimento. Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade.

03 - Farmacia Dias