Polline, secretária de finanças do município

A prefeitura de Itororó anunciou nesta terça-feira (28) uma série de medidas e ações para reduzir as despesas do município no decorrer dos próximos meses. Os procedimentos para a contenção de gastos estão detalhados no Decreto nº 048/2022, assinado pelo prefeito Paulo Rios e publicado no Diário Oficial do Município.

De acordo com a Secretária de Finanças, Polline Oliveira, que ocupou o cargo no início deste mês de junho, as medidas foram tomadas em virtude da crise financeira que vem afetando a arrecadação de receitas em todos os municípios do país: “ao assumirmos a pasta, fizemos um levantamento dos cálculos relativos à receita do ICMS e ao valor dos repasses, especialmente do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), e observamos que houve, gradativamente, uma redução na arrecadação. Então, não tivemos outra opção a não ser conter os gastos públicos a fim de reequilibrarmos as receitas e as despesas do Município”, explicou.

É importante destacar que o Município foi afetado pelas enchentes em dezembro de 2021 e janeiro de 2022, o que apresentou diversos reflexos na economia e arrecadação própria municipal, além de ter reajustado os salários dos servidores. Para continuar prestando bons serviços à população, a atual gestão está fazendo uma revisão minuciosa referente às despesas e contratos, para que os recursos sejam realocados de maneira mais eficaz. ASCOM.