A Fundação Hospital e Maternidade de Itororó (FHMI), tendo como mantenedora a Fundação Gonçalves e Sampaio (FGS) estará realizando 300 procedimentos de Cirurgia de Oftalmologia neste final de semana em Itororó.
.
.
Os procedimentos estão ocorrendo nas instalações do Hospital de Itororó, através de uma parceira entre a FGS e o Governo do Estado da Bahia que vai beneficiar pacientes que precisam de cirurgias de catarata, pterígio e capsulotomia. Todo o atendimento clínico, de exames e as cirurgias são oferecidos 100% pelo SUS.
.
O pacientes que serão atendidos são de Itororó, Poções, Firmino Alves, Floresta Azul, Anagé, Ibicuí, Itapetinga e Maiquinique.
.
Dona Maria Eunides de Jesus, 76 anos, moradora de Itororó afirmou: “Eu estava aguardando essa cirurgia há alguns meses e graças a Deus agora saiu e o melhor é que vou fazer a cirurgia em Itororó mesmo”.
.
Seu João Andrade de Oliveira, 82 anos da cidade de Floresta Azul enfatizou: “O pessoal da saúde de Floresta ligou e falou que tinha conseguido minha cirurgia. Estou tendo dificuldade de enxergar e agora tomara que eu consiga voltar a enxergar bem”.
.
Dona Ana Maria da Paixão, 75 anos de Poções afirmou: “Agora vou poder tirar essa carne do olho. O pessoal está de parabéns aqui em Itororó por essas cirurgias”
.
Neste sábado, 24, foram realizados alguns procedimentos de triagem desses pacientes e todo serviço terá continuidade até próxima terça-feira, 27.
“Faz parte da proposta da instituição FGS a reabertura do centro cirúrgico da fundação. E aos poucos esse desejo vai se tornando possível” finalizou Carine Rezende, diretora da entidade.
.
Os eventos estão ocorrendo, respeitando as normas de segurança, estabelecidas pela Vigilância Epidemiológica, sempre no combate ao COVID 19.
A FGS agradece a parceria entre a entidade, a prefeitura municipal de Itororó, através da secretaria de saúde, o Governo do Estado da Bahia e o Consórcio Público Interfederativo de Saúde Médio Sudoeste.