Itororó: CETEP vai realizar Plantio Global neste domingo dia 17. 100 árvores serão plantadas
O Projeto Plantio Global é uma ação apartidária, colaborativa e comunitária que visa promover o Plantio de Árvores Nativas na Cidade de Itororó, acontecerá nesse próximo Domingo, dia 17 de Março, a partir das 8h30, com saída da Praça Castro Alves (Jardim). A ação é realizada por meio do CETEP – Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Sudoeste da Bahia, através do Cursos Técnicos do Eixo de Recursos Naturais, em Parceria com Secretaria de Agricultura do Município de Itororó. Essa é a primeira vez que a nossa Cidade participa desse evento mundial, sendo este uma ação que reúne grupos de cidades do Brasil e do mundo, que realizam plantios arbóreos em área urbana com a intenção de produzir um efeito transformador para resgatar e valorizar os elementos da vegetação nativa que amplie a conscientização e as boas práticas ambientais. Esta ação também pretende inspirar a criação de novos grupos para ampliação da troca de experiências e de conhecimento, aquecendo a discussão sobre o tema, e contribuindo com a experimentação e o aprimoramento de políticas públicas para o setor.
Os voluntários irão plantar 100 Árvores de Espécies Nativas (árvores, arbustos e forrações atrativas aos polinizadores). Um dos objetivos é conscientizar a população sobre a importância da manutenção do Equilíbrio Ambiental, com foco na polinização por insetos e avifauna também.
Os plantios são realizados com a maior diversidade possível de espécies nativas de ocorrência regional que tenham a capacidade de oferecer serviços ambientais em harmonia com a estrutura urbana existente. Neste processo são observadas as técnicas ecológicas e botânicas locais, envolvendo a parceria de diversos grupos: Sociedade Civil, Organizações Privadas e Poder Público.
De carona com o plantio, abordam-se também temas relacionados à qualidade do solo, à quantidade de áreas permeáveis, à recarga hídrica do lençol freático, à conectividade da vegetação na paisagem para criação de corredores que favoreçam o trânsito da fauna, à qualidade do ar e a função da vegetação no sequestro de carbono, à redução das ilhas de calor urbano em função da vegetação, dentre outros tantos que chegam até aos aspectos de saúde e de bem-estar da população que usufrui de áreas ecologicamente equilibradas.
Assim, é fundamental que sejam permanentes as ações que promovam plantios adensados de espécies nativas em áreas públicas, seja pelos cidadãos, comunidades, poder público ou iniciativa privada em apoio a concretização das diretrizes do Plano Diretor Estratégico, as premissas da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS.
Diversos ODS serão atendidos com esta iniciativa, especialmente o ODS 11 – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis, e o ODS 15 – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.
Informações:
Dia: próximo Domingo (17 de Março de 2019);
Horário: a partir das 8h30; Concentração: Praça Castro Alves.
Vir, preferencialmente, de roupas leves e de cor verde.
Lembre-se: A hidratação e a proteção contra o sol são muito importantes.
No dia do Evento plantaremos, pelo menos, 100 novas árvores, com características de Vias Urbanas e Nativas, provenientes de Vegetação de Mata Atlântica.
Maiores Informações:
* CETEP de Itororó
* Professor Allan –
(73) 99999-2744
* Grupo do WhatsApp, no link abaixo:
https://chat.whatsapp.com/IV8F8AzulB2CNK0k6wITAV
CONTAMOS MUITO COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS!
Atenciosamente:
Eixo de Recursos
Que boa notícia!Arborizar nossa cidade, o importante é que essas espécies nao prejudiquem a estrutura das casas nem das calçados. Parabéns ao Cetep pelo projeto socioambiental.
quando e que vão ter a vontade de tirar este fedo de merda do centro da cidade, este rio de merda