ITORORÓ: AUDIÊNCIA PÚBLICA DEFINE NOVAS SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS DO MATADOURO MUNICIPAL
Uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Itororó convocada pelo Promotor de Justiça desta Comarca Dr. Dario José Kist encerrou-se agora a pouco e pode ter tido resultados satisfatórios para a população itororoense.
Um vídeo postado a menos de 1 mês no YouTube mostrando a produção da carne de sol de Itororó teve uma repercussão negativa para a economia da cidade e para a população de uma forma geral. Diante disso o Promotor da cidade Dr. Dario José Kist pediu junto a ADAB um relatório detalhado dos acontecimentos ocorridos no matadouro municipal, justificando assim a ida do prefeito de Itororó Adroaldo Almeida a Vitória da Conquista em busca de soluções para um problema que dura 40 anos.
A ADAB, na audiência pública representada pelo Sr. Roberto Rocha – Coordenador Regional da instituição fez o relatório pedido pelo Ministério Público e constatou uma sequencia de irregularidades no funcionamento do matadouro que diante da situação poderia até mesmo ser fechado. Vários seguimentos itororoenses fizeram-se presentes ao evento e por diversas vezes fizeram o uso da palavra para que juntos tentassem arrumar uma solução.
O prefeito Adroaldo Almeida (PT) solicitou junto ao Ministério Público um tempo estimado até o dia 31 de Dezembro para que os problemas do matadouro comecem a ser solucionados. O prefeito garantiu também que o abate de gado será feito em Itororó e que medidas serão tomadas no intuito de permitir que os açougueiros não passem mais nenhum tipo de transtorno.
Ao final da audiência ficou definido que uma comissão formada pelo Ministério Público, Secretarias de Saúde e de Meio Ambiente, Empreendedores da Carne de Sol se reunirá no próximo dia 11 para discutirem datas breves, condições e soluções para o problema.
Durante a audiência pública uma espécie de denúncia foi feita por um dos participantes. O Sr. Antônio Ramos, mais conhecido como Toin São Pedro que já foi fiscal do matadouro por cerca de 10 anos, afirmou, ao fazer uso da palavra, que o vídeo produzido e postado na internet era de autoria de Marcos Dias proprietário do Frigorífico que está em construção na cidade de Itororó. Oficialmente nenhum dos órgãos se prenunciou a respeito da declaração dada por Antônio Ramos, como também ainda não se sabe para que condição Marcos havia filmado o abate do gado.
Informações do Blog Itororó Já
No fim tudo acaba em Pizza, ou melhor, em churrasco!
Sinto que nossa cidade espera algo maior que a mudança no matadouro. Ela necessita de transformação, dos políticos, da mentalidade, do desejo de crescer. Um problema que já remonta mais de 30 anos e que só agora incomoda os políticos de plantão? O matadouro é ilegal,imoral? pode até ser, mas não é clandestino. Seria mais interessante que aqueles que postaram o vídeo se mostrassem, pois assim veríamos se realmente estão preocupados com Itororó.
A questão do momento não é saber quem postou o vídeo, e sim o que será feito para desfazer deste imbróglio, pois do jeito que está não pode. Entra prefeito, sai prefeito e ninguém se preocupou com o problema, depois do vídeo aparecer na mídia, todos se preocupam, se o problema tem solução é a hora certa da UNIÃO de todos. Afinal, Itororó é ou não é a melhor carne de sol do Brasil?
Toin são pedro o Mundo precisa de heróis, ITORORO precisa de homens como você !
v/l Toin são pedro !