aviao

Um avião modelo Airbus, da Avianca, colidiu com um urubu enquanto se aproximava para pousar no aeroporto de Ilhéus, na última quinta-feira, dia 16. Com o impacto, o bico da aeronave foi amassado. Apesar da situação de emergência, os pilotos conseguiram realizar o pouso com segurança, mas a situação trouxe pânico aos passageiros.

Segundo informações obtidas, este não é o primeiro caso envolvendo colisão com pássaros na aproximação ao aeroporto de Ilhéus neste ano.

.

.

Uma Comissão de Segurança da Infraero identificou que o problema é causado principalmente por um matadouro, que estaria jogando, de forma irregular, dejetos numa área de aproximação das aeronaves, atraindo assim vários urubus.

Um relatório elaborado por essa Comissão contendo recomendações para reverter a situação já teria sido entregue para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Ilhéus, mas até o momento nenhuma medida foi adotada.

Questionado sobre a possível origem desses urubus, Vieira afirmou que os animais se tornaram “domésticos”, encontrando alimentos em “lixeiras viciadas” mantidas pela população, especialmente na zona sul da cidade.

Dessa forma, o secretário descartou a informação presente num relatório elaborado pela Comissão de Segurança da Infraero, que aponta um matadouro instalado no Banco da Vitória como principal agente causador da situação. Vieira acrescentou que busca especialistas nessa questão para estudar uma forma de afastar os pássaros da área de aproximação do aeroporto. O Tabuleiro.

.

.