CAATIBA: PROJETO DE HORTA ESCOLAR INCENTIVA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Colocar a mão na terra, manusear sementes e mudas de hortaliças, aprender sobre o processo de germinação e desenvolver valores relacionados às questões ambientais se tornaram rotina para os alunos das Escolas Municipais de Caatiba.
Além de conciliar teoria e prática, os produtos cultivados sem agrotóxicos com a ajuda dos alunos enriquecem a merenda escolar. As atividades envolvem toda a comunidade escolar e, além dos benefícios alimentares, têm sido uma forma de aprendizado saudável e criativa.
O projeto “Hortas nas Escolas”, idealizado pela secretaria de Agricultura e secretaria de Educação, começou a ser implantado em escolas públicas de Caatiba nos meses de março e abril de 2013, e já apresentam resultados excelentes.
A idéia do projeto surgiu quando o Secretário de Agricultura, Sr. Coriolando (Cori), participou de alguns encontros na área de agricultura e apresentou a proposta à Secretária Municipal de Educação. “A educação ambiental está sendo bem aceita pelos alunos. Na horta, elas aprendem o cultivo de alimentos, que elas mesmas plantam, colhem e consomem, participando ativamente do processo educativo”, ressaltou Sueli.
Para o prefeito, Júnior Mendes, “Esse projeto tem sido de grande importância para os alunos da rede municipal de ensino. Por meio da horta foi possível propiciar conhecimentos, habilidades e estimular a discussão sobre a importância do consumo de alimentos de forma adequada, saudável e segura, conscientizando quanto a práticas alimentares mais saudáveis.” Concluiu.
Segundo o Diretor de uma das escolas que implantou o projeto, Sr. Bonfim, “desde que ele foi implantado, percebeu uma mudança nos alunos tanto no aprendizado como nos hábitos. Passamos a teoria na sala de aula e depois os alunos podem vivenciar na prática. Isso tem feito com que o rendimento deles melhore. Eles também estão aprendendo a preservar a natureza e a se alimentar melhor”, enfatizou.
A área onde ficam as hortas é muito grande. “Antes, o espaço, que fica nos fundos da escola, era tomado por mato e lixo. Essa área vivia com insetos e a horta fez com que o espaço fosse limpo”, afirmou o responsável pela manutenção da escola. Informações G4TV.