A Capital da Carne de Sol mostrou mais uma vez por que é referência em festa, tradição e cultura! O segundo dia do Festsol, em Itororó-BA, foi marcado por uma verdadeira celebração de boa música, muito forró pra dançar e um público vibrante que lotou a praça principal.
O palco recebeu grandes atrações como Try 10, Fogo Latino, o irreverente Sonho Ferrary, Vitor Fernandes e o aguardadíssimo Targino Gondim, ícone da música nordestina.
.
.
.
.
Mas os momentos mais emocionantes da noite ficaram por conta dos shows de Batista Lima e Solange Almeida, dois dos nomes mais esperados do evento, que fizeram o público cantar em coro e dançar ao som de hits inesquecíveis. Também marcou presença o forrozeiro Aduílio Mendes, trazendo aquele forró autêntico que a Bahia ama, e encerrando com chave de ouro, o animado Boteco das Amigas.
Além das atrações musicais, o evento contou com a presença ilustre do Governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, acompanhado de sua comitiva política, fortalecendo o reconhecimento do Festsol como um dos maiores eventos culturais da região.
Toda essa grandiosidade só foi possível graças à competência da gestão do prefeito Dr. Adauto Almeida, da empresa Portela Produções e da equipe responsável pela organização, que garantiram uma festa segura, bem estruturada e acolhedora para moradores e visitantes.
O 37° Festsol segue fazendo história, fortalecendo a identidade cultural de Itororó, movimentando a economia local e celebrando o que temos de melhor: música boa, forró arretado e a carne de sol mais famosa do Brasil!
Se ainda não veio, corre que ainda tem mais por vir. Itororó te espera de braços abertos!
O coração da Bahia bateu mais forte nesta primeira noite do Festsol, em Itororó, a Capital da Carne do Sol! O evento, que já é tradição e orgulho da cidade, abriu sua programação com uma sequência de shows que fizeram o público dançar do começo ao fim.
.
.
.
.
Subiram ao palco nomes como Marcos Reys, Caxangá, Tome Xote, Chambinho do Acordeon, Pipoco do Trovão, Mikael Santos e, claro, a mais aguardada da noite: Toque Dez.
A banda levou o público ao delírio com um show vibrante, cheio de energia e aquele forró bom de dançar, com repertório animado, cheio de sucessos que embalaram a multidão. Quem esteve presente sabe: foi inesquecível!
Além da música, o evento celebra o sabor que é marca registrada da cidade: a carne de sol de Itororó, que atrai visitantes de toda a região e do estado inteiro. É cultura, é tradição, é identidade! Itororó – Capital da Carne do Sol.
O Festsol segue com mais atrações nos próximos dias. Se você ainda não veio, está mais do que convidado a fazer parte dessa festa que une música boa, gente acolhedora e a gastronomia mais saborosa do interior baiano.
O 37° Festsol é uma realização da Prefeitura Municipal de Itororó, Portela Produções em parceria com o Governo do Estado da Bahia e SUFOTUR.
Ocorreu na praça do Festival da Carne de Sol, na noite desta terça-feira, 17, o Concurso Garoto e Garota Festsol 2025 de Itororó, promovido pela prefeitura municipal, através da secretaria de cultura, esporte e turismo.
.
.
A comunidade abraçou o concurso e participou em peso, lotando a Praça do Festsol um dia antes de começar o 37° Festsol de Itororó.
Desde o início das inscrições para o Concurso Garoto e Garota Festsol, foi possível notar a diversidade de pessoas que se candidataram para as premiações.
.
.
Paula Rocha, secretária de cultura, esporte e turismo, falou sobre a alegria de realizar um concurso tão importante para o Festsol de Itororó, durante os festejos juninos. Agradeceu a quem compareceu para assistir e também a quem colaborou para que o concurso acontecesse.
Um grave acidente envolvendo um veículo Hilux com cabine de madeira e uma moto Honda Pop deixou um homem morto em uma estrada vicinal, próximo ao município de Nova Canaã.
O acidente ocorreu na manhã desta terça-feira, 17, e, segundo informações divulgadas nas redes sociais, um jovem identificado como Kauã Pedro transitava em uma estrada vicinal, distante do município de Nova Canaã cerca de 7km, quando acabou se envolvendo em um acidente com um veículo Hilux de cabine de madeira, que segundo informações, é de propriedade de um Itororoense.
.
O jovem acabou morrendo no local do acidente após a colisão.
A moto ficou destruída no incidente e a ocorrência deverá passar por perícia.
Um veículo Fiat Siena capotou na BA 263, próximo ao Lixão de Itororó e ficou com as quatro rodas pra cima. O incidente ocorreu no último sábado, 14.
O motorista do veículo, identificado como Deibson Santos de 33 anos, afirmou para a equipe do Blog Itororó Já, que retornava sentido Rio do Meio/Itororó, quando chegou próximo ao Lixão percebeu que o veículo apresentou algum problema de eixos. Deibson então perdeu o controle do veículo e o mesmo acabou capotando e caindo em uma ribanceira às margens da Rodovia BA 263.
.
O carro caiu dentro de um córrego e ficou com as rodas para cima. O motorista sofreu ferimentos leves.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itororó, representado pelo diretor da autarquia, Val Bakana promoveu um importante treinamento de segurança voltado aos servidores da instituição. A capacitação teve como foco os procedimentos corretos a serem adotados em casos de escapamento de cloro, substância utilizada no tratamento da água e que exige cuidados específicos no manuseio.
.
Durante o treinamento, os funcionários receberam orientações técnicas e participaram de simulações práticas, com o objetivo de garantir maior preparo e agilidade diante de situações de emergência. Ao final da atividade, foram entregues certificados de participação, reconhecendo o empenho dos servidores e reforçando o compromisso do SAAE com a segurança no ambiente de trabalho.
O diretor destacou a importância da ação: “Investir em capacitação é fundamental para proteger nossos trabalhadores e a população. Estamos sempre atentos à segurança e à qualidade dos nossos serviços.”
A iniciativa reforça o papel do SAAE de Itororó como referência na gestão responsável dos recursos hídricos e na valorização de seus profissionais.
Uma lanchonete, localizada na esquina da Rua Barão do Rio Branco com a Rua Rui Barbosa, ficou totalmente destruída em um incêndio que ocorreu na madrugada desta segunda-feira, 16.
Há relatos de que o incêndio pode ter sido causado por gás de cozinha que fica instalado dentro do comércio.
Populares e um carro pipa ajudaram a apagar o fogo que, por pouco, não destruiu o ponto comercial.
Tudo que tinha dentro da lanchonete foi consumido pelo fogo. Não há relatos de feridos no incidente
Neste sabádo, 14, a Auto Escola São Pedro reinaugurou um novo espaço, moderno, amplo, com novos veiculos e instrutores para melhor atender Itororó e cidade circunvizinhas.
“Uma grande alegria está inaugurando nossa nova sede hoje. Nosso objetivo é proporcionar uma nova qualidade de serviço para nossos clientes, não digo que aqui é uma reinauguração mas sim uma inauguração, pois nossa proposta é trazer um serviço ainda mais eficiente, eficaz e de excelência como Itororó e nossa região merece,” declarou a empresária Marlônia Paiva – Diretora Geral da Auto Escola São Pedro.
.
.
A Auto Escola São Pedro está localizada na Avenida Manoel Novais, 271, Centro – Itororó.
Há mais de 13 anos, formando condutores, para um trânsito mais seguro.
O município de Itororó foi reconhecido com o Selo de Transparência nos Festejos Juninos, concedido pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). A cerimônia aconteceu na sede do MP, em Salvador.
O selo é uma importante certificação que atesta o compromisso da gestão municipal com a ética, responsabilidade e transparência no uso dos recursos públicos destinados às festividades juninas — uma das celebrações mais tradicionais da nossa cultura.
A Controladora Interna, Iêda Sampaio, representou o município na cerimônia e reforçou que Itororó segue firme na construção de uma gestão cada vez mais transparente e eficiente.
Após intensas buscas, realizadas pelo delegado titular de Itapetinga, Dr. Fernando Marra e o apoio da delegacia civil de Itororó, no município de Itororó e no distrito de Bandeira do Colônia, um corpo foi encontrado em avançado estado de decomposição.
O corpo, do sexo masculino, estava enterrado em cova rasa e após denuncias, foi localizado próximo ao Pinicão em Bandeira do Colônia.
Há suspeita, ainda sem confirmação, de que o corpo seja de Rayan de Jesus Santos que está desaparecido desde o último sábado, 07, quando o jovem saiu da casa de sua namorada em Bandeira do Colônia em direção a casa de um amigo e não mais voltou pra casa. A qualquer momento novas informações sobre o caso.