adrianoITAPETINGA: Desde a último segunda-feira (10) o Sudoeste Hoje noticiou, em primeira mão, que algumas fazendas localizadas na região de Palmares, no município de Itapetinga, haviam sido invadidas por supostos índios da tribo Pataxó Hãhãhãe, a mesma que vem ocupando propriedades rurais nos municípios de Pau Brasil e Itaju do Colônia.

Somente nesta quarta-feira (12), a notícia foi confirmada oficialmente pelo presidente do Sindicato Rural de Itapetinga, Adriano Alcântara, em entrevista à imprensa, na qual revela que se encontra em Salvador para pedir providências ao Governo do Estado, visando evitar que novas ações aconteçam.

indios1-500x326

Segundo pudemos apurar, várias propriedades foram invadidas de forma ilegal, vez que não há terras consideradas “indígenas” no município de Itapetinga, e que os seus legítimos proprietários receberam dos invasores o prazo de 24 horas para retirarem todo o gado, sob ameaça.

Em negociação direta com os supostos “índios”, alguns fazendeiros conseguiram prorrogar esse prazo, mas não conseguiram evitar que as benfeitorias, como casa e currais, fossem queimadas pelos invasores.

Como o caso de Itapetinga é considerado “isolado” e o governo está mais focado na verdadeira guerra que vem sendo travada entre índios e proprietários rurais nos municípios de Buerarema e Una, no Sul do Estado, a situação em Itapetinga tende a se agravar. Sudoeste Hoje.