O psicólogo, psicanalista e professor universitário Alessandro Marimpietri foi o convidado para palestrar na abertura oficial da jornada pedagogia itororoense, que começou no ultimo dia 13 na Fundação Cultural Cabana da Ponte e vai até o dia 16 deste mês, no CENPRO (Centro de Promoção Humana). “A saúde do professor” é o tema abordado no encontro dos educadores municipal. Esse assunto não foi escolhido por acaso, mas sim de comum acordo com a igreja católica, pois o tema da campanha da fraternidade de 2012 é “Saúde Pública”.

Segundo a secretaria municipal de educação, Sirlene Pereira, “a secretaria recebe muitos atestados médicos por parte dos professores, que são acometidos por vários tipos de doenças por conta da profissão, doenças essas conhecidas como ‘doenças do século XXI”, por tanto para a secretária, esse tema da jornada pedagógica é “oportuno” e trará a comunidade para um debate atual e de “suma importância”.

De acordo com o Dr.º Mario Augusto Eccher, – psicólogo, psicanalista e um dos palestrantes da jornada de 2012 – os problemas de saúde adquiridos pelos docentes “não é uma exclusividade de Itororó, mas sim de todo Brasil”. O psicólogo afirma que por onde passa fazendo palestras, nota que 85% dos educadores sofrem com a síndrome de burnout, que é um distúrbio psíquico de caráter depressivo, precedido de esgotamento físico e mental intenso, causado por longos anos de trabalho.

“Itororó está sendo pioneira ao tratar sobre a saúde dos professores. Esse é um tema delicado, que abrange todo um país, cuja educação está prestes de se tornar um caos por conta dos problemas adquiridos pelos professores. Por isso, as autoridades tem que se mobilizarem e abrirem os olhos para isso, pois os maiores prejudicados serão os nossos alunos e se educação parar, o crescimento da nação também para junto e o país fica estagnado. O poder público de itororoense esta de parabéns por se preparar e com certeza ficará fora desse ‘caos’, por que está se planejando”, disse o Dr.º Mario Augusto.

Os mais interessados no tema (os professores), acharam interessante esse assunto abordado nessa jornada. Os educadores Marônio Cedro (Itororó), Stephane Sousa (Rio do Meio) e Cosmira Moreira (Itati) falam que as “oficinas realizadas no evento foram bem organizadas e mostra com clareza que é preciso estar preparado para enfrentar esse problema de frente e que os docentes nunca devem desistir de buscar os seus ideais e de viver em paz consigo mesmo’.

“Independente de qual bandeira seja a igreja, a religião e a educação tem sempre que estar de mãos dadas , andando juntas, é uma ponte que não pode ser quebrada, pois já deu certo no passado e vai continuar dando certo no presente. Achei demais essa junção e ligação que a secretaria de educação fez com a campanha da fraternidade de 2012”, disse Marônio.

Mantendo o padrão 

A primeira jornada pedagógica realizada pela gestão do prefeito Adroaldo Almeida, em 2009, teve como tema principal “Educação de Valor: Metas e Mérito” e o convidado a palestrar foi o professor, músico, poeta e apresentador de TV Jorge Portugal. Em 2010 o tema foi “Educação, um instrumento de transformação” e a organização do evento ficou por conta do IBEC (Instituto Brasileiro de Educação Cultura e Turismo). Já em 2011, o tema foi “Escola Motivada; Escola Aprimorada” e o palestrante da vez foi o conferencista Hamilton Werneck conhecido internacionalmente e especialista em educação. Em 2012 o padrão foi mantido.

“Nós buscamos atuar juntos com a evolução dos tempos. Hoje nós contratamos empresas especializadas em realizar esse tipo de evento, que trazem especialistas conhecidos nacional e internacionalmente. Com isso, só quem ganha é a comunidade, pois tem a disposição, profissionais mais qualificados e atualizados com os principais temas do cotidiano. Quem vai pra jornada hoje, vai por que sabe que com certeza será apresentado há algo novo”, disse Sirlene. Ascom PMI.