WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


julho 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
escola de jiu jitsu

andressa fashion hair

rilker rodrigues

clube de campo gameleira

pro corpo academia

genilson reis fotografia

softsky informatica

carne de sol gomes


ITORORÓ: MP PODERÁ FECHAR MATADOURO MUNICIPAL NA PRÓXIMA SEMANA

Foto: Divulgação

O Ministério Público propôs, nesta quarta-feira, 21/11, duas ações civis públicas na Vara Cível da Comarca de Itororó visando à interdição dos matadouros de Itororó, de Firmino Alves e de Itaiá, interior deste Município.

O fundamento da ação situa-se nas graves irregularidades do ponto de vista ambiental e de saúde pública de que tais empreendimentos padecem. As péssimas condições higiênicas e sanitárias existentes nos matadouros geram inúmeros riscos de transmissão de doenças graves, como artrite infecciosa, carbúnculo hemático, coriza gangrenosa, encefalomielites infecciosas, enterites septicêmicas, linfagite ulcerosa, tuberculose, peripneumonia contagiosa, raiva e pseudo-raiva, neurocisticercose, leptospirose, toxinfecção alimentar e toxoplasmose.

Leia mais clicando abaixo:

Além disso, os três matadouros cuja interdição foi promovida causam sérios danos ambientais, em especial por que: a) falta de licenciamento ambiental; b) abate dos animais de forma rudimentar, com instrumento contundente e perfurante, em vez de revólver pneumático atordoador; c) ausência de câmara frigorífica para conservação da carne; d) trânsito de pessoas estranhas à atividade do abate; e) disposição indevida de resíduos de cascos de animais sobre o solo; f) lançamento de efluentes sem tratamento sobre o solo, que se acumulam em uma bacia localizada em cota inferior do terreno, causando a contaminação do solo e do lençol freático; g) o escoamento de fezes e resíduos para rios que passam nas imediações dos locais de abate.

O Promotor de Justiça Dario José Kist informa também que anteriormente diversas tentativas foram feitas junto às respectivas Prefeituras para o enfrentamento desses problemas, mas nenhuma medida concreta foi adotada nesse sentido, de modo que os matadouros persistem na pior situação possível.

E diante disso outra medida não se apresenta a não ser a interdição dos matadouros, na expectativa de suprimir tais locais de abate irregular e altamente poluentes.

A medida de interdição está em consonância com a política adotada em todo o Estado da Bahia no sentido de extinguir matadouros que não estão adequados à Portaria nº 304/96, do Ministério da Agricultura. Pretende-se com isso, também, que o abate seja realizado exclusivamente em frigoríficos que estejam de acordo com a legislação.

Informações do Blog Itororó Já

3 respostas para “ITORORÓ: MP PODERÁ FECHAR MATADOURO MUNICIPAL NA PRÓXIMA SEMANA”

  • anônimo says:

    Até intendo a preuculpação do promotor

    Mais esses açogueiros não tem culpa da falta de interece dos exs e atual prefeito de Itororó.
    Muitas pessoas depende do matadoro para tirar o sustento da sua familia,pois a cidade não oferece muitas opições de emprego.Itororó todo vai sofrer muito com as concequências que o fechamento do matadoro vai trazer a nossa tão maravilhosa cidade.

  • Gildeir cruz says:

    Que este seja fechado e abra em outro local com mais higiene, a entrada e saída da cidade de itororo esta sendo prejudicada visualmente por causa deste matadouro, a higiene é pessima, prova disso é urubus andando nas ruas, sentados encima das casas… nunca vi isto. Fui vizitar a cidade e fiquei chocado com a primeira impressão que tive ao entrar na cidade.
    parabéns para quem está organizando este fechamento.

  • Alan Ramos says:

    como vai ficar,os pais de família que vivem deste tão desprezado matadouro ,que mesmo com tantas perseguições sendo feito pelas autoridades locais de um descaso vem ao logo desses anos a unica ´´ empresa ´´que vem levando a carga de itororó nas costa.senhores políticos respeite o povo de itororó. faça alguma coisa.

Deixe seu comentário

saae
paulinho casa construcao

clinica bem estar

ranking local

atacadao farma

pet love

mix core training


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia