WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


agosto 2022
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
andressa fashion hair

paulinho material construcao

pro corpo academia

genilson reis fotografia

alianca variedades

casa de carnes alianca

softsky informatica

carne de sol gomes


ITORORÓ E SUA ECONOMIA PRINCIPAL AMEAÇADA E MARCO BRITO, NADA

matadouro.8Por Milton Marinho

Com mais de 20 anos mandando na cidade, o prefeito Marco Brito entra no seu nono ano de mandato direto sem mover uma palha em favor do Matadouro Municipal, assim como o Lixão, Hospital, Rio Colônia e demais gargalos crônicos que pouco lhe importa se acontece ou não em matéria de males causados à nossa população. Agora, com esta devassa que a saúde pública do país faz em busca de acabar com o abate clandestino de bovinos, Itororó, epicentro das discussões sobre o tema no estado, atrai a atenção da imprensa, e vê que sua principal fonte econômica está seriamente ameaçada. Enquanto isso, nossos trabalhadores do ramo da carne-de-sol perdem suas noites de sono por conta de sucessivas e exaustivas gestões de prefeitos que não levantam uma palha para resolver questões cruciais para a sobrevivência de centenas de famílias em nossa cidade.

CRIAÇÃO DE FRIGORÍFICOS/PROJETOS DO ESTADO

Reproduzo aqui o plano do governo do estado para combater o abate informal de animais que reside na construção de unidades frigoríficas no Estado, que faz parte do Projeto de Descentralização e Regionalização do abate. O secretário Eduardo Salles lembrou que a Seagri, através da Adab, assinou com 15 municípios baianos termo de compromisso para construção de unidades frigoríficas de abate. “Os novos abatedouros vão se somar aos 30 existentes, ampliando o combate ao abate clandestino”, disse.

Com planta padrão desenvolvida pela Seagri/Adab, os abatedouros são modulares, com capacidade para abater de 30 até 100 animais por dia. Dez deles serão instalados nos municípios de Itanhém, Barra, Santa Rita de Cássia, Medeiros Neto, Valente, Iguaí, Araci, Itaberaba, Jaguaquara e Paramirim. Os outros cinco vão ser implantados em Bom Jesus da Lapa, Valença, Remanso, Morro do Chapéu e Itabuna e terão capacidade de abater pelo menos 100 animais/dia. 


O projeto está sendo executado em parceria com os ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário.

De acordo com o secretário, os 15 municípios onde as novas unidades serão instaladas foram definidos depois de um estudo das zonas do Estado que mais necessitavam do equipamento, em função das distâncias dos já existentes e do rebanho da região. “Dessa forma, preservamos as demandas locais.  

Os frigoríficos serão construídos com base nas exigências da Portaria 304 do Ministério da Agricultura, que regula o abate de bovinos, caprinos e ovinos, e impõe normas à construção dos equipamentos e a existência de câmaras de refrigeração. “Além de ser mais barata, tendo custo em torno de R$ 1,2 milhão, quando era voz corrente que não era possível construir uma unidade de abate com menos de R$ 5 milhões, a planta padrão contempla características peculiares, como o aproveitamento de carcaças e vísceras”, finalizou o secretário. Com informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Agricultura da Bahia.

Portanto, faz quase dois anos que esse estudo foi viabilizado e nossos prefeitos moles, com o governo na mão nada fizeram para dar o amparo merecido a cultura da carne-de-sol e aos nossos trabalhadores ao ponto de permitir que a cidade de Iguaí que não tem nenhuma tradição na cultura da carne-de-sol ter sido amparada com a criação de um frigorífico e nós, não. É de cortar na carne e de doer coração, não é?

20 respostas para “ITORORÓ E SUA ECONOMIA PRINCIPAL AMEAÇADA E MARCO BRITO, NADA”

  • porque rosemberg não se atentou pra isso pois ele e filho de itororó e a carne de sol de nossa cidade é reconhecida nacionalmente só ele como deputado estadual poderia fazer projeto no legislativo para itororó ter seu próprio frigorífico e uma central de beneficiamento da nossa carne de sol

    • invizivel says:

      e por que seu deputado federal nao fas isso cade sergio brito tanbem so fala de rosenberg

      • Invizivel vc leu a matéria ADAB é estadual o projeto é do estado

      • deriosvaldo says:

        meu amigo invisivel primeiro mostra a sua cara ou você tem medo do que pra ser invisivel para de puxar o saco do rosemberg ou de qualquer que seja o político porque quando você ou seus entes queridos tiver precisando de qualquer coisa fora da época da politica pra mi pra vc eles dão uma banana verde porque esses politicos dair sempre compra votos e se eles comprar e pagar o que eles nos deve?.

    • deriosvaldo says:

      quero agradecer a esse blog o itororoja por nos dar a oportunidade de todos os dias quando ligarmos o nosso micro que quasi como vicio já prócurarmos sáber das notiscias da nossa terra obrigado keile araújo porque apesar da distancia estamos todos os dias nessa cidade.

  • Alberto Granado says:

    Gostei de ver Alex Moreira, é isso mesmo ouviu Milton! kd esse deputadinho que se diz de Itororó que nada fez por sua cidade natal. Até os empregos do estado estão sendo todos da família, ai sim que e nepotismo puro ai ninguém fala fica todos caladinhos. Fico hoje me perguntando o tanto que o (PT) pregava sobre honestidade, mas ñ, eles querem mesmo e enriquecerem , este negócio de sigla de partido ñ significa nada; são todos iguais. Mas estamos esperando as eleições de 2014…

  • lucas says:

    Esta questão do matadouro é antiga, e deve ser resolvida logo pois o governo federal e estadual tem recursos para isto, basta vontade politica dos deputados , prefeito e vereadores. Se a sociedade civil se organizar e passar a cobrar justo aos gestores ficará bem mais facil,mas se o povo só reclamar e não cobrar os seus direitos esta situação ainda ficará por um longo periodo , até que entre um gestor com bom senso e vontade de trabalhar para ver se a coisa muda.ta na hora do povo se juntar e cobrar dos nossos representantes as condições ideais para o desenvolvimento do municipio,pois os ministerios tem varios recursos basta os gestores ver as necessidades e ir buscar as soluções.

  • Roque Silva says:

    Realmente, é muita omissão. A carne de Itororó é produzida há décadas. Para se ter uma ideia, esse abatedouro, que já era para não está funcionando, devido a sua precariedade, foi construído na segunda metade da década de 60, pelo prefeito Agostinho Costa. De lá para cá, nenhum gestor, vale ressaltar, muito deles criadores de gado, ou com ligações, nada fizeram pela nossa artesanal “industria”. Principalmente depois da publicação da Portaria 304. Diante de tanta omissão e depredação da coisa pública,nesse caso em especial, deixa-nos a impressão de que esses políticos que administraram Itororó, todos eles, sem exceção, querem é a miséria para o povo, para submetê-lo a um favor, ou a um parco emprego público, ou a uma esmola, literalmente. Vencer o coitado pela pobreza, por que sem o seu ofício, o qual ele sabe fazer com maestria e zelo, ele nunca terá liberdade econômica. E sem liberdade econômica, todas as outras não existirão. Por isso, por trazer para imprensa local e regional, para a discussão desse assunto sério, e que compromete a subsistência de mais de 500 pessoas, além do dano que afetará toda economia do município, o M.Marinho está de parabéns.

  • deriosvaldo says:

    o senhor dr promotor de justiça deu tanto nome de doença que parece que é médico eu vivi ai a vida inteira estou com 40 anos meus avôs e pais morreram com mais 60 anos teve uns que se foram 100 e outros com 85 anos nunca ouvi falar que tivesse algum problema desse tipo.isso é mídia, itororó ta cheio de vagabundo traficante é uma vergonha saber que uma cidade com menos de 30 mil abitantes a policia e poder publico não sabe quem são eles o que faz é dar concelho para o cidadão de bem andar com um pouco de dinheiro pro ladrão roubar. será que o autor dessa frase é baiano? eu acho não.

    • isso nao depende so de um pra resolver,cade o prefeito q criticou tanto o ex;prefeito….

    • verdade says:

      Coitado do senhor que terce um comentário desse.Primeiramente deveriam esquecer os laços da política,por que no anterior mandato de marco brito(o mesmo nem na prefeitura ficava)e saiu muita gente rica…a historia não fora diferente no fim do mandato de adroaldo que começou bem mais perdeu as rédeas no final…uns 3 sairam ricos também…Mas o que falar de segurança publica é injustiça a devida comparação.No momento dos outros dois mandatos do PMDB. Itororo passou pela maior crise da segurança publica,ONDE indices de violencia assustadores de 20 homicidios em um mes devido ao trafico de drogas e a conivencia de lideranças publicas ,deixando a cidade até hoje mal vista.Injusto seria eu nao citar o devido reaparelhamento e a carga de novos profissionais de segurança publica que veio para ca. digo pela seriedade de muitos que hoje exercem a atividade no municipio e a inumeras acoes que eu até mesmo fiquei com receio,achando que poderia existir na cidade.Tudo isso e fator de poder agradecer a policia e a justiça,e consoante a este problema destacado,sabemos que algo antigo mas que esse proprio grupo atual da gestão fez ruir o proprio problema.mostrando em uma filmagem um problema antigo,no entanto o exito fora louvavel na politica da atual administração mas esta faltando pulso para converter a denuncia filmada na epoca na administraçaõ de adroaldo com o devido intuito de sujar a ja administração abalada por seus erros e agora pagando a sociedade economicamente por este fato.Injustiça é nomear quem errou e o fator de coragem em administração séria e exercer a devida ação para que todos sejam beneficiados.

  • nossa cidade precisa de governantes competentes para administrar nao q enbolsa o dinheiro.e esquece da cidade deixando abandonada,sem uma administraçao,da tristeza em ve nossa cidade nessa situaçao um problema q estar dificil de resolver.mas os itororoence tem tudo a ver em eleger a mesma merda outra vez,q so presta pra dormir e deixa a prefeitura ao leu cade seu irmao deputado q nada faz por itororo so quer votos nimguem ve a cara .acorda povo de itororo antes de votar pense no melhor pra nossa cidade.

  • Márcio Adriano says:

    Eu não estou aqui para defender Rosemberg Pinto mas o mesmo está no seu primeiro mandato como deputado e o pior de tudo isso aí é o Sérgio Brito que já tem quase 30 anos desde a sua primeira eleição para deputado (1986) e depois de vários mandatos gostaria que alguém lembre de 10 projetos de autoria do mesmo deputado federal de suma importância para a cidade de Itororó.
    Obs.: Não vale verbas para reforma da praça que leva o nome do seu pai e nem para pinturas de meio fios…rsss.
    Sérgio Brito está CAGANDO para o povo de Itororó o qual ele tem como CURRAL ELEITORAL com consentimento do próprio eleitorado que baixa a cabeça para receber o cabresto.

  • Márcio Adriano says:

    Vocês precisam passar pela estrada que liga Itati á Itajaí mas para isso você tem que ir de Troller 4×4 (Jippe) porque de carro de passeio vocês ficam pelo caminho.
    A estrada está totalmente acabada com valetas gigantescas pelo meio da mesma onde só é possível passar de caminhonete na 1ª e 2ª marcha e sem espaço para passar 2 veículos ao mesmo tempo.
    O sofrimento já começa no entrocamento do Pau e Corda onde a estrada que liga a Itati está totalmente esburacada e o martírio maior é entre Itati e Itajaí.
    Aquela região era atendida pela Rota com a linha Itajaí x Itapetinga duas vezes ao dia – ida e volta – e pelo Expresso Itapetinga com a linha Itati x Itapetinga também duas vezes ao dia – ida e volta – sendo as duas linhas desativadas devido as péssimas condições das estradas e sendo atendida por um ônibus particular e vans que não oferecem o minimo de conforto e segurança.
    É uma vergonha para a população já que os políticos (Prefeitos de Itororó e Nova Canaã e Deputados) não tem vergonha na cara.
    Está na hora dos deputados Rosemberg Pinto, Sérgio Brito e Geraldo Simões reivindicarem ao governador que anda anunciando que já pavimentou mais de 7000 km de estradas na Bahia e ao Ministro dos Transportes César Borges a construção da pista interligando Itororó á Nova Canaã via Itati/Itajaí.
    Lembro muito bem que o asfaltamento dessa estrada foi uma das promessas de campanha do Sr. Sérgio Brito na sua primeira eleição para deputado federal em 1986 e quase 30 anos depois e após vários mandatos ele nunca cumpriu a promessa feita.

  • Cade O atual Prefeito Marco Brito que tanto incentivou protestos, contra o Ex gestor Adroaldo. Adroaldo por sua vez segurou o matadouro aberto ate o final do mandato. E hj na gestao do atual prefeito até no CQC da BAND vai passar. E vai fechar o lugar q eh fonte de renda demais de 2 mil pessoas.Marco descruze os braços e vamos trabalhar. Mostre sua cara nas ruas…ninguem te ver.

  • deriosvaldo says:

    cara esse márcio adriano é dos meus cara você falou desse problema que é a estrada de itati a itajai cara chorei até porque nasci ai cara era igualsinho ao que você escreveu em janeiro ultimo fui air bateu a saúdade e fui a itajai ou seja até a roça que fica no meio do caminho entre um povoado e outro de itati até a divisa do municipio de nova canaã que é ai na fazenda de dr alcebiades da vergonha o carro não passa de dez km por hora tem 22 anos que sair da mas nunca esqueci estou estudado uma forma de tentar fazer alguma coisa hoje não dependo dai pra nada mas e o coração? sou um pequeno empresario aqui sp e quero ajudar a minha terra não sei ainda de que forma porque os ladrões dos meus inpostos não fazem nada é uma pena quado ajente ver o povo dair brigando por causa de candidato e é toda política é assim eu acho que isso é falta do poder publico criar alguma coisa para entreter o povo e air a politica vira diveção. ao srs marco brito, edineu, galo doca, rosémberg sérgio brito será que não esiste outra forma de ganhar dinheiro onestamente não (receita acordar cedo e trabalhar e trabalhar ou vai mi dizer que politica é paixão eu acho que é ganancia
    já sabeno que tudo isso acaba air atras do colégio carlos santana pra muitos que é o semiterio.

  • Silvio Kleber says:

    Bem, meus amigos, sou filho de Itororó, amo a minha terra,quando estamos fora de nossa terra temos a maior vontade de regressar, ja passei alguns anos fora, depois voltei, casei,fiz um concurso, já tenho mas de vinte anos, que trabalho na prefeitura municipal, e agora estamos diante de um grande problema social e economico, o matadouro municipal, que só podera ser resolvido se todos se juntarem sem paixão politica. Todos unidos, os sindicatos, as igrejas evangelicas e catolicas, os comerciantes, os bancos, os fazendeiros, as instituiçoes civis, a população local,os proficionais ligados ao abate de gado e todos os partidos politicos que tenha reprentaçao local e o poder judiciario local e todos os filhos famosos de itororo e que ama sua terra, participasse de um capanha de mobilização, e os filhos que não são tão famosos, participasse enviando cartas, telefonemas e por meio da internet perdindo apoios, a todos que podem ajudar, deputados estaduais, deputados federais, que foram votados aqui, o governador do estado e até a presidente da república,pois todos queremos sempre fica aqui em nossa terra e os que mora fora e que sempre vem visitar a terra a natal. Uma sugestão o frigosol, frigorifico que um grupo de empressario começou a construir e que parou, nao sei qual foi o motivo mas que segundo se falam que no inicio das obras, na terraplanagem teve recursos publico estadual, fosse desapropriado e os politicos locais atraves da associação, que já existe ligada aos abatedoures de gado, buscassem recursos para termina a sua construção, claro que o frigorifico nao precisavam ter a mesmo tamanho que o projetado pelos empressarios, pensavam em construir. Pois Itororó é no Brasil a cidade que faz a melhor carne do sol e continuara fazendo.

  • ESSE PREFEITO NUNCA FOI DE FAZER NADA PELO O POVO ELE SO QUER SABER DELE E OS SEUS CHEGADOS SO FALTA 3 ANOS E ALGUNS MESES PRA ESSA MERDA ACABAR SE DEPENDER DE MEU VOTO

  • ANÔNIMO says:

    Milton, investigue essas licitações que estão acontecendo em Itororó. Porque só esta grande empresa que tem como proprietária a Srª Hilda, que é uma simples empregada doméstica, ganha e as vezes com o preço 50% acima das concorrentes. é aí que vai o dinheiro do município não sobrando para cuidar do nosso abate de gado que produz a maior fonte de renda para nós. Também achata o salário do funcionário que trabalha com honestidade. Aguardo o seu pronunciamento para fazer o meu comentário

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia