IMG_1739

A secretaria municipal de saúde e a prefeitura municipal realizaram na manhã desta quinta-feira, 23, uma grande caminhada contra a dengue no distrito de Itati. O evento levou informações sobre o Aedes aegypti – mosquito transmissor da doença.

O Aedes aegypti é um mosquito urbano, embora já tenha sido encontrado na zona rural. Acredita-se, porém, que para lá tenha sido levado em recipientes que continham ovos ou larvas. Próprio das regiões tropical e subtropical, não resiste a baixas temperaturas nem a altitudes elevadas. Desenvolve-se por metamorfose completa. Seu ciclo de vida, portanto, compreende quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto.

IMG_1749

IMG_1747

Estudos demonstram que, uma vez infectada e isso pode ocorrer numa única inseminação, a fêmea transmitirá o vírus por toda a vida, havendo a possibilidade de pelo menos parte de suas descendentes já nascerem portadoras do vírus.

As fêmeas preferem o sangue humano como fonte de proteína ao de qualquer outro animal vertebrado. Em geral, escolhem pés e tornozelos porque voam baixo. Atacam de manhãzinha ou ao entardecer. Sua saliva possui uma substância anestésica, que torna quase indolor a picada. Tanto as fêmeas quanto os machos abrigam-se dentro das casas ou nos terrenos ao redor.

IMG_1762

Entre alguns sintomas da doença estão:

Dengue Clássica

 Febre alta com início súbito.
 Forte dor de cabeça.
 Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos.
 Perda do paladar e apetite.
 Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores.
 Náuseas e vômitos·
 Tonturas.
 Extremo cansaço.
 Moleza e dor no corpo.
 Muitas dores nos ossos e articulações.

 Dengue hemorrágica

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:

 Dores abdominais fortes e contínuas.
 Vômitos persistentes.
 Pele pálida, fria e úmida.
 Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.
 Manchas vermelhas na pele.
 Sonolência, agitação e confusão mental.
 Sede excessiva e boca seca.
 Pulso rápido e fraco.
 Dificuldade respiratória.
 Perda de consciência.

“Todas as vezes que trazemos informações para a população, os riscos de transmissão são diminuídos. Mobilizar escolas e entidades do distrito foi uma das formas que encontramos para orientar a população sobre a doença e as maneiras de evita-la”, finalizou Marcelo Andrade, secretário de saúde municipal.

Informações do Blog Itororó Já

Mais fotos clicando abaixo:

IMG_1739 IMG_1768 IMG_1767 IMG_1766 IMG_1764 IMG_1762 IMG_1761 IMG_1760 IMG_1758 IMG_1757 IMG_1756 IMG_1753 IMG_1752 IMG_1751 IMG_1750 IMG_1749 IMG_1747 IMG_1744 IMG_1743

IMG_1741