Após os jogos da 33ª rodada do Campeonato Brasileiro que ocorreram nesta quinta-feira, 09 de novembro, o Botafogo tem chance de 30% de levar o título. O time carioca perdeu o jogo de virada para o Grêmio por 3×4. Placar idêntico ao placar do jogo do Botafogo contra o Palmeiras na última semana.
No jogo aconteceu uma virada incrível do Grêmio, com três gols de Luis Suárez, nesta quinta-feira, decretou a quarta derrota seguida do líder Botafogo e foi mais um golpe nas chances de título do alvinegro, ainda no topo do Brasileirão. Com a derrota por 4 a 3 para os gaúchos em São Januário, os cariocas agora têm 30% de chances estatísticas de serem campeões brasileiros. Os cálculos são do departamento de matemática e estatística da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O Bragantino perdeu a rodada para o São Paulo, mas, aparece como 2º colocado com 25,2% de chance. Apesar de ter perdido para o Flamengo, o Palmeiras aparece como 3º colocado na chance de título com 19,8%. Mesmo com uma virada histórica sobre o Botafogo, o Grêmio tem 18,3% de chance de levar o Campeonato. O Flamengo ocupa a 5ª colocação com chance de levar o título do Brasileirão, abrangendo 6,2%. Da redação.
Novembro começa com mais uma redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor a ser creditado referente ao primeiro repasse deste mês será de R$ 7,2 bilhões, já considerada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A transferência apresenta redução de 0,53% quando comparada com o mesmo período do ano anterior. Se for desconsiderada a inflação, a queda é ainda mais acentuada e chega a 4,88%.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem acompanhado cada repasse e o cenário neste segundo semestre tem aumentado a preocupação da entidade municipalista e dos gestores. De acordo com as informações levantadas pela Confederação com base em dados divulgados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), há uma diminuição significativa nos repasses do FPM na metade final deste ano.
A constatação da entidade municipalista é de que de julho até o momento o total repassado aos Municípios tem sido de queda que chega a 1,91% ou R$ 1,2 bilhão em termos nominais quando comparado com o ano passado. Retirando dos cálculos os repasses adicionais de 1% de julho e de setembro, o percentual da redução chega a 4,53% ou mais de R$ 2,6 bilhões. Ao desconsiderar o comportamento da inflação, a redução no segundo semestre alcança 6,16% no mesmo período. Já no acumulado do ano, o cenário também é negativo, com diminuição de 1,03%. Os recursos serão creditados nas contas das prefeituras na próxima sexta-feira, 10 de novembro.
Pedido aos gestores
A CNM tem atuado para diminuir as consequências das sucessivas quedas no FPM por conta da queda da arrecadação e da desoneração de tributos que fazem parte da cota-parte repassada aos Municípios por meio do Fundo. Após articulação da entidade, foi sancionada a Lei Complementar (LC) 201/2023 que prevê a compensação das perdas do FPM entre julho e setembro e o adiantamento das compensações do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) previstas para 2024.
A Confederação explica que no dia seguinte à sanção a Presidência da República assinou a Mensagem Modificativa 547/2023 ao PLN 40/2023 incluindo a previsão dos repasses de quase R$ 4,3 bilhões de repasses do FPM e R$ 2,4 bilhões das compensações do ICMS para os entes municipais.
Dessa forma, embora tenha sido sancionada a LC 201/2023, os repasses só ocorrerão efetivamente somente após a aprovação do PLN 40/2023 pelo Congresso Nacional. Por conta disso, a Confederação solicita aos gestores que entrem em contato com seus parlamentares para que seja realizada ainda nesta semana a sessão conjunta do Congresso Nacional para a aprovação do PLN 40/2023. Acesse a íntegra da nota do FPM.Leia mais informações sobre as compensações aqui.
Foi identificada como Maria Arlinda Carvalho, mais conhecida como “Linda da Decorart” a comerciante itapetinguense que veio a óbito em um grave acidente ocorrido na tarde desta terça-feira, 07, na BA 263 entre Itapetinga e Itambé.
Linda é proprietária de uma loja de decorações e eventos na cidade de Itapetinga.
O acidente ocorreu em um trecho conhecido como “Mata Escura”. O veículo que Linda dirigia colidiu com um caminhão na rodovia. As causas do acidente serão investigadas.
.
A morte de Linda deixa um clima de comoção em toda a região.
Um grave acidente ocorrido na tarde desta terça-feira, 07, entre um veículo Fiat Pálio de cor branca e um caminhão, vitimou fatalmente uma mulher ainda sem identificação confirmada pela polícia. A mulher veio a óbito no local do acidente.
O acidente ocorreu em uma região da BA 263 conhecida como “Mata Escura”. A polícia foi acionado e faz o atendimento a ocorrência nesse momento. O tráfego na pista chegou a ser paralisado, mas, já normalizou.
A placa do veículo de passeio é da cidade de Itapetinga
Com pesar que o Blog Itororó Já comunica que, após intensa Operação Policial em toda a região, foi localizado o corpo de Leandro Evangelista Santos, ex-candidato a vereador da cidade de Firmino Alves.
Léo estava desaparecido desde a noite da última sexta-feira, 04, quando foi sequestrado, por homens armados, no distrito de Itaiá em Firmino Alves.
Logo após o desaparecimento a polícia iniciou buscas em toda a região. Somente na madrugada desta segunda-feira, 06, que a polícia localizou na Zona Rural de Itaiá o corpo de Léo.
Segundo informações, 4 homens foram acusados do homicídio, 1 deles tombou em confronto com a polícia e outros 3 estão presos. O corpo do ex-candidato a vereador foi encaminhado pelo Departamento de Polícia Técnica para o IML, onde será necropsiado.
Foi montada uma ação conjunta entre a Polícia Militar e a Polícia Civil para prender os autores do homicídio que ocorreu na madrugada deste sábado (04/11), em Firmino Alves/BA.
Por volta das 07h45 do mesmo dia os policiais prenderam os autores, sendo que um destes, um homem de 22 anos, foi encontrado em Rio do Meio (distrito de Itororó/BA) e ou outro, um homem de 19 anos, foi encontrado em Bandeira do Colônia (distrito de Itapetinga/BA).
Os autores foram apresentados na Delegacia de Firmino Alves para adoção dos procedimentos cabíveis. ASCOM/8ªCIPM.
A atriz Elizangela faleceu nesta sexta-feira (3) devido a uma parada cardiorrespiratória, segundo informações da Prefeitura de Guapimirim, no Rio de Janeiro. Conhecida por personagens interpretados em novelas da Globo, a artista havia se recusado, no ano passado, a tomar a vacina da Covid-19, o que lhe custou um papel na emissora.
Elizangela chegou a ser convidada por Gloria Perez para atuar na novela “Travessia”, porém foi impedida pela Globo por recusar a vacina. Um tempo depois, ela confirmou que não tomou qualquer imunizante contra a Covid.
Em janeiro de 2022, Elizângela chegou a ser internada em estado grave por complicações do coronavírus em um hospital do Rio de Janeiro. Apesar da passagem pela unidade de saúde, a atriz chegou a declarar nas redes sociais que não era “cobaia”, uma forma de protesto em relação às vacinas. BN.
Desaparecido desde o início de outubro, o padre José Fernando Moreira Santos, de 47 anos, foi encontrado com vida no Espírito Santo. O fato foi divulgado, em nota, nesta sexta-feira (3) pela Diocese de Itabuna, no Sul. A entidade disse ainda repudiar informações levianas sobre o paradeiro do sacerdote e manifestou solidariedade à família do padre.
Segundo a diocese, a informação que foi passada é que o padre “estava dando um tempo nas funções sacerdotais para cuidar da saúde, e estava residindo na casa da família, no Distrito de São João do Panelinha, no município de Camacan”.
José Fernando se afastou das funções de sacerdote há sete anos para tratar da saúde. Não há mais informações sobre como o religioso foi encontrado nem sobre o atual estado de saúde dele. Bahia Notícias.
Foi identificado como Diego Almeida dos Santos o homem morto a tiros no bar de Leni na cidade de Firmino Alves, durante a madrugada deste sábado, 04.
Ele trabalhava como vaqueiro em uma fazenda próximo a entrada de Firmino Alves.
A polícia está investigando o caso, mas, o autor do homicídio ainda não foi identificado. O bar tinha movimento no momento dos tiros e a pessoas que estavam no bar entraram em desespero.
O DPT foi acionado e fez a remoção do corpo para necropsia no IML. Novas informações sobre o crime a qualquer momento.