ALUNOS ITOROROENSES COMEMORAM O 7 DE SETEMBRO
Como em muitas cidades do Brasil a fora, em Itororó o dia 7 de setembro não passou em branco. A Secretaria Municipal de Educação (SEC), sob o comando de Sirlene Pereira, organizou um desfile cívico com 13 escolas, sendo 11 municipais e 2 estaduais, que percorreu as principais ruas da cidade. Com muitas fantasias, os alunos contaram como foi à contribuição africana na historia independência do Brasil.
Mais de 2 mil alunos participaram do evento patriótico que chamou a atenção da população por onde passava. As pessoas saiam nas portas de casa, nas janelas e se equilibravam em pontos altos para poderem assistir a solenidade e aplaudir os participantes. Por conta de a cidade ser pequena e todo praticamente se conhecer de alguma forma, todos queriam ver seus amigos, parentes ou conhecidos que estavam desfilando.
“È bacana poder ver o espírito patriótico ainda vivo dentro dos nosso jovens. Iniciativas como essa, com certeza fazem a diferença e ficam marcadas na memória de quem participou e de quem assistiu”, disse o senhor Paulo Oliveira, que assistia enquanto o desfile passava pela rua Génesio Motta.
O desfile de 7 setembro voltou a ser uma tradição no município de Itororó desde que a atual gestão tomou posse no comando da cidade. Sirlene entende que eventos desse tipo é importante, “pois mexem com o lúdico e o imaginário das pessoas, mostrando a elas a historia do lugar onde elas vivem e que as conquistas não acontecem da noite para o dia e sim com muita luta”.
Os alunos APAE (Associação de Pais e Alunos Excepcionais) roubaram a cena no desfile. Por onde passavam chamavam a atenção vestidos de caçador e representando as caçadas nas savanas africanas, fazendo uma critica social ao desprezo com que a sociedade ainda trata alguns temas relacionados a natureza.