.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) trouxe um alívio à população neste domingo (5), ao descartar os dois casos suspeitos de intoxicação por metanol que estavam sendo investigados no estado. A informação foi divulgada durante uma reunião emergencial na sede da pasta, em Salvador.

Resultado Negativo em Feira de Santana

O caso mais preocupante, referente a Marcos Evandro Santana da Costa, de 56 anos, de Feira de Santana, teve o diagnóstico de intoxicação por metanol descartado. Marcos Evandro havia falecido na madrugada de sexta-feira (3).

Segundo a Sesab, o resultado da análise das amostras biológicas da vítima deu negativo para a substância. Familiares relataram que Marcos Evandro foi encontrado desacordado em casa, com palidez e alteração no nível de consciência.

Melhora do Paciente em Salvador Confirma Descarte

O segundo caso suspeito, registrado na capital baiana, também foi descartado. A análise de amostras demonstrou ausência de sinais de acidose e, somado à melhora clínica do paciente, a Sesab concluiu que não se tratava de intoxicação por metanol. Não foram divulgados detalhes sobre se o paciente segue internado ou se já recebeu alta médica.

O descarte dos casos suspeitos na Bahia vai contra a tendência nacional, que registra um alto número de ocorrências e mortes ligadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol.