:: 17/dez/2025 . 12:04
Itororó: Júri Popular do jovem morto à pedradas em Itati em 2018 está ocorrendo no Fórum
Está ocorrendo no Fórum Durval Fraga de Itororó, nesta quarta-feira, 17, o júri popular de um crime que deixou estarrecida a população o distrito de Itati em junho de 2018.
RELEMBRE O CASO
O jovem Alexandre Novais dos Santos de 20 anos foi brutalmente assassinado a pedradas durante a madrugada de segunda-feira, 11 junho de 2018, no distrito de Itati. Segundo informações colhidas no local, Xande como era conhecido foi levado por dois homens a uma Rua próxima ao campo de futebol do distrito, onde acabou sendo alvejado por várias pedradas na região da cabeça.
Seguranças que trabalhavam em um evento que ocorria no distrito de Itati encontraram Xande caído e já desacordado. O homem acabou morrendo no local.
Após investigação da Polícia Civil, os policiais chegaram a um dos supostos autores, sendo ele um adolescente, que confessou sua participação no crime em companhia dos maiores Lucas Silva dos Santos e Jefferson Cerqueira dos Santos.
MOTIVAÇÃO PARA O CRIME
A motivação do crime foi vingança, pois em 2017, um jovem identificado como Tarlis foi vítima de homicídio no distrito de Rio do Meio, ele era parente de Lucas Silva dos Santos e Jefferson Cerqueira dos Santos, tendo como autor na ocasião, um menor. No dia do crime ocorria uma festa em Itati, onde um adolescente apontou Alexandre, como se tivesse sido ele o autor da morte de Tarlis.
Os dois maiores foram presos após decretação das prisões preventivas e o adolescente infrator apreendido.
Informações do Blog Itororó Já
Itororoense superdotado de 14 anos é aprovado de faculdade pública
Itororoense superdotado de 14 anos é aprovado em faculdade pública
O adolescente itororoense Pedro Ruy Costa Cardoso, de 14 anos, conseguiu, nesta terça-feira, 16, um grande passo para sua jornada de estudante rumo ao ensino superior.
O jovem, que é superdotado, foi aprovado no curso de Física da UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – e deve seguir o sonho de criança e cursar a faculdade no curso que escolheu.
Segundo familiares, muito curioso, “Peu” sempre quis entender o funcionamento de tudo, por isso, já estudava física antes mesmo da matéria entrar em sua grade curricular de ensino. Ele recebeu aulas particulares de física.
Peu foi identificado com superdotação/altas habilidades aos 08 anos de idade e é membro da Mensa e da Intertel, ambas são associações internacionais para pessoas com alto Quociente de Inteligência (QI).
Segundo Marcilia Costa, mãe de Peu: “A aprovação de Peu é motivo de celebração, alegria e gratidão. Mais do que um resultado acadêmico, a conquista representa uma vitória marcada por perseverança, amor e propósito. É a confirmação de que sonhos cultivados com cuidado e constância encontram caminhos para florescer.
A caminhada de Peu exigiu sensibilidade, coragem e persistência. Reconhecer o potencial foi apenas o primeiro passo. Apoiá-lo respeitando as singularidades, garantindo inclusão e cuidado emocional, revelou-se o verdadeiro desafio. Essa vitória não é individual: ela pertence à família, à escola, à comunidade e a todos que acreditam que a educação, quando é inclusiva e sensível, transforma destinos. Parabéns filho!”
Informações do Blog Itororó Já
- 1




















