.

.

Em nova fase, o Hospital e Maternidade de Itororó, gerido pela Fundação Terra Mãe (Fundação Gonçalves e Sampaio), vem se consolidando como importante unidade de saúde para a região do Sul da Bahia. Nessa semana, a direção comemorou a realização de Ecocardiogramas, exames de extrema importância para a cardiologia. “Através dele conseguimos afastar diversas patologias cardíacas e também diagnosticar doenças que o paciente tenha trazido no nascimento, ou adquirido ao longo da vida por fatores de risco. Avaliamos o fluxo sanguíneo, tamanho do coração etc. É um exame de diagnóstico muito amplo”, explicou Dra. Carol Torquato.

.

.

Na oportunidade, uma ação sobre a importância da higienização das mãos foi feita na sala de espera, com distribuição de máscaras e álcool em gel para os pacientes, acompanhantes e funcionários do hospital.

.

.

Com cerca de 45 exames realizados somente no primeiro dia de funcionamento, o Hospital e Maternidade de Itororó desafogou parte da demanda regional de pacientes que precisavam passar pelo exame e não conseguiam, já que o mesmo não era oferecido pelo SUS nem naquele município, nem nas cidades circunvizinhas. “A agenda segue aberta e o município, mediante regulação, entra em contato com o hospital para agendamento, com datas específicas”, explicou a Diretora Geral da unidade, Fabiana Oliveira Silva Santana.