.

.

Na noite desta terça-feira, dia 07, O Plenário da Câmara de Vereadores se reuniu pela primeira vez após o recesso de julho. No retorno, foi apresentado o Projeto de Resolução 008/2018, à pedido de Valfrido Miranda, que concede o Título de Cidadão Honorário Itororoense ao advogado Antônio José rodrigues Campos. Em tempo, todos aproveitaram para dar as felicitações a vereadora Liliana Cardoso (Liana da Urbis) que aniversariou neste dia.

O presidente da Câmara, Jonatas Lisboa, está com um problema no joelho, causado por esforço repetitivo ao dirigir no trabalho e por conta disso está realizando um tratamento ortopédico em Salvador, capital do estado. O vereador Clecione Gonçalves, que é vice-presidente, assumiu o comando dos trabalhos legislativos e conduziu a 16ª Sessão Ordinária do segundo semestre.

Grande Expediente

No próximo dia 22 Itororó completará 60 anos de emancipação politico-administrativa e essa data não passou em vão pelos os edis. Todos que utilizaram a fala, a começar pela vereadora Robélia barros (Bela Guerreira) parabenizaram a cidade e as ações que o prefeito vem fazendo, inaugurando obras e serviços em comemoração a data. Bela ainda parabenizou todos os pais, através de seu pai, João Barros, pelo dia dos Pais.

A aniversariante do dia, Liana da Urbis revelou que ficou emocionada com a receptividade da população que teve suas ruas calçadas no grande loteamento e que acredita que até o final do mandato de Adauto, 80% daquele bairro esteja pavimentado. O vereador Edilson Carvalho (Dilson Bracin) fez coro com a colega e agradeceu pelas ruas de Itati que também receberam calcetamento, porém cobrou uma resposta rápida sobre a situação do Frigorifico, que não saiu do papel, a reforma da casa das fateiras e a recuperação de estradas vicinais.

A líder do governo na Câmara, Andrea Figueiredo, iniciou seu discurso convidando a população para a estreia da seleção de Itororó no intermunicipal 2018, que acontecerá neste domingo, dia 12, no estádio Odilon Pompílio. Convidou a população para as diversas solenidades e inaugurações em homenagem ao aniversário da cidade e falou sobre o empenho que o prefeito Adauto Almeida e seu vice, Paulo Rios, têm feito para por a cidade nos trilhos do desenvolvimento, pagando dividas passadas, recuperando verbas e convênios, buscando novas parcerias e trabalhando junto com o Governador Rui Costa e o Deputado Rosemberg por um futuro promissor.

O vereador de Cosme Santos (Có de Rio do Meio) trouxe consigo algumas denuncias. No plenário, Có revelou que está sabendo que “alguns pedreiros daprefeitura foram desviados dos serviço público para realizar serviços em algumas propriedades privada”s e pediu a apuração dos fatos, também denunciou o descaso do SINEBAHIA de Itororó, que não tem at4endido a população a contento e por fim pediu que os banheiros do Estádio sejam reformados, pois a situação não está nada bem.

Seguindo a linha de raciocínio de Có, João Dawison (Sergipe) revelou “tem um ônibus de estudante circulando na cidade com cerca de 100 passageiros/crianças e que essa denúncia foi feita por um das mães das crianças”. O Edil pediu que essa situação não se repita e seja apurada, tendo em vista o risco que estes estudantes estão correndo. Por fim, parabenizou o prefeito pelas obras que estão sendo inauguradas e fez menções aos deputados Sergio Brito e Geraldo Simões que foram responsáveis pelas emendas que resultaram nestes serviços.

Ultimo a  falar, Valfrido Miranda, fez seu discurso em cima da Reforma Tributaria, Lei que irá ser enviada para Câmara. Ele tratou o projeto como “fim do mundo” e disse  que não entende essa  vontade que o governo tem de sobretaxar a população, reforçando que vai lutar para que população não seja penalizada e que não participará do jogo do governo, que “mesmo demonstrando ser decente e probo, trancando as portas da torneira da corrupção, precisa ser mais transparente”. Valfrido disse ainda que pediu acesso aos documentos do setor de tributação, para saber se as novas taxas estão sendo cobradas antes do projeto ser aprovado e que ainda não teve este acesso. “Se não me mostrarem os documentos, entrarei com um mandado de segurança para ter acesso”, finalizou o edil.

Por fim, Clecione Gonçalves, nas considerações finais relacionou todos os pedidos e reivindicações de seus pares e se comprometeu levar ao conhecimento do gestor municipal e buscar as devidas repostas. Aproveitou para parabenizar pelas obras já inauguradas e convidar a população para participar de todos os eventos  comemorativos e do Clamor por Itororó, realizado por todas as igrejas evangélicas nas principais praças do município, “declarando que Itororó pertence ao Senhor Jesus”.

.

.