PACTO – TODOS PELA ESCOLA – MAIS UM GRANDE DESAFIO PARA O MUNICÍPIO DE ITORORÓ
Ao primeiro passo percebe-se que se trata de um “DESAFIO” enorme: melhorar a qualidade da Educação Básica no sentido de integrar as redes e sistemas públicos de ensino em regime de colaboração, para atender crianças desde processo inicial do Ensino Fundamental, e garantir que sejam alfabetizadas até os oito anos de idade. Mesmo assim, motivado pelo desafio, “O GOVERNO PARA QUEM MAIS PRECISA”, liderado por excelência por Adroaldo Almeida, juntamente com a Secretária de Educação, Sirlene Pereira de Jesus, ultrapassaram todos os obstáculos, encorajando-nos a perceber que se trata de um grandioso trabalho voltado para “A ALFABETIZAÇÃO”.
Todos Pela Escola é um projeto que busca alimentar os sonhos, trabalhar a escrita, a leitura, a interpretação e a imaginação, além de divertir e adquirir uma bagagem de conhecimentos a quem se permite a participar do projeto. Os sonhos são os que nos movem e assim para ajudar a vida a seguir um bom curso vamos mostrando cominhos e trabalhando pela construção de possibilidades pra torná-los reais, pois só existe vida quando se acredita em algo e quando a cada dia caminha-se rumo as aspirações vencendo as adversidades do percurso.
Começaremos esta nova etapa, com o apoio e colaboração da Formadora Municipal do Projeto, Sônia Maria Santos Farias (PEDAGOGA) – que estará capacitando nos próximos dias, os nossos professores alfabetizadores referentes ao 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I.
Diante deste contexto, e aproveitando a oportunidade, como Coordenadora Municipal da proposta, quero aqui agradecer o Excelentíssimo Prefeito Adroaldo Almeida, que está possibilitando de forma irrestrita a consolidação deste novo cenário na comunidade Itororoense.
Nós, personagens do cenário educacional, Adroaldo Almeida, juntos com Sirlene Pereira, não temos uma forma de fazer “EDUCAÇÃO”, temos sim uma vontade imensa de caminhar e caminhar para frente, para o progresso, buscando uma educação igualitária para todos! Acreditamos na impermanência, na constante mutação das coisas, e desta forma, o movimento nos garante o entusiasmo para que possamos atuar como educadores.
“Não tenho um caminho novo, o que tenho de novo é o jeito de caminhar.” Thiago de Mello.
Texto: Ana Cláudia Campos Gonçalves – Coordenadora da Divisão de Políticas Públicas da Educação Infantil