WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


dezembro 2024
S T Q Q S S D
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  
escola de jiu jitsu

andressa fashion hair

rilker rodrigues

clube de campo gameleira

pro corpo academia

genilson reis fotografia

softsky informatica

carne de sol gomes


MIRO MARQUES, UM BRONZE EM PRAÇA PÚBLICA É POUCO.

miroPor ter contado a nossa história, por ter vivido e por ter passado por ela sem que a tenha maculado, relatando-a, sob a ótica dos interesses sócio-economico-cultural, dos que foram pela fé, os arautos que verdadeiramente a compôs, e, por todos os que fizeram parte dela, quer sejam protagonistas, coadjuvantes e figurantes da grande cena da vida em seu tempo e fora dele, todos absolutamente, devem estender um tapete vermelho pra este repórter amador na acepção mais cristalina da palavra (assim como o boxe cubano), de nossa velha guarda, Miro Marques. Tão moderno quanto o tempo que ainda estar por vir.

O nosso Eduardo Bueno, Cid Teixeira, Câmara Cascudo e Gilberto Freire, todos estes repórteres gigantes da história do Brasil, estão reunidos numa “garrafada” só, chamada Miro Marques que é o que há de mais representativo para todos nós, itororoenses e baianos da gema.

Miro é este composto vivo, antídoto para combater todos os males da memória avariada e do esquecimento, arqueólogo do tempo, que do alto de suas vitoriosas décadas registrando a nossa história, segue ainda escavando-a, e dando a ela ares de nobreza e de honradez; do pitoresco às solenidades aristocráticas da nossa região, do cotidiano aos momentos ímpares que ela, a nossa história, fulguras estrelada.

A vida passaria por nós, “talvez de viés, como a chuva oblíqua passa”, mas eis que chega o maquinista Miro Marques, este que não soube o que foi perder o trem de nossa rica história, viajou por ela, fez para nós a sua cópia mais fiel, inventou e reinventou-a, sem tirar nem por uma lasquinha sequer, conferindo-lhe o poder absoluto de não podermos caminhar sem que possamos olhar para trás, para que sintamos a força de seus homens e mulheres como monumentais pilares nos empurrando para frente, como soldados desbravando o futuro que nunca se encerra, seguindo avante no objetivo de ampliar os horizontes que o tempo nos contempla.

Itororó terra da carne-de-sol, de sabor inigualável, deve muito a este cidadão, pois, através de sua verve e lente revisando o passado, debruçado sobre o presente, sinalizando e tecendo a teia de um futuro radiante, através dos seus nomes ou vultos por ele registrados, foi ele o primeiro a dar nomes aos bois, e que dessa manada tudo se aproveitaria. Inclusive o berro, que Miro Marques o transformou em nossa história, no mais genuíno canto seminal.

Portanto, por nos imortalizar ao seu modo, por não ter se dado por vencido contra os vencedores que gostariam de escrever a história de outra maneira, Miro se valeu da única arma de que dispunha para traçar o perfil de um povo, sua pena, e a escreveu sobremaneira.

Com ela, como quem pratica o ofício da marcheteria, Miro, embute com engenho e arte, numa técnica de ornamentar as superfícies e as profundezas da alma humana e das coisas, através da memória coletiva e diversa, aplicando sem pudor o que cabe à peça. Nele, ressoam termos e terminologias que competem a um profissional de oficio, escavando as regiões e os grotões mais recônditos da memória regional, escreveu o que tinha de escrever, colocando Itororó e seu povo no panteão da história. Não tenho nenhum constrangimento em cravar, que um busto de bronze reluzente em praça pública para Miro Marques, é muito pouco para pagar o que Miro tem feito por todos nós.

Quem não passou pela lente e pela pena de Miro Marques, não pegou o bilhete que dá acesso ao trem da história.

Por Milton Marinho

1 resposta para “MIRO MARQUES, UM BRONZE EM PRAÇA PÚBLICA É POUCO.”

  • Martiniano Cruz says:

    Tenho orgulho de ter morado e cravado em meu coração esta cidade de valores mil, ás vezes, vil na história de seu povo, ou apenas um bom lugar.
    Quero parabenizar o Sr Milton Marinho por este primoroso texto, com seu vernáculo grandioso para valorizar, enaltecer e homenagear este filho da carne, digo, da terra, Miro Marques…
    Parabéns aos dois.

Deixe seu comentário

saae
nossa distribuidora

atacadao farma

paulinho casa construcao

clinica bem estar

ranking local

pet love

mix core training


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia