ITORORÓ: RADIALISTA RUBINHO CORDEIRO ENTREVISTA REPRESENTANTES PELO MATADOURO MUNICIPAL
Ao meio dia desta sexta-feira, 30, o Radialista Rubinho Cordeiro em seu programa diário o Itapuy Notícias da Rádio Itapuy FM entrevistou Sérgio Rocha – Diretor de Tributação do município, Paulo Roberto – Secretário de Agricultura e Branco Castro – Coordenador do Matadouro e da Feira Livre de Itororó.
Na entrevista ficou eslarecido a importância que o governo municipal tem dado a atual situação do matadouro municipal, que vem sendo notícia desde que um vídeo mostrando como é produzida a carne de sol de Itororó foi postado na internet. Após a exposição do vídeo e da repersussão negativa do produto, a carne de sol de Itororó tem sido apreendida em vários pontos do estado, bem como também algumas barracas que comercializam a carne não estão tendo liberação para funcionar, a exemplo de Exposição Anual de Vitória da Conquista, onde a carne do sol de Itororó foi levada e não está podendo ser vendida.
Paulo Roberto afirmou que a prefeitura de Itororó recentemente trouxe cursos para os açougueiros e magarefes do matadouro e Sérgio Rocha afirmou também que os responsáveis pela exibição do vídeo tinham o grave intuito de prejudicar o prefeito Adroaldo, o que acabou não acontecendo, pois, o matadouro municipal é um problema de mais de 40 anos e que eles acabaram prejudicando a própria população que sobrevive dessa renda.
“O abate de gado em Itororó não é clandestino, temos um veterinário durante os abates no matadouro e nenhum animal é abatido se estiver doente ”, citou Branco Castro.
Segudo informações colhidas, na cidade de Itapetinga o abate de gado na maioria das vezes é feito em fazendas locais sem nenhum cuidado ou restrição e esse foi o principal motivo do fechamento do Frigorífico Sudoeste, que tentava se manter aberto mesmo com os abates clandestinos. Em Itapetinga cerca de 80% das carnes vendidas em açougue é de origem clandestina segundo informações do Frigorífico Sudoeste.
O promotor de Itororó Dr. Dário José Kist pediu junto a ADAB um relatório detalhado dos acontecidos no matadouro municipal, por isso, o prefeito Adroaldo dirigiu-se a ADAB de Vitória da Conquista e em conversa com Paulo Emílio, chefe regional da ADAB, ficou definido que todo o relatório será feito dentro das legalidades necessárias.
Informações do Blog Itororó Já
Branco Castro, quem é da inspeção estadual ou federal que libera a carne para sua comercialização? Se tiver algum parece que faz “vista grossa”.