.

.

A polícia civil de Itororó na manhã desta terça-feira, 30, recebeu a denúncia de que jumentos mortos estavam sendo desovados em uma estrada vicinal do distrito de Rio do Meio em Itororó.

Dr Frank Nogueira, delegado titular de Itororó seguiu sentido o distrito citado utilizando a rota da entrada da Fazenda Cabana da Ponte e encontrou retornando para Itororó um caminhão que fazia o transporte de jumentos por toda a Bahia. Ao conversar com o motorista do caminhão a informação foi confirmada. 8 animais já sem vida e 1 ainda agonizando haviam sido desovados em uma estrada próximo de onde o motorista foi localizado. Estes animais seguiam dentro do caminhão por vários dias, sem guia de transporte por várias cidades e por isso alguns destes animais não resistiam e acabavam morrendo por maus-tratos antes de serem entregues ao destino.

.

.

No local informado, Dr. Frank encontrou 8 jumentos de todos os portes mortos e 1 animal ainda com vida, mas, já morrendo. O motorista informou que estes animais eram comprados por um homem morador de Itororó, levados para uma fazenda localizada às margens da BA 263 e os que estivessem em boas condições eram vendidos para o frigorífico de Itapetinga que está abatendo jumentos através de uma empresa chinesa que tem atuado na região.

Em setembro de 2018 outros 200 jumentos morreram em uma fazenda na cidade de Itapetinga por maus-tratos. Os animais pertenciam à mesma empresa chinesa e eram levados para o local antes de serem encaminhados para um frigorífico, onde eram abatidos. Em seguida, a carne era exportada para o Vietnã. A empresa foi interditada e ficou impedida de levar novos jumentos para a fazenda.

Neste momento, Dr. Irineu Andrade, delegado titular de Itapetinga está apurando os fatos e interrogando os motoristas dos caminhões o responsável pela compra dos jumentos. Estes deverão ser responsabilizados pelo transporte ilegal dos animais e por maus-tratos.

Informações do Blog Itororó Já