.

.

Na Sessão desta terça-feira, dia 08, o Plenário da Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei 004/2018 que “Cria o sistema Municipal de Cultura”. Essa Lei permitirá que empresas privadas realize investimentos financeiros nos eventos culturais promovidos pela Prefeitura de Itororó. Também foi aprovada nesta Sessão, a doação de um computador, que pertencia a Câmara, para a Fundação Cultural Cabana da Ponte” (Projeto de Lei Legislativo 001/2018).

Ao discutir estes projetos, os edis disseram “que investir na Cultura local e criar mecanismos para que outras pessoas (empresas privadas) possam fazer o mesmo, permite avanços neste setor tão carente do nosso município”. “Nós, vereadores, não podíamos deixar de aprovar projetos assim. Esse computador não tinha mais utilidade pra gente e está em perfeito estado para uso, nada mais justo que doar para essa instituição que incentiva a nossa cultura. A Lei 004/2018 permitirá que os empresários firme convênios com o Poder Público e assim invistam em nossos eventos tradicionais, como o Festsol por exemplo e isso é um avanço significativo”, disse Jonatas Lisboa, Presidente da Câmara de Vereadores de Itororó.

Os vereadores também aprovaram, por unanimidade, as indicações 004/2018 (Sugere a Criação do Programa Morar Melhor de autoria do Vereador Jonatas Lisboa), a 007/2018 (Sugere a realização de projeto de música e dança de vários ritmos e estilos) e a 009/2018 (Sugere a Construção de uma lombada na Rua Marechal Teixeira Lott, esquina com Rua Marcolino Nepomuceno), ambas de autoria do Vereador Clecione Gonçalves. Por último, foi aprovada a moção de Aplausos  003/2018 em favor do radialista Rubenaldo Cordeiro de Miranda, de Autoria do Vereador Jonatas Lisboa. 

Expedientes

O Pequeno Expediente foi utilizado pelas Vereadoras Liliana Cardos (Liana) e Renilda Santos (da Cabana) que aproveitaram para parabenizar todas as mães, pelo dia das mães que será neste domingo, dia 12, e desejar boas vindas ao Padre Euvaldo Santana, novo Pároco de Itororó. Renilda aproveitou ainda para anunciar a vinda de alguns médicos para Itororó, que passarão realizar atendimentos particulares na cidade.

Os Vereadores Edilson Carvalho (Dilson), João Dawison (Sergipe), Clecione Gonçalves e Vafrido Miranda fizeram uso da palavra no Grande Expediente.

Primeiro a falar, Dilson não conteve a emoção em seu discurso ao agradecer o Deputado Rosemberg Pinto, o governador Rui Costa, o prefeito Adauto Almeida, o Radialista Rubinho Cordeiro, os Vereadores de Itororó, em especial Valfrido, e a todos que estão envolvidos na luta pela abertura da Fábrica de Calçados em Itati, “Dilson Bracin” se emocionou ao lembrar do número de pessoas que foram embora de Itati e continuam indo, por falta de emprego. “Eu confesso que choro, quando vejo maridos deixando suas esposas e filhos e vão em busca do sustento em outro estado, quando vejo netos se separando de seus avós e famílias sendo separadas como um todo. Com a vinda dessa Fábrica, que está cada vez mais perto, vou poder ver os filhos de Itati retornarem ao lar. Fico grato a todos que comprou essa briga comigo e tem se empenhado nela”, disse Dilson.

João Dawison (Sergipe), em sua fala, revelou que torce para chegada dessa Fábrica o quanto antes para Itati e que não seja mais uma ilusão eleitoreira. Aproveitou para cobrar do Prefeito Adauto, mais atenção para os moradores do Loteamento e  do Bairro João Calixto que em épocas de chuvas sofrem com a lama e nas estiagens, sofrem com a poeira. Cobrou investimentos no Setor de Esportes e que o governo local pague o Piso Salarial dos Professores e evite mais paralizações. Por fim disse que os calçamentos de ruas, feitos com recursos deixados por gestões passadas, estão parados por falta de pagamentos da mão de obra empregada  nestes projetos. “O prefeito precisa olhar mais pelo povo dessa cidade, buscar empresas que gerem emprego e renda, investir em segurança, pois até Guarda Municipal que temos,  é pouca”, disse Sergipe.

O vice-presidente da Câmara, Clecione Gonçalves,  começou sua fala dizendo que Itororó recebeu, em gestões passadas, R$ 16 mi do governo federal para serem investidos no Grande Loteamento e que desse valor, “R$ 14 mi foram roubados”. Revelou que não tem visto o Setor de Obras da Prefeitura de Itororó trabalhando em sintonia com o governo local. De acordo com o edil, todas as outras secretarias (saúde, educação e assistência social) têm trabalhado bem, mas “o setor de obras tem deixado as ruas esburacadas, esgotos a céu aberto e serviços pela metade”. Clecione declarou apoio ao Governador Rui Costa e agradeceu o apoio do “Ruy Correria na vinda da Lia Line para Itati” e parabenizou todos que empenharam tempo para que isso fosse possível. Por fim, Clecione pediu ao Prefeito que aceite a proposta dos professores e pague o Piso Salarial (14,02%, divido em 6 parcelas).

Ultimo a discursar, Valfrido Miranda, chegou afirmando que “Piso Salarial dos Professores é Lei, não se negocia, tem que pagar”. Revelou que muitos prefeitos usam a UPB (União dos Municípios  da Bahia) como escudo, pois essa entidade defende que os munícipios não têm como pagar o Piso, porém o presidente da mesma, Eures Ribeiro, prefeito de Bom Jesus da Lapa, paga o Piso em sua Cidade. Valfrido disse ainda que o discurso do prefeito Adauto em dizer que o antigo gestor inflacionou a folha de pagamento da prefeitura e que isso impossibilita o pagamento do Piso dos Professores é falho, pois o ex-prefeito tinha 715 servidores contratados (depois demitiu 300 para poder pagar o Bolsa escola municipal) e atual gestão possui apenas 248 prestadores de serviços por contrato, ou seja, “se tem menos gente contratada, tem mais dinheiro em caixa”. Finalizando sua fala, Valfrido convidou a população para Feira de Saúde, que acontecerá no 10 de maio em Rio do Meio e no dia 11, em Itororó. “Essa Feira de Saúde é fruto de uma parceria minha, com o Deputado Federal Antônio Brito, a Fundação José Silveira e a prefeitura de Itororó. Vamos trazer atendimentos gratuitos em cardiologia, clínica médica, urologia, ginecologia, odontologia. Na oportunidade exames de ultrassonografia, mamografia, preventivo, raio X e eletrocardiograma”, disse o vereador. Ascom.