foto-1A Política de Garantia do Preço Mínimo (PGPM) do Cacau, cuja cotação atual é de R$ 75,00 a arroba, é o tema da audiência pública que a Frente Parlamentar em Defesa da Lavoura Cacaueira realizada nesta sexta-feira (02), na Câmara Municipal de Itabuna.

A atividade é suprapartidária e tem como organizador o presidente da Frente, deputado federal Félix Mendonça Júnior.

O evento terá as palestras da superintendente regional da CONAB na Bahia, Rose Pondé; do técnico da CEPLAC, Antônio Costa Zugaib; do auditor fiscal do trabalho, José Honorino de Macedo Costa; e do procurador do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Alberto Bastos Balazeiro.

Os deputados Augusto Castro (PSDB), e Pedro Tavares (PMDB), também estão participando da audiência.

Félix Júnior explicou que a audiência pública é um instrumento de democracia direta e tem como objetivo aproximar o Poder Público dos cacauicultores baianos.

“Precisamos rever para cima a cotação atual do cacau na Política de Preço Mínimo, que não remunera adequadamente o produtor em nosso estado, discutir as relações trabalhistas, combater a importação de cacau “in natura” e ajudar a recuperar essa lavoura, que tem importância direta na vida de três milhões de baianos espalhados por mais de 60 municípios”, afirmou.

No sábado (03), esta mesma audiência pública acontecerá no município de Ubatã. A atividade está marcada para começar às 14 horas, no Centro de Catequese da Igreja Católica. Informações Políticos do Sul da Bahia.