RIO – O Boticário lançou, na semana passada, na TV aberta e na internet, um vídeo para sua nova campanha de Dia dos Namorados. O comercial mostra casais heterossexuais e homossexuais trocando presentes e abraços carinhosos. A música que toca ao fundo, uma versão instrumental de “Toda forma de amor”, do compositor Lulu Santos, reforça a bandeira da diversidade. Mas a propaganda suscitou uma guerra virtual entre aqueles que não gostaram do posicionamento da empresa e os defensores dos direitos dos homossexuais.

Com quase um milhão de visualizações, o vídeo “Dia dos Namorados O Boticário” acumulou mais de 140 mil “dislikes” (marcações de “não gostei”) e 160 mil “curtidas”, um exemplo do cabo de guerra que o vídeo se tornou. Na sessão de comentários, com mais de 22 mil “pitacos”, muitos internautas convocaram um boicote a produtos de O Boticário e também de outras marcas que defendem a união entre pessoas do mesmo sexo, como Coca-Cola, Microsoft, Nike, Disney, Apple, Visa, Amazon, etc.
“A família está em risco. Precisamos mostrar a nossa força. Não podemos comprar nem consumir mais nada dessas empresas. Boicote! Precisamos mostrar que não aceitaremos LGBTs. Não temos preconceito, mas isso já é demais”, disse um dos usuários do YouTube..

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“Não ficaremos calados apenas assistindo as tentativas dessa sociedade pós-moderna de acabar com nossas famílias tradicionais”, protestou outra internauta. Por outro lado, internautas reagiram convocando um “Mutirão para dar like no vídeo do O Boticário” pelo Facebook. Mais de 8 mil pessoas já participam da ação. Diretor da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS-RIO), Carlos Tufvesson também utilizou a internet para se manifestar:

“Nesse Dia dos Namorados, faça um bem ao nosso país e presenteie com um produto do Boticário quem você ama! Chega de tanto ódio!”, aconselhou o militante no Facebook. Segundo a página “Quebrando o Tabu”, uma mensagem homofóbica também circula no WhatsApp pedindo para que os internautas marquem a opção “não gostei” no vídeo hospedado no YouTube.

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Já no site “Reclame Aqui”, uma reclamação formal ao conteúdo do comercial foi feita por uma consumidora de Curitiba. “Fiquei muito insatisfeita em assistir a um comercial onde ocorre a banalização das famílias no modelo tradicional, e onde aparecem famílias homossexuais, como se fosse normal. (…) Se tem na novela, eu mudo de canal, mas a propaganda está em todos os meios. Não quero que meus filhos assistam essa propaganda”, argumentou a moça que se identifica apenas como Patrícia. O Boticário fez questão de responder à reclamação dizendo que “acredita na beleza das relações”.

“A proposta da campanha ‘Casais’ é abordar, com respeito e sensibilidade, a ressonância atual sobre as mais diferentes formas de amor, independentemente de idade, raça, gênero ou orientação sexual”, deixou claro uma funcionária da companhia.