Hospital-de-Itororó-1024x552

A Fundação Hospital e Maternidade de Itororó (FHMI) têm enfrentado há muito tempo uma crise interminável. Apoiados apenas pela prefeitura municipal, que custeia hoje o pagamento de 2 plantonistas e custeia parte dos medicamentos e alimentação, funcionários continuam com atrasos em seus salários e uma escassez de corpo médico tem assolado o local.

A situação se agravou ainda mais com a falta de repasse do SUS há quase 3 meses. O último mês que o hospital recebeu o repasse federal foi o de novembro com o valor de R$ 70.463,69 feito no dia 03 de fevereiro. Essa tem sido a média de valor que o órgão recebe pelo atendimento de um teto mês estipulado pelo Sistema Único de Saúde, sendo que, o Hospital atende toda a região e mesmo se atender qualquer quantidade acima do teto citado, continua a receber o mesmo valor ou similar.

Durante o feriado de Carnaval o hospital ficou parte dos dias sem médico plantonista. O que deixou a população que procurou atendimento hospitalar totalmente descoberta. Segundo a administração do órgão, os valores repassados pelo SUS são muito baixos para custear os gastos que existem com funcionários, médicos, alimentação, medicamentos e outras despesas; sem contar que, o valor pago por cada plantão para os médicos é pequeno, seria esse um dos principais motivos para a falta de profissionais que queiram atuar na cidade.

Informações do Blog Itororó Já