WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia


abril 2024
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
escola de jiu jitsu

andressa fashion hair

rilker rodrigues

clube de campo gameleira

pro corpo academia

genilson reis fotografia

softsky informatica

carne de sol gomes


EDITORIAL: A CAMINHADA RUMO AO PODER É SEMPRE LONGA E DIFÍCIL.

A chapa majoritária, lançada pela Coligação PMDB/Democrata para concorrer  à Prefeitura de Itororó, mostrou no comício realizado na praça Cel. João Borges, no último sábado, que possui força e muitos seguidores.  De sorte que, no quesito  aceitação popular, está apta a disputar  as eleições municipais deste ano, em condições iguais as do  atual prefeito do município.

Segundo nossos informantes, a Coligação conseguiu mobilizar uma grande multidão para a praça. Mas, o acontecido já era esperado, até mesmo por adversários desapaixonados. Afinal, estão hoje do mesmo lado os dois mais velhos líderes  da política de Itororó que, até a última eleição municipal, comandavam sozinhos, em campos opostos, as duas  grandes forças políticas do município.

Negar ou subestimar, mesmo agora,   a expressão política de Marco Brito e Edineu no município de Itororó pode ser um erro de  cálculo político fatal para o resultado do pleito, para não dizer que é uma tentativa de esconder o sol com a peneira, como se diz popularmente. Apesar de ter sido derrotado nas três últimas eleições municipais, Edineu ainda detém parte do eleitorado que o fez prefeito por dois mandatos, e o ajudou a eleger  Gilton Alves.  Já Marco Brito foi vitorioso nas três últimas eleições que disputou para se eleger e eleger o atual prefeito.

Além desses fatos, o colégio eleitoral do município de Itororó encontra-se  polarizado para esta eleição por  duas forças políticas antagônicas: situação e oposição. Não há uma terceira força contrapondo a divisão em dois lados. De sorte que, hipoteticamente, quem não está com o prefeito está contra o prefeito.  E as razões para essa divisão são as mais diversas e estranhas possíveis. Desde a velha paixão pelo  líder político, ao livro que o prefeito escreveu, para não falarmos dos interesses de muitos eleitores e cabos eleitorais  de permanecer ou  voltar à Prefeitura e, assim, aproveitarem-se das benesses que ela pode oferecer.

Na verdade, bem poucos eleitores estão atentos para as qualidades  dos candidatos  que, atualmente, estão disputando o comando do município, como competência, honestidade e disposição para o trabalho.  Esses são detalhes insignificantes, face à  paixão politica que acomete  cada eleitor no momento. Uma paixão cega, inconsequente que, muitas vezes, proporciona a entrega do comando do município ao pior candidato,  sem que o eleitor atente  para as consequências de seu  ato, puramente eleitoral.

Voltando a Itororó, qualquer eleitor de  bom senso sabe que a disputa deste ano no município não traz favoritos. E que o maior desafio do candidato Marco Brito para este  pleito não  é a  disputa eleitoral em si, mas, certamente, o registro de sua própria candidatura a prefeito, junto à Justiça Eleitoral.

Primeiro, ele vai ter de superar as  diversas etapas de  julgamentos  a que a sua candidatura  será submetida  para obter o registro definitivo, junto à Justiça Eleitoral.  Trata-se  de uma luta difícil, complicada  ainda mais porque, além da rejeição de suas contas pelo TCM, elas também foram desaprovadas  pela Câmara de Vereadores do município.

Já estamos observando que à medida que se aproxima a data de  05 de agosto, último dia para a Justiça nas Zonas Eleitorais decidir sobre  os pedidos de  registro das candidaturas que vão disputar as eleições deste ano, começam a aparecer  os indeferimentos  de juízes,  sempre fundamentados  na rejeição de contas de gestão por parte do Tribunal de Contas dos Municípios.

Neste último domingo, foi a vez de  Itabuna quando o Juiz Eleitoral da 28º Zona, André de Souza Dantas Vieira, negou o registro da candidatura à reeleição do atual prefeito do município, Capitão Azevedo, sob o fundamento de que o Tribunal de Contas dos Municípios rejeitou  as prestações de  contas de sua gestão, relativas aos exercícios de 2009 e 2010.

A decisão da Justiça Eleitoral em Itabuna, cidade de mais de 200 mil habitantes, reflete o espírito e a tendência dos juízes de primeira instância sobre este assunto, e coloca  de molho a barba de diversos candidatos a prefeito de outras  cidades da Bahia que se encontram em situação idêntica a do prefeito de Itabuna.  Afinal, a maioria das impugnações é contra atuais e ex gestores públicos, e o motivo alegado é sempre o mesmo: irregularidades insanáveis nas prestações de contas feitas ao Tribunal de Contas dos Municípios.

Texto: Djalma Figueiredo

2 respostas para “EDITORIAL: A CAMINHADA RUMO AO PODER É SEMPRE LONGA E DIFÍCIL.”

  • luis claudio matos says:

    FINALMENTE, SOUBE RECONHECER A FORÇA DOS EX GESTORES EM AMIGO, TA AI QUE QUEM MANDA E O POVO, E TAMBEM SE MARCO NAO CONSEGUIR O REGISTRO DA CANDIDATURA, MUITO MENOS A OATUAL PREFEITO, QUE TAMBEM TEM CONTAS REGEITADAS DE 2009 PELO TCM, GRAÇAS A DEUS ESSE MUNDO POLITICO HOJE ESTA TENDO TRASPARENCIA JUNTO A POPULAÇAO, ONDE TODOS PODEM ESTAR ACOMPANHANDO TUDO DE PERTO,, MAS VAMOS AGUARDAR PRA VER NOQUE DAR TUDO ISSO

  • ELEITORA CONSCIENTE says:

    Realmente o que está faltando ao eleitor nesta eleição é a consciência da importância do voto. Prefeito não governa só para uns e sim para o todo. Infelizmente muitos ficam cegos pela paixão, (sentimento efémero) e que na maioria das vezes é responsável pela desgraça humana. Quanto aos cabos eleitorais estes sim; estão focado apenas no proveito que teriam acaso seus candidatos retornarem. A rejeição pelo atual prefeito é somente por aqueles que não obtiveram vantagens. O que enoja é ver pessoas correndo atrás do próprio rabo, vivendo em círculo. Quem pode querer comer merda, senão os gananciosos, perversos e perseguidores para se manterem no ” topo”?. Dignidade, realmente é artigo de luxo no meio destes pobres de espirito. Já está provado que dinheiro e poder não traz paz e felicidade prá ninguém. Senão não ouviriam tantos lamentos e ranger de dentes nas diversas casas desta cidade.

Deixe seu comentário

saae
paulinho casa construcao

clinica bem estar

atacadao farma

pet love

mix core training


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia