“CURUQUINHA” UM ACERVO DE MÚSICA E HISTÓRIA EM RIO DO MEIO
São mais de 3.700 LPS (Long Plais) LongPlay, o bom e velho vinil. Para quem tem menos de 30 anos: o vinil era o que o CD já foi um dia e o que o arquivo de MP3 é hoje. Pois é. Curuquinha é esta figura folclórica que reside em Rio do Meio e que coleciona os famosos “bolachões” com os maiores nomes da nossa MPB, que compreende em seu acervo grandes nomes do cancioneiro nacional e internacional. De Chiquinha Gonzaga a Gonzagão, de Renato e seus Blues Caps aos Demônios da Garoa e por aí vai…
Raros exemplares constituem este acervo, sem perder o contato com o mundo fonográfico revolucionado pelo CD, Curuquinha detém de uma coleção invejável destas “Bolachinhas luminosas”. São mais de 5.000 mil discos. Portanto, Rio do Meio está de parabéns por abrigar uma das maiores coleções de música de nosso estado, além desse expoente que já conviveu com vários nomes da nossa grande música brasileira.
Por Milton Marinho
Oportuna e merecida essa reportagem, feita pelo M. Marinho, ao meu amigo Curuquinha. Figura pública e cult de Rio do Meio. Já tive o prazer de, passando por esse belo lugar, visitar o seu acervo. Realmente, fantástico! Entre as raridades, que vão de Luiz Gonzaga aos Beatles, pop rock, brega e outro “chics”, encontrei, para o meu deleite, o LP do Chico e Caetano, gravado ao vivo no Castro Alves, em 1972. Novinho em folha, impressionante! Ouça em paz caro Curuquinha, as tuas raridades,aí em Rio do Meio.
Sou filho de Rio do Meio filho do Guile estive ai em outubro pena nao ter conhecido este senhor um abraco a todos da minha terra