.

.

Todas as regiões do país tiveram problemas nesta quarta-feira (21) com o fornecimento de energia. A situação foi pior no Norte e no Nordeste, onde estados inteiros ficaram sem luz.

O trânsito virou um caos no Recife depois que 206 sinais pararam de funcionar, inclusive nas avenidas mais movimentadas. Nas lojas, os vendedores tiveram que parar de trabalhar por causa da falta de energia; 37 estações do metrô na região metropolitana do Recife foram fechadas. Os passageiros precisaram sair dos vagões e seguir a pé.

Foi um apagão. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), às 15h48 houve o que os técnicos classificaram de ‘perturbação no sistema interligado nacional’. Isso provocou o desligamento de cerca de 18.000 megawatts, o que derrubou o fornecimento de energia principalmente nas regiões Norte e Nordeste.
 
O apagão atingiu cidades de todos os nove estados do Nordeste, e também cidades de cinco estados do Norte.

Houve registro de falta de luz ainda em algumas cidades do Rio de JaneiroMinas GeraisSão PauloSanta CatarinaGoiásMato Grosso e no Distrito Federal. No Paraná houve variação de energia. Só não houve problemas no AcreRoraimaMato Grosso do SulEspírito Santo e Rio Grande do Sul.

Em Macapá, cruzamentos com sinais apagados. As empresas de Fortaleza liberaram os funcionários mais cedo por causa da falta de luz. Faltou energia no estado inteiro do Ceará.

Na Universidade Federal de Alagoas, em Maceió, alunos fizeram prova no escuro.  Em Salvador, muito engarrafamento e postos de combustíveis fechados.

“Faltou energia; o posto é todo automatizado, não tem condições de abastecer”. Trânsito complicado também em Aracaju. Do alto da cidade dava para ver apenas as luzes dos carros.

Na noite desta quarta-feira (21), o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, falou sobre apagão.

“Na tomada de carga do primeiro bipolo de Belo Monte, onde vinha operando com 2 mil megawatts subindo para 4 mil megawatts, a linha saiu e, ao sair do sistema, ela tirou 22% da carga do sistema naquele momento, o que gerou todo o blecaute. O que causou ou o que levou essa linha a sair do sistema o ONS espera, muito em breve, poder explicar à população”, disse o ministro.

O Consórcio Norte Energia, responsável por Belo Monte, declarou que o apagão não foi originado pela usina. O diretor-geral do ONS, Luiz Eduardo Barata Ferreira, disse que uma falha na subestação do Xingu, no Pará, provocou a falta de energia. Ele também disse que 40% da Região Nordeste ainda estão sem luz. G1.

.

.