.

.

A maioria dos vereadores que usaram a tribuna no grande expediente da segunda sessão ordinária da Câmara de Itororó, neste dia 14 março, solicitou as mesmas coisas do executivo municipal: melhoria na iluminação e na limpeza pública, reparo dos esgotos a céu aberto dos buracos nas ruas, reforço na segurança e atenção aos direitos trabalhistas dos servidores públicos municipais. 

Após a aprovação da Ata da Sessão anterior e a leitura das correspondências, o presidente da casa, Jonatas Santos, franqueou a palavra ao presidente do SINSERVITO (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itororó), Silvio Kleber Santos Alves, que, na sessão do dia 07 de março, havia pedido o direito de usar a tribuna livre. Silvio veio explanar sobre as dificuldades enfrentadas pelos servidores municipais e pedir o auxilio da Câmara.

Em seu discurso, que durou um pouco mais de 10 minutos, Silvio Kleber relatou que os funcionários que recebem acima de um salário mínimo estão há quatro anos sem receber aumento e que o piso salarial do magistério não é pago desde 2015. Solicitou ainda que o prefeito contrate um perito para definir quais são as funções insalubres do quadro funcional do município e que a lei de assédio moral passe a ser cumprida.

“O servidor não quer mais que os seus direitos sejam lhes tirado da forma como foi. O servidor está cansado e nós estamos aqui para pedir o apoio desta legítima casa de leis e colaboração dos senhores vereadores. Queremos que o prefeito reestruture o plano de carreira dos professores e dos agentes de endemias, bem como o plano de cargos e salários, queremos que seja disponibilizado fardamento para os funcionários dos postos médicos, para a guarda municipal e para os garis. Pedimos que o prefeito nos passasse um cronograma de pagamento dos salários atrasados e do 13º de 2016”, discursou Silvio.

.

.

Após ouvir todo relato, o presidente da Câmara se solidarizou e disse que está à disposição. “A causa do povo, Silvio, é a nossa causa e nós vereadores vamos nos unir para podermos lutar a favor dos servidores públicos de nossa cidade. Mais do que nunca, cobraremos do poder executivo e a quem mais for cabível, para que esses problemas sejam resolvidos e no que depender dessa casa, o que depender da gente, nós faremos”, pontuou Jonatas.

Apenas o vereador Valfrido Miranda usou a palavra no pequeno expediente, para desejar pesar a família do falecido Dilermano Carvalho, que desencarnou recentemente. Dando prosseguimento aos ritos oficiais, foi aberto o grande expediente onde os vereadores, com exceção do edil Cosme Santos (Có de Rio do Meio) fizeram uso da palavra. Logo em seguida foi posto em apreciação e aprovado por unanimidade, o pedido do Coordenador da Juventude Missionária da Igreja Católica para fazer uso da tribuna livre na sessão ordinária do dia 21 de março, onde irá explanar sobre o projeto de reflorestamento das margens do Rio Colônia.

Grande Expediente

No grande expediente, cada vereador tem 10 minutos para falar sobre o que quiser. Para usar esse tempo regimental, eles precisam se inscrever previamente. O presidente vai convidando um a um para se dirigir a tribuna e se pronunciar. Vamos conferir agora, um resumo do discurso de cada vereador.

Andrea Figueiredo (PSDB)

Em seu discurso, ela declarou apoio ao SINSERVITO e disse que vai trabalhar junto ao executivo municipal para encontrar uma solução para todos os problemas apresentados; lembrou que a lei 8.162/2012, que combate o assédio moral em Itororó é de sua autoria. Revelou que foi a uma reunião no SETAF (Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar), junto com o secretário de meio ambiente de Itororó, Tiago Amui, buscar melhorias para os pequenos produtores rurais e que o prefeito Adauto Almeida participou de uma vídeo conferencia na Caixa Econômica Federal, para tentar recuperar o que restou dos recursos do PAC 2  e assim dar continuidade nas obras do Grande Loteamento. Informou que o poço artesiano que foi perfurado em Rio do Meio deu uma água de boa qualidade e que a mesma ainda não está sendo distribuída por que está em analise.

Andrea ainda aproveitou o seu tempo para fazer algumas reivindicações. Ela pediu que a prefeitura fizesse doações de caixas d’águas com a logomarca do SAAE para a população carente e indicou que a prefeitura crie uma casa de apoio ao estudante na cidade de Itabuna, para que sirva de base para os universitários itororoenses que não tem condições de arcar com os custos de moradia e transporte para estudar no município vizinho.

Robélia Barros (PSL) – Bela Guerreira

Começou sua fala dizendo que os moradores da zona rural e dos distritos não têm conseguido ouvir as transmissões das sessões realizadas pela Rádio Itororó FM e pediu a mudança de emissora. Bela relatou falhas na iluminação pública nos bairros e no centro da cidade, o que vem favorecendo a atuação de criminosos que voltaram a praticar assaltos no município e disse que a Avenida João Hortélio também está às escuras, apresentando riscos a segurança dos estudantes noturnos. Ela ainda sugeriu que a prefeitura faça uma parceria com as cidades vizinhas para captar manilhas, pois em uma de suas fiscalizações ouviu de um funcionário, que alguns buracos estão sendo fechados e outros não, por falta deste material. Segundo Bela, existe um esgoto a céu aberto na principal Avenida do Loteamento Sinval Palmeira.  Por fim, elogiou a indicação da vereadora Andrea sobre a distribuição de caixa d’água e pediu que a mesma, como líder do governo na Câmara, buscasse junto ao prefeito uma resposta sobre a bolsa família municipal que não está sendo pago.

Liliana Cardoso (PSDB) – Liana da Urbis

Liana iniciou parabenizando o SINSERVITO e se colocou à disposição do sindicato. Parabenizou o grupo Jovem Unidos em Cristo da igreja Católica pela iniciativa de criar projetos ambientais que visão reflorestar as margens do Rio Colônia; pediu aos colegas vereadores que apóiem as escolinhas de futebol da cidade e cobrou mais empenho do setor de limpeza pública, pois tem recebido muitas reclamações dos moradores. “Algumas ruas estão cheias de mato”, disse a vereadora.

Edilson Carvalho (PMDB) – “Dilson Bracin”

Lembrou da ambulância de Itati, que não está em circulação e pediu ao prefeito uma resposta. Quer saber por onde anda esse veículo e quando ele vai voltar a servir o povo deste Distrito. Cobrou a manutenção das estradas vicinais de toda a Zona Rural e perguntou por pelo maquinário da prefeitura, pois achou estranhou o fato de Itororó está pagando combustível para nova Canaã fazer estradas nos arredores itatiense. Salientou que tem ouvido burburinhos sobre as licitações e que os vereadores devem ficar atentos e investigar onde está sendo gasto o dinheiro da cidade.

Fazendo coro com os demais colegas, Dilson voltou a cobrar que o prefeito refaça os acordos de cooperação com as policias militar e civil, pois a diminuição de policiamento nas ruas tem permitido que os assaltantes voltem a aterrorizar os moradores. Ele ainda pediu que os seus colegas se reúnam semanalmente e visitem os bairros e façam relatórios das condições de cada localidade e apresente ao poder executivo, cobrando as devidas melhorias. Por fim, solicitou que haja fiscalização nas linhas de transporte alternativo da cidade e que e que seja feito um acordo de cavalheiros  entre os topiqueiros que fazem a linha comum e os que fazem as linhas estudantis, para melhorar o serviço. Dilson se despediu reiterando a importância da bolsa família municipal.

Renilda Santos (PMDB) – Renilda da Cabana

Ela começou seu discurso pedindo apoio institucional da Câmara de Vereadores para continuar seu trabalho auxiliando os enfermos que não conseguem ser atendidos pela secretária de saúde da cidade e disse que também espera contar com a ajuda do governo municipal. Finalizou prometendo apresentar projetos nas próximas sessões que vão surpreender a todos e pediu mais um pouco paciência.

João Dawison (PMDB) – Sergipe

Iniciou sua fala parabenizando o SINSERVITO e reforçou que “é essencial que o prefeito atenda todas as reivindicações do sindicato”. Revelou que em visita ao Bairro João Calixto encontrou esgotos a céu aberto, com um mau cheiro que impede as pessoas de almoçar e os moradores lhe confidenciou que a prefeitura enviou funcionário até o local e este disse que “não tinha manilhas para realiza os reparos”. Sergipe ainda contou que pode conferir de perto que o mato tomou conta da localidade que a maioria dos postes estão com lâmpadas queimadas.

O edil fará uma indicação para que o prefeito faça todo saneamento básico do bairro João Calixto, bem como sua pavimentação e voltou a cobrar a reativação da bolsa família municipal. “O bolsa família municipal é uma Lei aprovada aqui nesta casa e para deixar de ser seguida, precisa também da nossa aprovação e creio que ninguém aqui quer o seu fim”, concluiu, finalizando sua fala se posicionando contra a reforma da previdência social.

Clecione Gonçalves (PSDB)

O professor Clecione principiou seu discurso lembrando que foi eleito pelo povo para ser seu representante legítimo e reivindicou que o prefeito Adauto trate com toda especialidade necessária a causa dos servidores municipais, pedindo-o que faça acordo com os que têm causas na justiça, pois existem processos arrolados há mais de 20 anos.  Cobrou que sejam pagos todos os salários atrasados, o piso salarial nacional dos professores e que a questão dos empréstimos consignados seja resolvida o quanto antes, pois os funcionários estão sendo penalizados sem ter culpa. Solicitou que soldo dos motoristas da prefeitura que estão lotados na garagem municipal seja revisto, já que há anos eles não recebem nenhum tipo aumento. Pediu que o setor de limpeza desse uma atenção especial ao mercado das carnes, que está abandonado, principalmente nas quartas-feiras e nos sábados e que a equipe de iluminação ande mais nas ruas à noite e identifique as lâmpadas que precisam ser trocadas. Por fim, exigiu mais atenção aos projetos sociais desenvolvido pelas as escolinhas de futebol do município.

Márcio Leandro Pires (PSDB) – Léo Gás

Enfatizou que a prefeitura tem passado por dificuldades financeiras, mas mesmo assim vem realizando um bom trabalho, parabenizando o responsável pela iluminação pública. Relembrou suas lutas em prol das crianças carentes do município, o que desenvolve há mais  de 10 anos e revelou ter um acordo com o atual prefeito, para que ele doe um terreno para a construção de um parque infantil com área de lazer, praça esportiva e piscina.

Andando pela cidade Léo disse ter encontrado um esgoto a céu aberto próximo na entrada do Loteamento e levou o problema até o setor da prefeitura responsável pelo reparo e ao retornar ao local, dias depois, observou que o serviço havia sido feito e por isso parabenizou o trabalho de Luiz Gonzaga (setor de obras). No que diz respeito ao Bairro João Calixto, o vereador pediu uma atenção especial para àquele bairro, pois está com esgotos a céu aberto e cheio de mato. Léo finalizou reforçando que seu objetivo é trabalhar pelas das crianças carentes de Itororó.

Valfrido Miranda (PT)

O primeiro secretário (e tesoureiro da Câmara) revelou que está preocupado com os dados apresentados pelo SINSERVITO e fez uma comparação entre os últimos três governos, no que diz respeito aos salários dos professores, e identificou que estes profissionais eram melhores remunerados em gestões passadas: ou recebiam acima do piso ou recebiam o piso. Hoje recebem abaixo. Em relação à segurança pública, fez um apelo para que o prefeito dialogue com as policias (militar e civil) e veja o que pode ser feito para dar melhores condições de trabalho aos policiais.

Valfrido aproveitou seu tempo para uma mensagem do Deputado Estadual e filho da terra, Rosemberg Pinto, que se comprometeu a trazer a fábrica de calçados Lia Line para o distrito de Itati, a resolver a questão do abate bovino e a continuar buscando meios de resolver a crise hídrica do município junto com a CERB. Outro deputado que mandou uma mensagem aos itororoenses foi o federal Antônio Brito, que quer continuar colaborando com as ações na saúde, trazendo feiras e outros serviços. “O Deputado Antônio Brito destinou, através de uma emenda impositiva de sua autoria, R$ 250 mil para ser investido em pavimentação de ruas e esse valor já poderia ser utilizado pelo prefeito desde o dia 2 de janeiro. O deputado atendeu um pedido meu e disse que quer participar da inauguração dos calçamentos”, disse Valfrido.

Fazendo coro com a população e preocupado com o futuro, o edil se posicionou contra as propostas das reformas trabalhistas e da previdência social, dizendo que o governo é sem nexo e que o povo não pode pagar a conta de sua ineficiência.

Jonatas Lisboa – DEM

O presidente da Câmara encerrou a sessão convocando todos os vereadores para visitar os bairros e seguir a ideia de “Dilson Bracin” e pediu que o prefeito verificasse a questão da iluminação pública, pois as reclamações relacionadas a este setor são muitas. Comprometeu-se a encaminhar todas as indicações da vereadora Andrea Figueiredo para apreciação e revelou ser conhecedor das dificuldades enfrentadas pelo povo do Bairro João Calixto. “Eu suplico ao prefeito Adauto Almeida que olhe com mais atenção para os moradores do João Calixto, aquele bairro está abandonado e é necessário que a prefeitura se faça presente e resolva todos os problemas que ali estão, o quanto antes”, finalizou Jonatas.