.

.

A prefeitura municipal de Itororó através da secretaria de saúde em parceria com a CEOQ de Itapetinga realizou exames de glaucoma na tarde desta sexta-feira, 15, no Centro de Saúde do município.

Cerca de 250 pessoas receberam o atendimento do oftalmologista Dr. Frederico, que é especialista em glaucoma, e foram orientadas sobre essa doença que acomete muitas pessoas no município.

.

.

.

.

Segundo estudos, o glaucoma é uma doença causada pela lesão do nervo óptico relacionada à pressão ocular alta. Pode ser crônico ou agudo. Quando crônico é caracterizado pela perda da visão periférica (visão que permite perceber objetos ao nosso redor), devido a lesão das fibras dos nervos que se originam na retina e formam o nervo óptico. O principal fator relacionado a esta lesão é a pressão interna do olho alta, porém existem outros fatores ainda em estudo. Quando agudo, se dá porque a pressão interna do olho torna-se extremamente alta e causa perda súbita e grave da visão (a média da pressão é 16 mmg, porém varia entre 12 até 23 mmg sem no entanto causar problemas na maioria das pessoas).

.

.

.

.

A secretaria de saúde de Itororó disponibilizará colírios e tratamento adequado para os 82 casos diagnosticados no município na tarde desta sexta. Anteriormente pacientes com suspeita de glaucoma precisavam se dirigir até a cidade de Itapetinga para realizar exames mais específicos.

A partir de agora a equipe da CEOQ virá a Itororó a cada 3 meses realizar estes mesmos exames de maneira periódica na população que precisar.   

Informações do Blog Itororó Já