.

.

Os pacientes que viajam para Salvador frequentemente em busca de tratamentos ou exames médicos contam diariamente com o atendimento em uma Casa de Apoio localizada na Capital e que fica disponível para os usuários que precisam de banho, alimentação e dormida.

A prefeitura de Itororó, através da Secretaria de Saúde e da Secretária de Saúde Marcília Costa, oferece o suporte necessário ao paciente, do transporte à Casa de Apoio quando precisa se deslocar para Salvador.

.

.

São encaminhados para a capital os casos sem referência na macrorregião sudoeste e sul (Vitória da Conquista e Itabuna).

As marcações são feitas via sistema de regulação dos hospitais, além dos retornos, respeitando os agendamentos das instituições.

.

.

A prefeitura faz o transporte Itororó/Casa de Apoio/Hospital – Casa de Apoio/Itororó. Acolhimento integral ao paciente e acompanhante, se for o caso. Na Casa de Apoio eles têm garantido as três refeições, banho e dormitório. Como cada grupo que se desloca semanalmente é heterogêneo, “cada caso é um caso”, às vezes é preciso pernoitar.

“A despesa é paga com recurso próprio. O recurso do TFD – Tratamento Fora do Domicilio arca apenas com as despesas de deslocamento dos pacientes de hemodiálise e de câncer que fazem tratamento em Itapetinga, Itabuna e VCA”, informa a secretária. Lucene Santos.