Foto: Hernani Amorim

O povo de Itororó agora tem um espaço para reviver o passado de conquistas e lutas da cidade. A Secretária de Cultura, Turismo e Meio Ambiente fez uma parceria com a SBI (Sociedade Beneficente de Itororó) e criou o Arquivo Histórico e Museu Municipal Zizina Brito, que já começou com mais de 30 mil fotografias, 900 horas de filmagens, quadros, esculturas e peças históricas. O novo espaço cultural da cidade foi entregue no dia 27 de abril e fica localizado na Rua Rui Barbosa, 880, no centro da cidade.

A criação desse Museu é a realização de um sonho do secretario de cultura Sergio Ramos. Sonho este que também era comungado pelo prefeito Adroaldo Almeida. Juntos os dois ficaram por muito tempo imaginando como seria fazer uma obra desse tipo, que mexe com imaginário do ser humano e reconta com detalhes a historia do seu povo. Para que possa ter um fluxo grande visitantes, o espaço será aberto de segunda a segunda, sendo que aos sábados e domingo o funcionamento será até as 13 horas.

Eduardo conta que em sua casa tinha muita coisa que foi importante para a historia da cidade e que reconta muitos períodos marcantes da sociedade itororoense, porém as pessoas não tinham como ver e ouvir sobre as mesmas. A criação do museu, segundo Eduardo, “foi uma mão na roda”, pois tudo aquilo que ele (Eduardo) estava juntando há décadas, agora pode ser apreciado pelo grande público.

“O que pode ser melhor para um historiador, apaixonado por sua terra, do que um espaço para ele contar e publicar suas pesquisas? O povo de Itororó deu um salto enorme no quesito cultura e eu tenho o maior prazer de ser o maior colaborador e doador de peças desse projeto”, disse Eduardo.

Zizina Brito foi uma mulher a frente do seu tempo. Nos anos 50 ela era proprietária de um cinema no distrito de Itapuí (nome de Itororó antes da emancipação) e sua família faz parte da historia cultural da cidade. Sua filha, Creuza Brito, foi a primeira atriz e diretora teatral do distrito e seu neto, Eduardo Brito, é historiador, presidente e fundador da SBI e principal doador de artefatos para criação do museu.