Foto Ilustrativa

Foto Ilustrativa

Um macaco de médio porte foi encontrado morto na Zona Rural de Itororó, próximo ao distrito de Rio do Meio na manhã do último domingo, 15 por um trabalhador rural.

Segundo apuração do Blog Itororó Já, os restos do animal foi encontrado em uma Fazenda na segunda-feira por um trabalhador rural da região que deixou para avisar a Vigilância Epidemiológica e sanitária do município apenas na terça-feira. Munidos da informação os profissionais das vigilâncias se deslocaram para o local com o veterinário para realizarem a retirada dos restos mortais do animal, porém, quando chegaram ao local informado notaram que urubus já haviam devorado totalmente o macaco, impossibilitando assim a coleta adequada para análise.

Em todo caso a Vigilância realizou o bloqueio da área aplicando vacinas contra a febre amarela nos moradores do local em um raio de 400 metros. Vale ressaltar que o animal que não transmite Febre Amarela, mas, dá indicativos de que o vírus possa está em determinada região.

Febre amarela é uma doença viral aguda causada pelo vírus da febre amarela. Na maior parte dos casos, os sintomas incluem febre, calafrios, perda de apetite, náuseas, dores de cabeça e dores musculares, principalmente nas costas.

Em fevereiro de 2018 outro macaco foi encontrado morto próximo ao Rio Colônia em Bandeira do Colônia. O animal foi recolhido e enviado para análise, mas, até o momento o resultado dos exames não foram divulgados. Na nossa região não há indícios da doença que pode inclusive levar o paciente a morte. 

Informações do Blog Itororó Já